Questão 14181

(UFPR - 2013) Rússia e China se opuseram a intervenções militares na Síria ao longo dos 17 meses de um conflito sangrento entre rebeldes e as tropas leais ao presidente sírio, Bashar al-Assad. Os dois países vetaram três resoluções defendidas por Estados árabes e potências ocidentais no Conselho de Segurança da ONU, que aumentariam a pressão sobre Damasco para encerrar a violência.

(Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2012/08/21. Acesso em 05 set.2012.)

Sobre os conflitos recentes do Oriente Médio, é correto afirmar:

A

Tais conflitos resultam do acomodamento de tensões geopolíticas que deram origem ao mundo bipolar, representado pelo socialismo e pelo capitalismo, liberados pela União Soviética e pelos Estados Unidos, respectivamente.

B

As manifestações que têm, sucessivamente, ocorrido no mundo árabe podem ser explicadas notadamente como conflitos de ordem econômica, haja vista a dimensão que o petróleo possui para a economia daqueles países.

C

O movimento conhecido como primavera árabe tem derrubado muitos governos no Oriente Médio, mas não tem implicado mudanças na organização política desses países.

D

Após o término da Guerra Fria, conflitos internos, isto é, que ocorrem dentro de cada Estado-Nação, passaram a ter efeitos regionais, motivo pelo qual Rússia e China vetaram as resoluções da ONU, que envolviam potências ocidentais.

E

Os interesses e as estratégias geopolíticas globais de potências ocidentais e orientais dependem do equilíbrio regional que se estabelece no Oriente Médio.

Gabarito:

Os interesses e as estratégias geopolíticas globais de potências ocidentais e orientais dependem do equilíbrio regional que se estabelece no Oriente Médio.



Resolução:

a) Tais conflitos resultam do acomodamento de tensões geopolíticas que deram origem ao mundo bipolar, representado pelo socialismo e pelo capitalismo, liberados pela União Soviética e pelos Estados Unidos, respectivamente. 

Incorreto. Os conflitos que acontecem na Síria, por exemplo, não estão ligados ao contexto da Guerra Fria, porque foram conflitos que surgiram da chamada Primavera Árabe que buscava ampliar a democracia na região. A disputa dos interesses entre EUA e Rússia/China podem ser considerados resquícios da guerra fria, porque esses países são países que disputam até hoje zonas e regiões de influência, mas como foi dito, os conflitos não têm sua origem nisso.

b) As manifestações que têm, sucessivamente, ocorrido no mundo árabe podem ser explicadas notadamente como conflitos de ordem econômica, haja vista a dimensão que o petróleo possui para a economia daqueles países. 

Incorreto. Os conflitos são sobretudo de ordem social, são países que tem presidentes no poder há pelo menos duas décadas, e que por isso são considerado por muitos como ditaduras.

c) O movimento conhecido como primavera árabe tem derrubado muitos governos no Oriente Médio, mas não tem implicado mudanças na organização política desses países.

Incorreto. A Primavera Árabe trouxe mudanças no poder no Egito, na Tunísia, na Líbia, o que dá brecha para questionar esse "muitos governos" e implicou em mudanças na organização política, pois de fizeram uma transição para regimes democráticos e com eleições diretas, principalmente  na Tunísia.

d) Após o término da Guerra Fria, conflitos internos, isto é, que ocorrem dentro de cada Estado-Nação, passaram a ter efeitos regionais, motivo pelo qual Rússia e China vetaram as resoluções da ONU, que envolviam potências ocidentais. 

Incorreto. Após a Guerra Fria, aconteceram guerras civis principalmente no Leste Europeu, e somando se a isso após o atentado as torres gêmeas em 2001 em Nova Iorque, a guerra ao terror fez com que o olhar sobre a região do Oriente Médio tenha amplificado em muito, ou seja, os acontecimentos regionais continuaram e continuam tendo efeitos mundiais. No entanto, os vetos de Rússia e China tem a ver com o fato dessas nações serem aliadas das lideranças desses países, principalmente buscando tirar dos EUA esse poder de influência sobre aquela região. No caso da Síria, por exemplo, a Rússia foi um dos países que enviou soldados e armamento para proteger o regime de Bashar Al- Assad, pois historicamente eles são aliados naquela região, e por se tratar de aliados, Rússia e China, com poderes de veto no Conselho de Segurança da ONU sistematicamente vetam soluções que podem fragilizar esses governos.

e) Os interesses e as estratégias geopolíticas globais de potências ocidentais e orientais dependem do equilíbrio regional que se estabelece no Oriente Médio.

Correta. As disputas regionais, principalmente se tratando de Oriente Médio que  é a região com as maiores jazidas de petróleo e também o Canal de Suez, onde passa uma boa parte de todos os navios cargueiros do mundo em direção a Europa e também aos EUA. Para além disso, muitos governos no Oriente Médio são aliados ou dos EUA, ou da Rússia e China, isso porque o Oriente Médio tem uma relevância econômica muito grande, e ter aquela região sob sua influência faz com que aumente o status de potência global, por isso essa disputa de forças nessa região, pois esse equilíbrio de forças mexe com as estratégias geopolíticas dessas potências.



Questão 2164

(UFPR) 

Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:

Ver questão

Questão 2766

 (Ufpr 2008)  

 

O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica

Ver questão

Questão 2767

(Ufpr 2008)

 

 

Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:

1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.

2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.

3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.

4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.

Assinale a alternativa correta

Ver questão

Questão 2873

(UFPR - 2016 - 1ª FASE)

“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.

Ver questão