(Unimontes 2015) O Estado, objeto de estudo da Sociologia e da Ciência Política, constitui um mecanismo de controle social existente na sociedade. É CORRETO afirmar que
o Estado democrático tem o poder pleno para determinar a vida de todos os indivíduos em sociedade, a partir do exercício de uma autoridade pessoal.
o Estado constitui a totalidade da estrutura social.
só o Estado possui autoridade - poder legitimo - para regulamentar o uso da força.
somente o Governo expressa a autoridade legítima do Estado, com os demais Poderes assumindo uma atuação alheia a esse aparato institucional.
Gabarito:
só o Estado possui autoridade - poder legitimo - para regulamentar o uso da força.
C: Somente o Estado detém o monopólio legítimo da força. Isso significa que, dentro do território, somente o próprio Estado pode fazer uso legal da violência e regulamentar a força física. Em casos extremos, como uma guerra de dimensões exacerbantes ou conflitos políticos que levam à total desestrutura da nação, é que atuam entidades supranacionais.
A: O Estado democrático não determina a vida de todos os indivíduos em sociedade, assim como seu representante não é uma autoridade pessoal, mas coletiva.
B: O Estado faz parte da estrutura social na macro escala, mas não a compõe em sua totalidade. O que forma a estrutura social são as organizações padronizadas da sociedade, que tanto derivam das ações dos indivíduos quanto as determinam . Considerando uma macroescala, a estrutura social é o sistema de estratificação socioeconômico (como a estrutura de classe), as instituições sociais e outras relações padronizadas entre grandes grupos sociais. Analisando uma microescala, a estrutura social se refere às normas que formam o comportamento dos indivíduos pertencentes a um sistema social.
D: Os poderes executivo, legislativo e judiciário também representam autoridades legítimas do Estado, não tendo atuação alheia ou distante dessa instituição. Estado é a unidade administrativa de um território, não existindo Estado sem um território. É formado pelo conjunto de instituições públicas que representam, organizam e atendem (ao menos em tese) os anseios da população que habita o seu território. Entre essas instituições, podemos citar o governo, as escolas, as prisões, os hospitais públicos, o exército, dentre outras. Assim, o governo seria apenas uma das instituições que compõem o Estado, com a função de administrá-lo. Os governos são transitórios e apresentam diferentes formas, que variam de um lugar para outro, enquanto os Estados são permanentes (ao menos enquanto durar o atual sistema capitalista).
(Unimontes-MG–2009) Leia os fragmentos dos textos.
Texto I
“Um certo Miguilim morava com sua mãe, seu pai e seus irmãos, longe, longe daqui, muito depois da Vereda-do-Frango-d’Água e de outras veredas sem nome ou pouco conhecidas, em ponto remoto, no Mutum. No meio dos Campos Gerais, mas num covão em trechos de matas, terra preta, pé de serra.
Miguilim tinha oito anos. Quando completara sete, havia saído dali, pela primeira vez: o Tio Terêz levou-o a cavalo, à frente da sela, para ser crismado no Sucuriju, por onde o bispo passava. Da viagem, que durou dias, ele guardara aturdidas lembranças, embaraçadas em sua cabecinha.”
ROSA, 1984. p. 13.
Texto II
“Um dos sonhos da minha vida era ter em casa uma piscina. Tinha aprendido a nadar, já havia disputado mesmo uma competição na piscina do Minas Tênis Clube, categoria de petiz, pretendia me tornar campeão, nadando no mínimo tão bem como Tarzã.”
SABINO, 2008. p. 44.
Faça uma leitura comparativa dos fragmentos de textos retirados das narrativas “Campo geral”, de Guimarães Rosa, e O menino no espelho, de Fernando Sabino, e assinale a alternativa que está INCORRETA.
(Unimontes 2011) Durante um experimento, utilizou-se uma mistura gasosa com o propósito de simular a atmosfera de um planeta hipotético. Foram misturados, a 300 ºC, 0,320 g de metano, CH4, 0,175 g de argônio, Ar, e 0,225 g de nitrogênio, N2. Considerando que a pressão parcial do nitrogênio é igual a 0,15 atm, é INCORRETO afirmar que
Ver questão(Unimontes 2014) Os hidroclorofluorocarbonetos, HCFC, têm sido propostos e usados como substituintes dos CFC nas aplicações refrigerantes. As moléculas de HCFC geralmente se quebram antes de atingir a estratosfera e, consequentemente, trazem menos ameaças à camada de ozônio. Um exemplo de HCFC é o CHCℓ2F. Em relação à molécula de CHCℓ2F é CORRETO afirmar:
Ver questão
(Unimontes 2011)
A figura abaixo apresenta uma série de desintegração nuclear para o Urânio-238 até a formação do núcleo estável de Chumbo-206.
Em relação aos processos de decaimento subsequentes do U-238 até a formação do Pb-206, o número de partículas alfas e betas perdidas corresponde, respectivamente, a
Ver questão