(EsPCEx - 2014)
Em 2003 foi criado o termo BRIC, uma sigla indicando o Brasil, a Rússia, a Índia e a China, respectivamente, como países que estariam destinados a ingressar no seleto grupo das principais economias mundiais, devido à força de seus recursos naturais, humanos e estratégicos.
Sobre os parceiros do Brasil nesse bloco, é correto afirmar que
I. embora a Rússia tenha perdido importância econômica no cenário mundial, apresenta-se como uma estratégica fornecedora de petróleo e gás natural para os países europeus.
II. enquanto na China o setor secundário responde por quase metade do PIB do País; na Índia é o setor terciário que se destaca, respondendo por mais da metade do seu PIB.
III. a competitividade da economia chinesa está fortemente relacionada à vasta reserva de mão de obra barata, ao seu enorme mercado consumidor potencial e às reformas políticas democráticas promovidas pelo Partido Comunista, sem as quais seria inviável a atuação do grande capital.
IV. enquanto o “milagre chinês” articulou-se em torno da produção manufatureira intensiva em mão de obra, a Índia se destaca na globalização através dos setores de biotecnologia e de tecnologias da informação, os quais demandam quantidade relativamente pequena de trabalhadores de alta qualificação.
V. em virtude das rígidas políticas de controle de natalidade, tanto a China como a Índia já apresentam taxas de crescimento natural próximas a zero, o que implicará necessariamente um rápido processo de expansão da população idosa em ambos os países.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
II, III e V
II, III e IV
I, IV e V
I, III e IV
I, II e IV
Gabarito:
I, II e IV
I - Correta, pois, mesmo a Rússia tendo perdido espaço no mercado internacional, após o fim da Guerra Fria, eles possuem grandes reservas de gás e petróleo, que alimentam a Europa, o que a Rússia um país com grande influência sobre esse continente.
II - Correta, pois, a China é um país com economia voltada, majoritariamente, ao setor secundário, com suas intensas indústrias, e a Índia um país com grande população concentrada em uma, relativa, pequena área, comparada com sua população, por isso, o setor terciário é muito desenvolvido, já que há uma grande demanda por serviços e muitas pessoas dispostas a trabalhar nesse setor.
III - Incorreta, pois, o mercado consumidor da China não é mais potencial, mas, sim, um dos maiores de todo o mundo. Além disso, não houve reformas políticas democráticas, mas, apenas, abertura econômica, já que o país não é democrático.
IV - Correta, pois, a China se desenvolveu a partir de sua mão de obra barata, em grande quantidade e pouco qualifica, para se desenvolver industrialmente, enquanto a Índia apostou nas telecomunicações e outros setores, como os citados, para se desenvolver a partir de sua pouca mão de obra qualificada e sua grande quantidade de mão de obra não qualificada para efetuar trabalhos menos complexos dentro do contexto desses setores.
V - Incorreta, pois, mesmo com o controle da natalidade, feito pela China, que não foi feito na Índia, o crescimento natural da população desses países a alto, e não zero.
(Espcex (Aman) 2016)
Leia o trecho do romance São Bernardo e dê o que se pede.
“(...)
O que estou é velho. Cinquenta anos pelo S. Pedro. Cinquenta anos perdidos, cinquenta anos gastos sem objetivo, a maltratar-me e a maltratar os outros. O resultado é que endureci, calejei, e não é um arranhão que penetra esta casca espessa e vem ferir cá dentro a sensibilidade embotada.
(...)
Cinquenta anos! Quantas horas inúteis! Consumir-se uma pessoa a vida inteira sem saber para quê! Comer e dormir como um porco! Levantar-se cedo todas as manhãs e sair correndo, procurando comida! E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas gerações. Que estupidez! Que porcaria! Não é bom vir o diabo e levar tudo?
(...)
Penso em Madalena com insistência. Se fosse possível recomeçarmos... Para que enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige.
(...)
Foi este modo de vida que me inutilizou. Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro, nervos diferentes dos nervos dos outros homens. E um nariz enorme, uma boca enorme, dedos enormes.
(...)”
Quanto ao trecho lido, é correto afirmar que:
Ver questão
(EsPCEx - 2011)
Quando a intenção do emissor está voltada para a própria mensagem, quer na seleção e combinação das palavras, quer na estrutura da mensagem, com as mensagens carregadas de significados, temos a função de linguagem denominada
Ver questão
(EsPCEx - 2012)
Leia a estrofe que segue e assinale a alternativa correta, quanto às suas características.
“Visões, salmos e cânticos serenos
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
Dormências de volúpicos venenos
Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...”
(EsPCEx - 2013)
Assinale a única alternativa que contém a figura de linguagem presente no trecho destacado:
" As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca dantes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana"