(Ufmg 2010) Leia este trecho:
E as mariposas e os cupins de asas vinham voar ao redor da lamparina... Círculo rodeando a lua cheia, sem se encostar... E começaram os cantos. Primeiro, os sapos: – “Sapo na seca coaxando, chuva beirando”, mãe Quitéria!... – Apareceu uma jia na horta, e pererecas dentro de casa, pelas paredes... E os escorpiões e as minhocas pulavam no terreiro, perseguidos pela correição das lava-pés, em préstitos atarefados e compridos... No céu sul, houve nuvens maiores, mais escuras. Aí, o peixe-frito pegou a cantar de noite. A casca da lua, de bico para baixo, “despejando”... Um vento frio, no fim do calor do dia... Na orilha do atoleiro, a saracura fêmea gritou, pedindo três potes, três potes, três potes para apanhar água... Choveu.
ROSA, João Guimarães. Sagarana. 27. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1983. p. 344.
A partir da leitura e interpretação desse trecho, é INCORRETO afirmar que
a chegada de ventos frios, em contraste com o calor do dia, é uma criação do autor, pois é impossível de ocorrer.
o autor reuniu, de forma criativa, um grande número de crenças populares sobre a previsão de ocorrências meteorológicas.
o comportamento dos animais, para os homens do campo, se altera com a aproximação da chuva.
o sertanejo busca, na aparência do céu e dos astros, sinais de mudanças do tempo atmosférico.
Gabarito:
a chegada de ventos frios, em contraste com o calor do dia, é uma criação do autor, pois é impossível de ocorrer.
A Questão nos apresenta alguns fatores climáticos e reações a cerca desses fenômenos tanto das pessoas como dos animais. Ao analisar as questões chegamos a seguinte conclusão:
A) INCORRETA. Não é impossível de ocorrer à chegada de ventos frios. Isso é possível inferir primeiro pelo fato do Autor do Poema ser de Minas Gerais e está falando de fenômenos climáticos ocorridos aqui. Diante disso, sabemos que no Sul de Minas é possível, no inverno, a chegada de ventos frios, época em que a mPa (massa polar atlântica) pode atingir a região.
B) CORRETA. Um dos exemplos de crença popular no poema é: “E as mariposas e os cupins-de-asas vinham voar ao redor da lamparina.”
C) CORRETA. Exatamente, a atitude dos animais é muito importante para o homem do campo na previsão das mudanças temporais do clima. No poema ele diz: “E começaram os cantos. Primeiro, os sapos: – “Sapo na seca coaxando, chuva beirando”
D)CORRETA. A partir dessa parte do poema podemos afirmar isso: “Círculo rodeando a lua cheia, sem se encostar..”
Obs: A questão pede a alternativa incorreta, dessa forma podemos marcar apenas a letra: A
(UFMG) Em todas as frases, o termo grifado exemplifica corretamente o processo de formação de palavras indicado, exceto em:
Ver questão
(UFMG)
A propósito do trecho que segue, aponte a classificação correta referente ao termo em destaque:
“Minha bela Marília, tudo passa,
A sorte deste mundo é mal segura
Se vem depois dos males a ventura
Vem depois dos prazeres a desgraça”.
Tomás Antônio Gonzaga.
Ver questão
(UFMG - 2010)
Um dos recursos utilizados pelo padre Antônio Vieira em seus sermões consiste na “agudeza” – maneira de conduzir o pensamento que aproxima objetos e/ou ideias distantes, diferentes, por meio de um discurso artificioso, que se costuma chamar de “discurso engenhoso”.
Assinale a alternativa em que, no trecho transcrito do Sermão da Sexagésima, o autor utiliza esse recurso.
(Ufmg 2003)
Com base na leitura de "Broquéis", de Cruz e Sousa, é INCORRETO afirmar que se trata de uma poesia
Ver questão