(Ufmg 2007) Considerando-se a tropicalidade dos climas - e suas consequentes repercussões na vida humana - em vastas extensões do território brasileiro, é INCORRETO afirmar que
a alternância típica das estações chuvosa e seca - verão e inverno - ainda influencia o calendário agrícola de amplas regiões, mesmo daquelas em que já se utiliza a irrigação.
a redução da intensidade da radiação solar e da duração do dia no inverno, embora pouco significativa, torna o sol alternativa energética inviável nessa estação do ano.
a umidade relativa do ar apresenta variação estacional semelhante à das chuvas, com expressiva redução durante os dias de inverno, o que implica efeitos sobre a saúde humana.
as diferenças de temperatura entre verão e inverno, embora reduzidas, aumentam com a latitude, sem que o frio se torne fator limitante para a agricultura em muitas regiões.
Gabarito:
a redução da intensidade da radiação solar e da duração do dia no inverno, embora pouco significativa, torna o sol alternativa energética inviável nessa estação do ano.
Importante lembrar que regiões de clima subtropical, mediterrâneo, temperado continental/oceânico e de altitude, todas são agriculturalmente viáveis, para o plantio até mesmo de espécies equatoriais/tropicais com o uso de estufas. As únicas que são realmente limitadas pela baixíssima temperatura são partes destas regiões que encontram-se em clima muito reduzido e as regiões polares, que não existem no Brasil.
ALTERNATIVA B
(UFMG) Em todas as frases, o termo grifado exemplifica corretamente o processo de formação de palavras indicado, exceto em:
Ver questão
(UFMG)
A propósito do trecho que segue, aponte a classificação correta referente ao termo em destaque:
“Minha bela Marília, tudo passa,
A sorte deste mundo é mal segura
Se vem depois dos males a ventura
Vem depois dos prazeres a desgraça”.
Tomás Antônio Gonzaga.
Ver questão
(UFMG - 2010)
Um dos recursos utilizados pelo padre Antônio Vieira em seus sermões consiste na “agudeza” – maneira de conduzir o pensamento que aproxima objetos e/ou ideias distantes, diferentes, por meio de um discurso artificioso, que se costuma chamar de “discurso engenhoso”.
Assinale a alternativa em que, no trecho transcrito do Sermão da Sexagésima, o autor utiliza esse recurso.
(Ufmg 2003)
Com base na leitura de "Broquéis", de Cruz e Sousa, é INCORRETO afirmar que se trata de uma poesia
Ver questão