(Uema 2015) “O sociólogo Zygmunt Bauman, em seu livro Globalização: as consequências humanas, afirma que a ‘globalização‘ tem sido apresentada como o destino irremediável do mundo, mas que, no fenômeno da globalização, há mais coisas do que pode o olho apreender, pois o fenômeno da globalização tanto divide como une.”
Fonte: BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. (adaptado)
Essa crítica do autor é, também, expressa em outras linguagens como na charge abaixo.
Com base na charge e nas ideias de Zygmunt Bauman, pode-se afirmar que o fenômeno da globalização
seleciona povos, países e setores que serão inseridos no processo, determinando a forma da inserção.
uniformiza todos os países e atinge a todos da mesma maneira, sem distinção de etnia, credo e ideologia.
distribui igualmente entre povos e países os produtos advindos do desenvolvimento econômico e tecnológico.
transforma as nações em uma só, criando uma verdadeira “aldeia global”, na qual todos os povos são iguais.
padroniza o mundo social, cultural, política e economicamente, reduzindo as desigualdades entre as nações.
Gabarito:
seleciona povos, países e setores que serão inseridos no processo, determinando a forma da inserção.
A) Correta. A sinalização às coisas a mais que o olho pode apreender do fenômeno da globalização, feita no texto 1, em consonância com a denùncia de uma realidade feita na charge, expõem a realidade do mundo globalizado, em que poucos países usufruem das benesses da livre do livre mercado aliado à grande capacidade de conexão e comunicação que temos hoje, permitindo que países com uma industrialização mais avançada e capital financeiro influente sejam os países que subjugam os chamados "países em desenvolvimento", que continuarão para sempre na condição de desenvolvimento, uma vez que são explorados pelas empresas que buscam aqui maior isenção de taxas, usufruindo de nossas riquezas à custo de uma mão-de-obra que é barata, devido à tendência ideológica neoliberal impressa no fenômeno da globalização, que desestimula um maior controle do Estado sob regulações trabalhistas.
B) Incorreta. Podemos perceber analisando o contexto da charge que a globalização não uniformiza todos os países independente de qualquer coisa, uma vez que vemos que existem pessoas barradas de fora da festa (que representam outros países, podemos dizer), sendo solicitadas a entrar pela área de serviço, o que evidencia seu papel subalterno frente à demais países.
C) Incorreta. Sabemos que vivemos num sistema político e econômico capitalista, e não existe essa divisão igual dos produtos advindos do desenvolvimento econômico e tecnológico entre os países. Um exemplo disso são as patentes existentes nas vacinas criadas contra o COVID-19.
D) Incorreta. O próprio excerto da questão nos afirma que "no fenômeno da globalização, há mais coisas do que pode o olho apreender, pois o fenômeno da globalização tanto divide como une.”, referindo-se justamente às dinâmicas sociais que são marginalizadas no fenômeno da globalização.
E) Incorreta. As desigualdades entre as nações se mostram mais acentuadas ao analisarmos o contexto apresentado na charge.
(Uema 2016) A indústria sucroalcooleira, considerada uma das principais responsáveis pela movimentação interna da economia, gerando bilhões de dólares, mantém os cortadores de cana-de-açúcar no país, em condição subumana e com vida útil equiparada à dos escravos. Cerca de 97% do que o Maranhão colherá em cana de açúcar, na atual safra 2015/2016, será destinado à produção de etanol (C2H5OH) anidro e hidratado. O etanol anidro é misturado à gasolina com um dos objetivos de aumentar sua octanagem, pois um dos principais constituintes da gasolina é o octano (C8H18 ), combustível automotivo, que, por meio da sua combustão, libera energia, permitindo que o carro entre em movimento.
Jornal o Estado do Maranhão. Adaptado.
Suponha que determinada gasolina seja composta de hidrocarbonetos com fórmula (C8H18).
Nessas condições, as equações químicas que representam as reações de combustão completas do etanol e do octano, devidamente balanceadas, permitem afirmar que a combustão de
Ver questão
(UEMA 2014)
Ao se adquirir um carro novo, é comum encontrar no manual a seguinte recomendação: mantenha os pneus do carro corretamente calibrados de acordo com as indicações do fabricante. Essa recomendação garante a estabilidade do veículo e diminui o consumo de combustível. Esses cuidados são necessários porque sempre há uma perda de gases pelos poros da borracha dos pneus (processo chamado difusão). É comum calibrarmos os pneus com gás comprimido ou nas oficinas especializadas com nitrogênio. O gás nitrogênio consegue manter a pressão dos pneus constantes por mais tempo que o ar comprimido (mistura que contém além de gases, vapor da água que se expande e se contrai bastante com a variação de temperatura).
Considerando as informações dadas no texto e o conceito de difusão, pode-se afirmar, em relação à massa molar do gás, que
Ver questão
(Uema 2016) Sabe-se que um processo químico é exaustivamente testado em laboratório antes de ser implantado na indústria, envolvendo cálculos, em que são aplicadas as leis ponderais e volumétricas, dentre as quais, cita-se a lei das proporções constantes (Lei de Proust). Havendo excesso de reagente numa reação, deve-se retirá-lo para poder trabalhar com a proporção exata. Considere que 1mol de benzeno reage com 1mol de bromo, formando dois produtos, um haleto orgânico e um ácido. Para a reação entre 50 g de benzeno e 100 g de bromo,
a) Haverá obediência à Lei de Proust? Justifique sua resposta por meio de cálculos.
Dados: C(z=12), H(z=1) e Br(z=80).
b) Calcule a massa, do haleto orgânico, obtida em conformidade à Lei de Proust.
(Uema 2014) Uma família da cidade de Cajapió – MA comprou uma antena parabólica e o técnico a instalou acima do telhado. A antena projetou uma sombra na parede do vizinho, que está reproduzida abaixo, coberta com uma folha quadriculada.
Note que a figura projetada na parede é uma cônica. Considerando as medidas mostradas e o sistema cartesiano contido na folha quadriculada, a equação que representa a cônica será
Ver questão