Questão 14828

(ENEM PPL - 2012)

O homem natural é tudo para si mesmo; é a unidade numérica, o inteiro absoluto, que só se relaciona consigo mesmo ou com seu semelhante. O homem civil é apenas uma unidade fracionária que se liga ao denominador, e cujo valor está em sua relação com o todo, que é o corpo social. As boas instituições sociais são as que melhor sabem desnaturar o homem, retirar-lhe sua existência absoluta para dar-lhe uma relativa, e transferir o eu para a unidade comum, de sorte que cada particular não se julgue mais como tal, e sim como uma parte da unidade, e só seja percebido no todo.

ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

A visão de Rousseau em relação à natureza humana, conforme expressa o texto, diz que

A

o homem civil é formado a partir do desvio de sua própria natureza.

B

as instituições sociais formam o homem de acordo com a sua essência natural.

C

o homem civil é um todo no corpo social, pois as instituições sociais dependem dele.

D

o homem é forçado a sair da natureza para se tornar absoluto.

E

as instituições sociais expressam a natureza humana, pois o homem é um ser político.

Gabarito:

o homem civil é formado a partir do desvio de sua própria natureza.



Resolução:

a) Correta. o homem civil é formado a partir do desvio de sua própria natureza.
Partindo do princípio de que Rousseau acredita que o Estado já nasce deturpado, visto que surge no intuito de defender a propriedade privada, a qual é para o autor fator direto da existência de desigualdade social, o homem civil é formado a partir do desvio de sua natureza pois está negando sua natureza, que é essencialmente boa, e a noção de propriedade acoplada com a ideia de acumulação de bens acaba por gerar conflitos entre os indivíduos.

 

b) Incorreta. as instituições sociais formam o homem de acordo com a sua essência natural.
Para Rousseau, as instituições sociais, por se originarem após a formulação do Contrato, deturpam a essência natural dos indivíduos.

c) Incorreta. o homem civil é um todo no corpo social, pois as instituições sociais dependem dele.
O excerto da questão indica o contrário: "O homem civil é apenas uma unidade fracionária que se liga ao denominador..."

d) Incorreta. o homem é forçado a sair da natureza para se tornar absoluto.
Como indicado no excerto da questão, os indivíduos eram absolutos enquanto em seu estado natural. Após superarem o estado de natureza, foram incorporados a sociedade, se tornando uma fração de um todo. 

e) Incorreta. as instituições sociais expressam a natureza humana, pois o homem é um ser político.
As instituições sociais tais como foram concebidas e tais como conhecemos hoje em dia não expressam a natureza humana (que para o Rousseau, seria boa, dada sua concepção de "bom selvagem") justamente porque elas existem pra proteger os direitos civis, que envolve a propriedade privada, e o autor critica exatamente esse ponto: existirá desigualdade enquanto existir propriedade privada. 



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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