Questão 13013

(UNIMONTES - 2012) “Quanto mais examinamos o universo, mais nos sentimos levados a crer que o mal vem de uma certa divisão que não sabemos explicar, e que o retorno do bem depende de uma força contrária, que nos impele sem cessar a uma certa unidade.”

(Joseph de Maistre apud OLIVEIRA, Isabel Cristiane Gomes de. Em Defesa Da Ordem, Unidade e Centralização: o partido conservador imperial na primeira metade dos Oitocentos)

Entre as razões que explicam a grande repercussão, no Brasil, da ideia presente no pensamento de Maistre, durante o Período Regencial, é INCORRETO afirmar que

A

a descentralização político-administrativa, implantada em 1834, por meio do Ato Adicional, mostrava-se como a promotora da anarquia e não da satisfação provincial.

B

os liberais defendiam um governo central forte que mantivesse as condições únicas necessárias para o escoamento da produção das províncias e um papel unívoco na administração.

C

a defesa da unidade correspondia a uma concepção da liberdade como promotora de oposições dentro do Estado, e os grupos opositores eram vistos como propensos a separações e, por isso, instáveis.

D

o regente Diogo Antônio Feijó propagava ideias abolicionistas, considerando que o trabalho escravo deveria ser substituído, progressivamente, por meio da imigração.

Gabarito:

os liberais defendiam um governo central forte que mantivesse as condições únicas necessárias para o escoamento da produção das províncias e um papel unívoco na administração.



Resolução:

a) a descentralização político-administrativa, implantada em 1834, por meio do Ato Adicional, mostrava-se como a promotora da anarquia e não da satisfação provincial.

Correta. Podemos interpretar a anarquia por conta das inúmeras revoltas que eclodiram no país, após a aprovação do Ato.

b) os liberais defendiam um governo central forte que mantivesse as condições únicas necessárias para o escoamento da produção das províncias e um papel unívoco na administração.

Incorreto. Os liberais não defendem um governo forte, e sim a autonomia das províncias. 

c) a defesa da unidade correspondia a uma concepção da liberdade como promotora de oposições dentro do Estado, e os grupos opositores eram vistos como propensos a separações e, por isso, instáveis.

Correta. 

d) o regente Diogo Antônio Feijó propagava ideias abolicionistas, considerando que o trabalho escravo deveria ser substituído, progressivamente, por meio da imigração.

Correta. Diogo Feijó, que foi o primeiro regente uno do Brasil, entre 1835 e 1837, estava alinhado com as propostas progressistas, entre elas, havia a ideia da substituição do trabalho escravo. Esse tipo de discussão sobre a abolição e as formas de substituição da mão-de-obra existia entre os políticos brasileiros e diferentes propostas eram levantadas. 



Questão 2432

(Unimontes-MG–2009) Leia os fragmentos dos textos.

Texto I

“Um certo Miguilim morava com sua mãe, seu pai e seus irmãos, longe, longe daqui, muito depois da Vereda-do-Frango-d’Água e de outras veredas sem nome ou pouco conhecidas, em ponto remoto, no Mutum. No meio dos Campos Gerais, mas num covão em trechos de matas, terra preta, pé de serra.
Miguilim tinha oito anos. Quando completara sete, havia saído dali, pela primeira vez: o Tio Terêz levou-o a cavalo, à frente da sela, para ser crismado no Sucuriju, por onde o bispo passava. Da viagem, que durou dias, ele guardara aturdidas lembranças, embaraçadas em sua cabecinha.”


ROSA, 1984. p. 13.


Texto II


“Um dos sonhos da minha vida era ter em casa uma piscina. Tinha aprendido a nadar, já havia disputado mesmo uma competição na piscina do Minas Tênis Clube, categoria de petiz, pretendia me tornar campeão, nadando no mínimo tão bem como Tarzã.”


SABINO, 2008. p. 44.


Faça uma leitura comparativa dos fragmentos de textos retirados das narrativas “Campo geral”, de Guimarães Rosa, e O menino no espelho, de Fernando Sabino, e assinale a alternativa que está INCORRETA.

Ver questão

Questão 8619

(Unimontes 2011) Durante um experimento, utilizou-se uma mistura gasosa com o propósito de simular a atmosfera de um planeta hipotético. Foram misturados, a 300 ºC, 0,320 g de metano, CH4, 0,175 g de argônio, Ar, e 0,225 g de nitrogênio, N2. Considerando que a pressão parcial do nitrogênio é igual a 0,15 atm, é INCORRETO afirmar que

Ver questão

Questão 9579

(Unimontes 2014) Os hidroclorofluorocarbonetos, HCFC, têm sido propostos e usados como substituintes dos CFC nas aplicações refrigerantes. As moléculas de HCFC geralmente se quebram antes de atingir a estratosfera e, consequentemente, trazem menos ameaças à camada de ozônio. Um exemplo de HCFC é o CHCℓ2F. Em relação à molécula de CHCℓ2F é CORRETO afirmar:

Ver questão

Questão 9602

(Unimontes 2011)

A figura abaixo apresenta uma série de desintegração nuclear para o Urânio-238 até a formação do núcleo estável de Chumbo-206.

Em relação aos processos de decaimento subsequentes do U-238 até a formação do Pb-206, o número de partículas alfas e betas perdidas corresponde, respectivamente, a

Ver questão