Questão 14710

(UNISC - 2012)

Na obra de Aristóteles, a Ética é uma ciência prática, concepção distinta da de Platão, referida a um tipo de saber voltado à ação. Na Ética a Nicômaco, Aristóteles destaca uma excelência moral determinante para a constituição de uma vida virtuosa. Esta excelência moral tão importante é 

A

a coragem. 

B

a retórica. 

C

a verdade. 

D

a prudência ou moderação. 

E

Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Gabarito:

a prudência ou moderação. 



Resolução:

d) Correta. a prudência ou moderação.
A ética aristotélica é uma reflexão específica sobre os costumes, inovadora por abordar o tema de forma diferente de Platão.
Platão investiga alguns costumes, mas não fala especificamente deles. No diálogo República, é feita uma crítica à religião da cidade em função do modelo ruim de deuses irracionais que ela apresenta; Platão não se preocupa com o costume religioso, mas com o fato de a religião se revelar um princípio político que orienta o costume de forma enviesada.
Por outro lado, Aristóteles investiga, além do próprio costume, o procedimento através do qual um bom costume é estabelecido (estando a religião e a teologia fora do seu espectro de preocupação). Concebe que o importante são as lições em política que conscientizam o sujeito acerca da variedade de ações realizadas pelos homens, através das quais ele poderia escolher e justificar de maneira racional as suas próprias. Nesse sentido, entende-se que a prudência é extremamente importante, na medida em que é o princípio regulador da vida ética definida pelo filósofo: a moderação é o que permite uma vida virtuosa, na medida em que a prudência funciona como um princípio para julgar as ações.

 

a) Incorreta. a coragem.
A coragem pode ser uma virtude, porém, em alguns momentos, ela pode ser um vício, uma temerosidade, que precisa de um princípio para norteá-la, a prudência.

b) Incorreta. a retórica.
A retórica não tem qualquer valoração moral.

c) Incorreta. a verdade. 
A verdade não é uma valoração moral, mas uma relação entre conteúdos lógicos e a realidade.



Questão 3157

(UNISC - 2012)  

Most people can remember a phone number for up to thirty seconds. When this short amount of time elapses, however, the numbers are erased from the memory. How did the information get there in the first place? Information that makes its way to the short term memory (STM) does so via the sensory storage area. The brain has a filter which only allows stimuli that is of immediate interest to pass on to the STM, also known as the working memory.

There is much debate about the capacity and duration of the short term memory. The most accepted theory comes from George A. Miller, a cognitive psychologist who suggested that humans can remember approximately seven chunks of information. A chunk is defined as a meaningful unit of information, such as a word or name rather than just a letter or number. Modern theorists suggest that one can increase the capacity of the short term memory by chunking, or classifying similar information together. By organizing information, one can optimize the STM, and improve the chances of a memory being passed on to long term storage.

When making a conscious effort to memorize something, such as information for an exam, many people engage in ‘‘rote rehearsal’’. By repeating something over and over again, 2one is able to keep a memory alive. Unfortunately, this type of memory maintenance only succeeds if there are no interruptions. As soon as a person stops rehearsing the information, it has the tendency to disappear. When a pen and paper are not handy, people often attempt to remember a phone number by repeating it aloud. If the doorbell rings or the dog barks to come in before a person has the opportunity to make a phone call, he will likely forget the number instantly. 3Therefore, rote rehearsal is not an efficient way to pass information from the short term to long term memory. A better way is to practice ‘‘1elaborate rehearsal’’. This involves assigning semantic meaning to a piece of information so that it can be filed along with other pre-existing long term memories.

Encoding information semantically also makes it more retrievable. Retrieving information can be done by recognition or recall. Humans can easily recall memories that are stored in the long term memory and used often; however, if a memory seems to be forgotten, it may eventually be retrieved by prompting. The more cues a person is given (such as pictures), the more likely a memory can be retrieved. This is why multiple choice tests are often used for subjects that require a lot of memorization.

 

Fonte: http://www.englishclub.com/esl-exams/ets-toefl-practice-reading.htm (Adaptado)

 

The word one in paragraph 3 (ref. 2) refers to

Ver questão

Questão 5159

(Unisc 2016) Uma pessoa não consegue ver os objetos com nitidez porque suas imagens se formam entre o cristalino e a retina. Qual é o defeito de visão desta pessoa e como podemos corrigi-lo?

Ver questão

Questão 9908

(UNISC - 2012)

A sequência de reações:

X NaHCO3 →Y + CO2 + H2O

CO2 + Ba(OH)2 → Z + H2O

Ficará correta se X, Y e Z forem substituídos, respectivamente, por:

Ver questão

Questão 12559

(Unisc 2016) Dentre um grupo formado por 2 Engenheiros e 4 Matemáticos, três pessoas são escolhidas ao acaso. A probabilidade de que sejam escolhidos um Engenheiro e dois Matemáticos é de

Ver questão