Questão 14941

(Unimontes 2015) Para Karl Marx (1818-1883), no processo produtivo, o trabalhador gera o valor equivalente a seu salário, que é o tempo de trabalho necessário, mas também cria valor com o tempo de trabalho excedente, que é apropriado pelo proprietário do capital. Embora o processo de venda da força de trabalho por um salário apareça como um intercâmbio entre equivalentes, o valor que o trabalhador pode produzir durante o tempo em que trabalha para aquele que o contrata é um valor superior àquele pelo qual vende suas capacidades.
Assinale a alternativa que define essa proposição.

A

Mais-valia.

B

Modo de produção.

C

Materialismo histórico.

D

Trabalho concreto.

Gabarito:

Mais-valia.



Resolução:

A) Correta. O conceito apresentado no excerto da questão é o da mais-valia, que consiste resumidamente na apropriação feita pelo burguês do valor gerado pelo trabalho do trabalhador, ou seja, o lucro, este o qual deveria ser parte do salário do proletariado. Por exemplo, suponha-se que em 10 dias, um trabalhador produz 10 quilos de tecido. Cada quilo de tecido custa para o capitalista 10 reais, e cada dia de trabalho do trabalhador é remunerado com 20 reais. Sendo assim, o capitalista gastaria, ao todo, somando os custos de produção de 10 quilos de tecidos mais o custo do tempo do trabalho aplicado em sua produção, 300 reais, que seria o valor de troca justo do produto final. Porém, isso não geraria lucro ao empresário, portanto para conseguir o lucro, através do contrato de trabalho, o trabalhador trabalharia mais 20 dias "de graça" para receber seu salário. Essa produção que excede o necessário para o pagamento de seu salário é recolhida pelo capitalista, que é a mais-valia. 

B) Incorreta. Modos de produção são as formas como diferentes sociedades em diferentes tempos conseguiam realizar trabalho e, através desse trabalho, produzir seus meios de existência. Diversos modos de produção já existiram ao longo da história da humanidade, alguns exemplos são: modo de produção primitivo, asiático, feudal, escravista, socialista e atualmente vivemos num modo de produção capitalista. 

C) Incorreta. Materialismo histórico é a metodologia de estudo desenvolvida por Marx e Engels pela qual eles estudam a história por meio da relação entre a acumulação material e as forças produtivas.

D) Incorreta. Esse conceito refere-se ao trabalho que se manifesta no valor de uso da mercadoria, uma vez que ela detêm qualidades materiais ou virtuais que a tornam útil para satisfazer “determinadas necessidades do estomago ou da fantasia”.



Questão 2432

(Unimontes-MG–2009) Leia os fragmentos dos textos.

Texto I

“Um certo Miguilim morava com sua mãe, seu pai e seus irmãos, longe, longe daqui, muito depois da Vereda-do-Frango-d’Água e de outras veredas sem nome ou pouco conhecidas, em ponto remoto, no Mutum. No meio dos Campos Gerais, mas num covão em trechos de matas, terra preta, pé de serra.
Miguilim tinha oito anos. Quando completara sete, havia saído dali, pela primeira vez: o Tio Terêz levou-o a cavalo, à frente da sela, para ser crismado no Sucuriju, por onde o bispo passava. Da viagem, que durou dias, ele guardara aturdidas lembranças, embaraçadas em sua cabecinha.”


ROSA, 1984. p. 13.


Texto II


“Um dos sonhos da minha vida era ter em casa uma piscina. Tinha aprendido a nadar, já havia disputado mesmo uma competição na piscina do Minas Tênis Clube, categoria de petiz, pretendia me tornar campeão, nadando no mínimo tão bem como Tarzã.”


SABINO, 2008. p. 44.


Faça uma leitura comparativa dos fragmentos de textos retirados das narrativas “Campo geral”, de Guimarães Rosa, e O menino no espelho, de Fernando Sabino, e assinale a alternativa que está INCORRETA.

Ver questão

Questão 8619

(Unimontes 2011) Durante um experimento, utilizou-se uma mistura gasosa com o propósito de simular a atmosfera de um planeta hipotético. Foram misturados, a 300 ºC, 0,320 g de metano, CH4, 0,175 g de argônio, Ar, e 0,225 g de nitrogênio, N2. Considerando que a pressão parcial do nitrogênio é igual a 0,15 atm, é INCORRETO afirmar que

Ver questão

Questão 9579

(Unimontes 2014) Os hidroclorofluorocarbonetos, HCFC, têm sido propostos e usados como substituintes dos CFC nas aplicações refrigerantes. As moléculas de HCFC geralmente se quebram antes de atingir a estratosfera e, consequentemente, trazem menos ameaças à camada de ozônio. Um exemplo de HCFC é o CHCℓ2F. Em relação à molécula de CHCℓ2F é CORRETO afirmar:

Ver questão

Questão 9602

(Unimontes 2011)

A figura abaixo apresenta uma série de desintegração nuclear para o Urânio-238 até a formação do núcleo estável de Chumbo-206.

Em relação aos processos de decaimento subsequentes do U-238 até a formação do Pb-206, o número de partículas alfas e betas perdidas corresponde, respectivamente, a

Ver questão