Questão 14920

(Unimontes 2015) De acordo com Max Weber (1864-1920), poder é a capacidade verificada dentro de uma relação social que permite a alguém impor a sua própria vontade, mas que, para se tornar uma forma de dominação, precisa ser legitimada pelos indivíduos que lidam com esse poder. Para compreensão da ação humana, Weber propõe tipos de dominação. Relacione as colunas, estabelecendo as correspondências indicadas pelo sociólogo alemão.

1. Dominação legal
2. Dominação carismática
3. Dominação tradicional

( ) Um tipo de dominação é aquele baseado no dom da graça ou na qualidade pessoal, determinando relação de afetividade.
( ) Dominação em valores e hábitos.
( ) Dominação baseada em regras instituídas.


A sequência CORRETA é

A

3 - 1 - 2.

B

2 - 3 - 1.

C

1 - 2 - 3.

D

1 - 3 - 2.

Gabarito:

2 - 3 - 1.



Resolução:

A dominação legal é a forma mais oficial de se estabelecer uma dominação que seja legítima, pois ela se ancora na convenção social sobre as regras que regem a sociedade, ou seja, as leis. Nesse sentido, o Estado detém o monopólio legítimo da força e da violência mediante a legalidade, para evitar que os indivíduos exerçam da força e da violência. Dessa forma, a única afirmativa que expressa tais características da dominação legal é a 3ª.

A dominação carismática, como o próprio nome já diz, é a capacidade que a pessoa tem de estabelecer certa dominação sobre os povos e massas mediante seu carisma. Normalmente, são figuras com personalidade de liderança, persuasivas, mas também conquistam pela crença e fé que inspiram. Dessa forma, a única alternativa que expressa tais características da dominação carismática é a 1ª.

Por último, a dominação tradicional é característica pelo respeito à tradição. É comum que a forma de estabelecimento dessa autoridade seja pelo sistema patriarcal, dominante na sociedade, em que o patriarca ou o senhor é a figura de liderança. Existe uma relação moral implícita nesse tipo de dominação, em que as normas morais legitimam a tradição do exercício do poder por parte do patriarca. Dessa forma, Dessa forma, a única alternativa que expressa tais características da dominação carismática é a 2ª.



Questão 2432

(Unimontes-MG–2009) Leia os fragmentos dos textos.

Texto I

“Um certo Miguilim morava com sua mãe, seu pai e seus irmãos, longe, longe daqui, muito depois da Vereda-do-Frango-d’Água e de outras veredas sem nome ou pouco conhecidas, em ponto remoto, no Mutum. No meio dos Campos Gerais, mas num covão em trechos de matas, terra preta, pé de serra.
Miguilim tinha oito anos. Quando completara sete, havia saído dali, pela primeira vez: o Tio Terêz levou-o a cavalo, à frente da sela, para ser crismado no Sucuriju, por onde o bispo passava. Da viagem, que durou dias, ele guardara aturdidas lembranças, embaraçadas em sua cabecinha.”


ROSA, 1984. p. 13.


Texto II


“Um dos sonhos da minha vida era ter em casa uma piscina. Tinha aprendido a nadar, já havia disputado mesmo uma competição na piscina do Minas Tênis Clube, categoria de petiz, pretendia me tornar campeão, nadando no mínimo tão bem como Tarzã.”


SABINO, 2008. p. 44.


Faça uma leitura comparativa dos fragmentos de textos retirados das narrativas “Campo geral”, de Guimarães Rosa, e O menino no espelho, de Fernando Sabino, e assinale a alternativa que está INCORRETA.

Ver questão

Questão 8619

(Unimontes 2011) Durante um experimento, utilizou-se uma mistura gasosa com o propósito de simular a atmosfera de um planeta hipotético. Foram misturados, a 300 ºC, 0,320 g de metano, CH4, 0,175 g de argônio, Ar, e 0,225 g de nitrogênio, N2. Considerando que a pressão parcial do nitrogênio é igual a 0,15 atm, é INCORRETO afirmar que

Ver questão

Questão 9579

(Unimontes 2014) Os hidroclorofluorocarbonetos, HCFC, têm sido propostos e usados como substituintes dos CFC nas aplicações refrigerantes. As moléculas de HCFC geralmente se quebram antes de atingir a estratosfera e, consequentemente, trazem menos ameaças à camada de ozônio. Um exemplo de HCFC é o CHCℓ2F. Em relação à molécula de CHCℓ2F é CORRETO afirmar:

Ver questão

Questão 9602

(Unimontes 2011)

A figura abaixo apresenta uma série de desintegração nuclear para o Urânio-238 até a formação do núcleo estável de Chumbo-206.

Em relação aos processos de decaimento subsequentes do U-238 até a formação do Pb-206, o número de partículas alfas e betas perdidas corresponde, respectivamente, a

Ver questão