Questão 13283

(Enem 2ª aplicação 2010) Os cercamentos do século XVIII podem ser considerados como sínteses das transformações que levaram à consolidação do capitalismo na Inglaterra. Em primeiro lugar, porque sua especialização exigiu uma articulação fundamental com o mercado. Como se concentravam na atividade de produção de lã, a realização da renda dependeu dos mercados, de novas tecnologias de beneficiamento do produto e do emprego de novos tipos de ovelhas. Em segundo lugar, concentrou-se na inter-relação do campo com a cidade e, num primeiro momento, também se vinculou à liberação de mão de obra.

(RODRIGUES, A. E. M. “Revoluções burguesas”. In: REIS FILHO, D.A.etal (Orgs.). O século XX, v. I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000 (adaptado).)

Outra consequência dos cercamentos que teria contribuído para a Revolução Industrial na Inglaterra foi o

A

aumento do consumo interno.

B

congelamento do salário mínimo.

C

fortalecimento dos sindicatos proletários.

D

enfraquecimento da burguesia industrial.

E

desmembramento das propriedades improdutivas.

Gabarito:

aumento do consumo interno.



Resolução:

Para solucionar esta questão é necessário primeiramente ter bem definido o que foi a política dos Cercamentos. O Cercamento foi uma prática comum na Inglaterra empregada pelo parlamento, intensificada desde o início do século XVII com o intuito de otimizar a produção nos campos, reunindo terras e dentro destas voltando sua produção para a exportação. No contexto da Revolução Industrial o cercamento consistiu na junção das terras comunais (aquelas que eram parte do feudo, características da Idade Média) sob a direção e controle total de um nobre ou na junção de terras improdutivas (estas seriam tanto lotes pequenos nos quais uma família praticava a produção para a subsistência ou terras realmente improdutivas, sem nenhuma atividade agrícola), também sobre o controle de uma nobre para que este transformasse a área, o grande latifúndio, em uma região de pastos para criação de ovelhas que forneceriam a matéria prima essencial para sustentar a crescente indústria têxtil inglesa.

O texto já nos apresenta que o Cercamento durante o período da Revolução Industrial trouxe como consequência uma especialização do campo, agora este estava voltado para atividade pastoril, uma relação de dependência entre campo e cidade e também inicialmente um fornecimento de mão de obra para as áreas urbanas devido o êxodo rural. O enunciado pede mais uma consequência do processo de Cercamento:

a) aumento do consumo interno.

Correta. Com o processo de cercamento, com a expansão da atividade industrial, o crescimento das cidades, com a forte relação de dependência entre campo e meio urbano que se estabelece neste período o mercado interno é fortemente ampliado. Anteriormente aos cercamentos, nas pequenas propriedades os camponeses produziam o que era necessário para sua sobrevivência; posteriormente, com as novas relações de trabalho no meio urbano, o trabalhador, agora proletário, vende a sua força de trabalho, produz para o dono da fábrica, recebe o seu pagamento e com este compra o essencial para sua sobrevivência.

b) congelamento do salário mínimo.

Incorreta. Salário mínimo é uma conquista dos sindicatos dos trabalhadores das fábricas posteriormente

c) fortalecimento dos sindicatos proletários.

Incorreta. O fortalecimento dos sindicatos proletários está ligando com as condições insalubres de trabalho nas fábricas e não com o processo de Cercamento dos Campos

d) enfraquecimento da burguesia industrial.

Incorreta. O Cercamento dos Campos auxilia no fortalecimento da burguesia industrial

e) desmembramento das propriedades improdutivas.

Incorreta. As propriedades improdutivas não era desmembradas e sim agrupadas para se formar um grande território voltado a atividade pastoril.



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

Ver questão

Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

Ver questão

Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

Ver questão

Questão 3051

(Enem PPL 2015)

Ver questão