Questão 14633

(Unimontes 2010) Via de regra, os sofistas eram homens que tinham feito longas viagens e, por isso mesmo, tinham conhecido diferentes sistemas de governo. Usos, costumes e leis das cidades-estados podiam variar enormemente. Sob esse pano de fundo, os sofistas iniciaram em Atenas uma discussão sobre o que seria natural e o que seria criado pela sociedade.
(GAARDER, J. O Mundo de Sofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1995).


Sobre os sofistas, é incorreto afirmar que

A

eles tiveram papel fundamental nas transformações culturais de Atenas.

B

eles se dedicaram à questão do homem e de seu lugar na sociedade.

C

eles eram mercenários e só visavam ao lucro na arte de ensinar.

D

eles foram os primeiros a compreender que o “homem é medida de todas as coisas”.

Gabarito:

eles eram mercenários e só visavam ao lucro na arte de ensinar.



Resolução:

Os sofistas, na Grécia Antiga, percorriam as cidades ensinando, mediante pagamento, a arte da retórica às pessoas interessadas. A principal finalidade de seus ensinamentos era introduzir o cidadão na vida política e a base de seus estudos era a ideia de amor ao saber. Eles se preocupavam em transmitir o conhecimento da oratória, do discurso, e, mesmo que cobrassem pelo ensino, não eram mercenários ou visavam apenas lucro com suas práticas. Por isso, podemos apontar a alternativa C como o gabarito, por apresentar uma informação incorreta.

 

O surgimento da democracia em Atenas trouxe profundas transformações na sociedade e exigia novas formas de se relacionar. Nessa época, as questões cosmológicas e a busca pelo ser das coisas já estavam avançadas e fora de foco, sendo este agora o homem e suas potencialidades. Aquele que sabia falar, se comunicar, transmitir sua mensagem e persuadir o interlocutor, fazia valer seus interesses nas assembleias: estes homens sábios são os famosos oradores chamados Sofistas.

Os sofistas cobravam pelo ensino de qualquer coisa, tendo não o conhecimento de temas específicos, mas o dom da persuasão: eles ensinavam seus alunos a refutar argumentos e trabalhar com as palavras; ensinavam a transformar um argumento fraco em um argumento forte e vice-versa. Assim, provocaram entre os atenienses uma onda questionadora do pensamento; como diz o texto, "os sofistas iniciaram em Atenas uma discussão sobre o que seria natural e o que seria criado pela sociedade." A principal atuação dos sofistas foi em transformações no campo do pensamento, do discurso, da cultura. Não se preocupavam com questões cosmológicas, mas sim com a vida prática da pólis; viam no homem a medida para tudo: é ele quem relativiza ou leva à uma conclusão uma discussão; ele é o centro, é quem vai definir suas ações e destino. Dessa forma, pode-se afirmar que "tiveram papel fundamental nas transformações culturais de Atenas", "se dedicaram à questão do homem e de seu lugar na sociedade" e "foram os primeiros a compreender que o “homem é medida de todas as coisas”.



Questão 2432

(Unimontes-MG–2009) Leia os fragmentos dos textos.

Texto I

“Um certo Miguilim morava com sua mãe, seu pai e seus irmãos, longe, longe daqui, muito depois da Vereda-do-Frango-d’Água e de outras veredas sem nome ou pouco conhecidas, em ponto remoto, no Mutum. No meio dos Campos Gerais, mas num covão em trechos de matas, terra preta, pé de serra.
Miguilim tinha oito anos. Quando completara sete, havia saído dali, pela primeira vez: o Tio Terêz levou-o a cavalo, à frente da sela, para ser crismado no Sucuriju, por onde o bispo passava. Da viagem, que durou dias, ele guardara aturdidas lembranças, embaraçadas em sua cabecinha.”


ROSA, 1984. p. 13.


Texto II


“Um dos sonhos da minha vida era ter em casa uma piscina. Tinha aprendido a nadar, já havia disputado mesmo uma competição na piscina do Minas Tênis Clube, categoria de petiz, pretendia me tornar campeão, nadando no mínimo tão bem como Tarzã.”


SABINO, 2008. p. 44.


Faça uma leitura comparativa dos fragmentos de textos retirados das narrativas “Campo geral”, de Guimarães Rosa, e O menino no espelho, de Fernando Sabino, e assinale a alternativa que está INCORRETA.

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Questão 8619

(Unimontes 2011) Durante um experimento, utilizou-se uma mistura gasosa com o propósito de simular a atmosfera de um planeta hipotético. Foram misturados, a 300 ºC, 0,320 g de metano, CH4, 0,175 g de argônio, Ar, e 0,225 g de nitrogênio, N2. Considerando que a pressão parcial do nitrogênio é igual a 0,15 atm, é INCORRETO afirmar que

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Questão 9579

(Unimontes 2014) Os hidroclorofluorocarbonetos, HCFC, têm sido propostos e usados como substituintes dos CFC nas aplicações refrigerantes. As moléculas de HCFC geralmente se quebram antes de atingir a estratosfera e, consequentemente, trazem menos ameaças à camada de ozônio. Um exemplo de HCFC é o CHCℓ2F. Em relação à molécula de CHCℓ2F é CORRETO afirmar:

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Questão 9602

(Unimontes 2011)

A figura abaixo apresenta uma série de desintegração nuclear para o Urânio-238 até a formação do núcleo estável de Chumbo-206.

Em relação aos processos de decaimento subsequentes do U-238 até a formação do Pb-206, o número de partículas alfas e betas perdidas corresponde, respectivamente, a

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