Questão 14876

(Unimontes 2015) Coube a Émile Durkheim (1858-1917) a institucionalização da Sociologia como disciplina acadêmica. Para o sociólogo clássico francês, a sociedade moderna implica uma diferenciação substancial de funções e ocupações profissionais. Sobre as análises desse autor, é CORRETO afirmar:

A

O problema social é estritamente econômico e depende de vontades individuais.

B

O desenvolvimento da sociedade moderna deve passar por um processo de ruptura social e permanente anomia.

C

A questão social é também um problema de moralização e organização consciente da vida econômica.

D

Para Durkheim, na sociedade moderna não há possibilidades de desenvolvimento das coletividades, por necessitar de novos pactos políticos dos governantes.

Gabarito:

A questão social é também um problema de moralização e organização consciente da vida econômica.



Resolução:

C: A alternativa C está deslocada do texto, mas de acordo com o pensamento de Durkheim. O caminho pra chegar na resposta é por eliminação: as outras três alternativas apresentam elementos muito incorretos.

A alternativa expressa que, para Durkheim, os problemas sociais (generalizados na expressão "a questão social") são também problemas da moral e da ordem econômicas. A questão social não é apenas dessa esfera, mas transcende para a vida econômica como uma situação moral e de ordem também desse âmbito. Isso porque Durkheim acreditava que a sociedade seria como um organismo biológico, no qual cada parte tem sua função e nada funciona sozinho, de forma que se existe um problema em determinada área, é um problema de toda a sociedade. É o funcionalismo do autor, em que cada instituição tem um papel e funciona como engrenagem.

A alternativa aponta que a questão social (os problemas e as desigualdades sociais) decorrem de uma combinação de fatores, elementarmente na moral da sociedade e na organização da economia. As barreiras morais e os paradigmas sociais fomentam a desigualdade, no nível em que as camadas mais ricas não querem perder sua posição de prestígio e mantêm o status quo de forma que os pobres nunca saiam de sua condição. A organização da economia também é um causador da desigualdade na medida em que a divisão do trabalho e o sistema capitalista apenas agregam às disparidades econômicas e sociais com as questões de classe.

 

A: Vai contra o pensamento de Durkheim: o problema social não é estritamente econômico e não depende de vontades individuais.

B: A ruptura social provocada pela anomia, enquanto uma forma de desestruturação da sociedade, se opõe ao seu desenvolvimento e coloca em risco todo o seu funcionamento.

D: Durkheim acredita na possibilidade de desenvolvimento das coletividades, a partir da utilização da ciência e seus métodos no âmbito do estudo social.

 



Questão 2432

(Unimontes-MG–2009) Leia os fragmentos dos textos.

Texto I

“Um certo Miguilim morava com sua mãe, seu pai e seus irmãos, longe, longe daqui, muito depois da Vereda-do-Frango-d’Água e de outras veredas sem nome ou pouco conhecidas, em ponto remoto, no Mutum. No meio dos Campos Gerais, mas num covão em trechos de matas, terra preta, pé de serra.
Miguilim tinha oito anos. Quando completara sete, havia saído dali, pela primeira vez: o Tio Terêz levou-o a cavalo, à frente da sela, para ser crismado no Sucuriju, por onde o bispo passava. Da viagem, que durou dias, ele guardara aturdidas lembranças, embaraçadas em sua cabecinha.”


ROSA, 1984. p. 13.


Texto II


“Um dos sonhos da minha vida era ter em casa uma piscina. Tinha aprendido a nadar, já havia disputado mesmo uma competição na piscina do Minas Tênis Clube, categoria de petiz, pretendia me tornar campeão, nadando no mínimo tão bem como Tarzã.”


SABINO, 2008. p. 44.


Faça uma leitura comparativa dos fragmentos de textos retirados das narrativas “Campo geral”, de Guimarães Rosa, e O menino no espelho, de Fernando Sabino, e assinale a alternativa que está INCORRETA.

Ver questão

Questão 8619

(Unimontes 2011) Durante um experimento, utilizou-se uma mistura gasosa com o propósito de simular a atmosfera de um planeta hipotético. Foram misturados, a 300 ºC, 0,320 g de metano, CH4, 0,175 g de argônio, Ar, e 0,225 g de nitrogênio, N2. Considerando que a pressão parcial do nitrogênio é igual a 0,15 atm, é INCORRETO afirmar que

Ver questão

Questão 9579

(Unimontes 2014) Os hidroclorofluorocarbonetos, HCFC, têm sido propostos e usados como substituintes dos CFC nas aplicações refrigerantes. As moléculas de HCFC geralmente se quebram antes de atingir a estratosfera e, consequentemente, trazem menos ameaças à camada de ozônio. Um exemplo de HCFC é o CHCℓ2F. Em relação à molécula de CHCℓ2F é CORRETO afirmar:

Ver questão

Questão 9602

(Unimontes 2011)

A figura abaixo apresenta uma série de desintegração nuclear para o Urânio-238 até a formação do núcleo estável de Chumbo-206.

Em relação aos processos de decaimento subsequentes do U-238 até a formação do Pb-206, o número de partículas alfas e betas perdidas corresponde, respectivamente, a

Ver questão