(Ufjf-pism 1 2015) Leia a tabela a seguir. Ela apresenta as horas de luz solar em algumas latitudes do Hemisfério Sul.
Essa variação na duração das horas de luz solar, no Hemisfério Sul, ocorre em função:
da excentricidade da Terra.
da precessão dos equinócios.
do clima equatorial da Terra.
do eixo inclinado da Terra.
do solstício de verão.
Gabarito:
do eixo inclinado da Terra.
Essa questão está trabalhando a diferença da luz ao longo do ano, devido as estações do ano, e da incidência da luz solar que acontece mais no Verão e vai diminuindo ao se aproximar do Inverno. E se estamos falando em estações do ano estamos falando sobre o eixo inclinado de rotação da Terra, isso porque se a Terra não tivesse o eixo de inclinação da Terra inclinada, não teríamos momento de maior incidência solar em um dos hemisférios.
a) Incorreta. A excentricidade da Terra tem a ver com o formato elipse da órbita da Terra.
b) Incorrreta. O movimento de precessão é o movimento que o eixo da Terra faz em relação a elíptica.
c) Incorreta. No clima equatorial essa diferença de iluminação dos dias é muito menor. Quanto maior a latitude maior é a diferença entre os dias e as noite.
d) Correta. A variação na duração das horas de luz solar, no Hemisfério Sul ocorre devido a inclinação do eixo da terra que se permite a diferente incidência da luz solar no Planeta.
e) Incorreta. Não é só no solstício de Verão que ocorre a diferenciação de iluminação dos dias.
(Ufjf 2003) Com os versos "Cantando espalharei por toda a parte, / Se a tanto me ajudar o engenho e a arte.", Camões explica que o propósito de "Os Lusíadas" é divulgar os feitos portugueses. Sobre esse poema épico, só é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Ufjf 2007) A figura a seguir mostra um sistema de duas partículas puntiformes A e B em repouso, com cargas elétricas iguais a Q, separadas por uma distância r. Sendo K, a constante eletrostática, pode-se afirmar que o módulo da variação da energia potencial da partícula B na presença da partícula A, quando sua distância é modificada para 2r, é:
Ver questão
(Ufjf 2007) A figura a seguir representa a planificação de um poliedro convexo.
O número de vértices deste poliedro é:
Ver questão(Ufjf 2012) Uma peça de ornamentação confeccionada com vidro possui a forma de um prisma regular reto, cuja base é um triângulo equilátero. Em seu interior, há uma esfera representando o globo terrestre, que tangencia cada face do prisma. Sabendo que o raio da esfera é r, qual é o volume do prisma?
Ver questão