Questão 13696

(Ufg 2014) Analise a imagem e leia o texto apresentados a seguir.

A ponta da América, a partir de agora, assinala insistentemente o Sul, o nosso norte.

TORRES GARCÍA, Joaquín. Universalismo constructivo (Manifesto). Buenos Aires: Poseidón, 1941. Disponível em :. Acesso em: 11 set. 2013.

O quadro e o manifesto do artista uruguaio Torres García inserem-se na denominada arte modernista, elaborada durante a primeira metade do século XX pelas vanguardas americanistas. Ao fazer referência ao mapa do continente americano, a imagem e o manifesto expressam uma crítica

A

à base tecnológica do século XIX, que tinha no conhecimento astronômico limitado um empecilho à elaboração de uma projeção fiel à realidade.

B

aos valores da cultura ocidental, que tinham no sistema de coordenadas um instrumento de imposição do imperialismo norte-americano.

C

ao imaginário dos descobrimentos, que inseria nas projeções cartográficas da Era Moderna figuras míticas e pontos de referência inexistentes.

D

ao sistema de representação cartográfica europeu, com o objetivo de reforçar os princípios formadores da identidade latino-americana.

E

ao isolamento político dos países da América do Sul, com o objetivo de colocar o continente no centro das atenções internacionais.

Gabarito:

ao sistema de representação cartográfica europeu, com o objetivo de reforçar os princípios formadores da identidade latino-americana.



Resolução:

A - à base tecnológica do século XIX, que tinha no conhecimento astronômico limitado um empecilho à elaboração de uma projeção fiel à realidade.

Incorreta. O conhecimento astronômico NÃO era limitado, pelo contrário, já se existia um conhecimento sobre mapeamento e sobre o mundo desde a expansão marítima, no século XV

B-  aos valores da cultura ocidental , que tinham no sistema de coordenadas um instrumento de imposição do imperialismo norte-americano.

Incorreta. Não é uma crítica a cultura ocidental, pois a América do sul também está no ocidente, além do imperialismo americano ocorria pela imposição política-ideológica- financeira.

C - ao imaginário dos descobrimentos , que inseria nas projeções cartográficas da Era Moderna figuras míticas e pontos de referência inexistentes. 

Incorreta. não é uma crítica ao descobrimento, não há referências contundentes sobre o descobrimento na imagem e na era moderna, os mitos sobre o oceano já haviam sido superados, logo no inicio da expansão marítima.

D- Correta. O mapa se refere a uma crítica do autor sobre o eurocentrismo, sobre como as representações cartográficas sempre mostram o continente europeu ao centro do mapa, e sempre " em cima". Sendo que as representações cartográficas podem ser variadas, pois Norte e Sul são convenções humanas. Assim, o autor quer reforçar que a América Latina é uma só, sem fronteiras, com o mesmo passado, por isso " reforçar os princípios formadores da identidade latino-americana."

E - ao isolamento político dos países da América do Sul, com o objetivo de colocar o continente no centro das atenções internacionais.

Incorreta. Essa representação não é uma crítica aos países sul-americanos. Não poderíamos dizer que houve uma tentativa de colocar o continente ao centro das atenções internacionais pois os outros continentes estão ocultos, portanto não há uma referencia de "Centro"



Questão 2920

(Ufg 2006) Leia o texto a seguir:

Caindo na real 1

Neste meio de semana, a Copa dos Campeões começa para outros grandes além do Liverpool. Ajax, Inter e Manchester United tentam passar pela terceira fase classificatória.

Mas Luxemburgo deve ficar de olho aberto em dois duelos: Everton x Villarreal e Betis x Monaco.


Caindo na real 2

Apesar de a Copa dos Campeões ter batido recorde de brasileiros e de o país ter vários "brazucas" candidatos a melhor atleta do torneio, a Uefa deve premiar o inglês Gerrard, do Liverpool.

"Folha de S. Paulo", São Paulo, 5 mai. 2005. p. D6.



Em ambas as notas, a organização das informações autoriza o uso do título "Caindo na real", pois

Ver questão

Questão 3145

(UFG 2012)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Read the dialogue from the film “Ratatouille”.

 

Linguini: Listen, I just want you to know how honored I am to be studying under such a...

Colette: No, you listen! I just want you to know exactly who you are dealing with! How many women do you see in this kitchen?

Linguini: Well, I uh...

Colette: Only me. Why do you think that is? Because high cuisine is an antiquated hierarchy built upon rules written by stupid, old men. Rules designed to make it impossible for women to enter this world, but still im here. How did this happen?

Linguini: Well because you, because you...

Colette: Because I am the toughest cook in this kitchen! I have worked too hard for too long to get here, and I am not going to jeopardize it for some garbage boy who got lucky! Got it?

Linguini: Wow!

 

Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2011.

 

Glossary:

jeopardize: colocar em risco

 

  1.  What dialogue line is an example of an ungrammatical structure in English, which is typical of colloquial language?

Ver questão

Questão 3296

(UFG - 2013)

The following poem presents a different version of the popular song “California Dreamin'” by The Mammas and The Papas (1965).

 

California Steamin'

By Clinton VanInman – Contributing Poet
 

All the tress are brown
And the sky is gray
I've been for a walk
On a greenhouse day.

I should be safe and sound now
If I was miles from L.A.
California steamin'
On such a sweltering day.

Stopped into a church
I stumbled along the way
Got down on my knees
And prayed for a rainy day.

You know the preacher likes it cold
Now that all his candles have melted away,
California steamin'
Please don't take my fan away.

Disponível em: <http://cafe.cynicmag.com/>. Acesso em: 20 set. 2012.

 

Glossário:

steamin': fumegante

sweltering: abafado

stumbled: cambaleei 

 

“I should be safe and sound now/ If I was miles from L.A.” means that the poet

Ver questão

Questão 4636

(Ufg 2013) O sistema óptico encontrado no farol de um automóvel é constituído por um espelho côncavo e uma lâmpada posicionada sobre o seu eixo de simetria. Considerando-se que o feixe de luz proveniente desse farol seja divergente, a posição da lâmpada deve ser 

Ver questão