Questão 15011

(Unimontes 2015) Por ser a globalização um processo aberto, plural e contraditório, produz consequências difíceis de se prever e controlar. O sociólogo britânico Anthony Giddens, estudioso do fenômeno da globalização, sustenta que o mundo em que vivemos, atualmente, não está sujeito ao rígido controle humano.
Considerando essa reflexão, é INCORRETO afirmar:

A

A globalização é um fenômeno puramente midiático, orientado pela propaganda, coordenado pelo governo do maior país capitalista do planeta, cujos efeitos são determinantes para o desenvolvimento social de regiões como a América Latina.

B

A globalização trata efetivamente da transformação do espaço e do tempo, relacionada ao surgimento da comunicação global instantânea e ao transporte de massa.

C

A globalização não diz respeito apenas à criação de sistemas em grande escala, mas, sobretudo, à transformação de contextos locais e até mesmo pessoais de experiência social.

D

Como resultado direto da globalização, pode-se falar atualmente na emergência de uma ordem social pós-tradicional, em que o tradicional não desaparece, mas muda seu status.

Gabarito:

A globalização é um fenômeno puramente midiático, orientado pela propaganda, coordenado pelo governo do maior país capitalista do planeta, cujos efeitos são determinantes para o desenvolvimento social de regiões como a América Latina.



Resolução:

A) Incorreta. De fato, a globalização gera efeitos determinantes para o desenvolvimento social de regiões como a América Latina, e não de uma maneira positiva a maioria das vezes, porém, a alternativa assume um tom conspiratório ao dizer que a globalização é um fenômeno midiático, uma vez que ela é um fenômeno real e que pode ser percebido nas relações cotidianas, na facilidade transacional que temos hoje (por exemplo, comprar um produto de outro país e ele chegar na sua casa em 10 dias), nas trocas comerciais entre os países, etc. 

B) Correta. A globalização encurtou distâncias e possibilita cada vez mais a otimização de serviços de comunicação e entrega. 

C) Correta. O fenômeno da globalização atinge diversos países em suas esferas econômicas, mas também políticas, culturais, sociais e ambientais, por exemplo, a presença massiva de filmes estrangeiros em cartaz no Brasil e o pouco investimento do cinema nacional por parte do Estado, o que muda experiências sociais, uma vez que a realidade e a forma de tratar alguns assuntos nos EUA atingem e afetam os indivíduos como os brasileiros de forma diferente. 

D) Correta. O tradicional muda seu status através da reissignificação de alguns valores, modernizando-os mas sem perder a essência do conservadorismo de algumas práticas e costumes em âmbitos políticos.



Questão 2432

(Unimontes-MG–2009) Leia os fragmentos dos textos.

Texto I

“Um certo Miguilim morava com sua mãe, seu pai e seus irmãos, longe, longe daqui, muito depois da Vereda-do-Frango-d’Água e de outras veredas sem nome ou pouco conhecidas, em ponto remoto, no Mutum. No meio dos Campos Gerais, mas num covão em trechos de matas, terra preta, pé de serra.
Miguilim tinha oito anos. Quando completara sete, havia saído dali, pela primeira vez: o Tio Terêz levou-o a cavalo, à frente da sela, para ser crismado no Sucuriju, por onde o bispo passava. Da viagem, que durou dias, ele guardara aturdidas lembranças, embaraçadas em sua cabecinha.”


ROSA, 1984. p. 13.


Texto II


“Um dos sonhos da minha vida era ter em casa uma piscina. Tinha aprendido a nadar, já havia disputado mesmo uma competição na piscina do Minas Tênis Clube, categoria de petiz, pretendia me tornar campeão, nadando no mínimo tão bem como Tarzã.”


SABINO, 2008. p. 44.


Faça uma leitura comparativa dos fragmentos de textos retirados das narrativas “Campo geral”, de Guimarães Rosa, e O menino no espelho, de Fernando Sabino, e assinale a alternativa que está INCORRETA.

Ver questão

Questão 8619

(Unimontes 2011) Durante um experimento, utilizou-se uma mistura gasosa com o propósito de simular a atmosfera de um planeta hipotético. Foram misturados, a 300 ºC, 0,320 g de metano, CH4, 0,175 g de argônio, Ar, e 0,225 g de nitrogênio, N2. Considerando que a pressão parcial do nitrogênio é igual a 0,15 atm, é INCORRETO afirmar que

Ver questão

Questão 9579

(Unimontes 2014) Os hidroclorofluorocarbonetos, HCFC, têm sido propostos e usados como substituintes dos CFC nas aplicações refrigerantes. As moléculas de HCFC geralmente se quebram antes de atingir a estratosfera e, consequentemente, trazem menos ameaças à camada de ozônio. Um exemplo de HCFC é o CHCℓ2F. Em relação à molécula de CHCℓ2F é CORRETO afirmar:

Ver questão

Questão 9602

(Unimontes 2011)

A figura abaixo apresenta uma série de desintegração nuclear para o Urânio-238 até a formação do núcleo estável de Chumbo-206.

Em relação aos processos de decaimento subsequentes do U-238 até a formação do Pb-206, o número de partículas alfas e betas perdidas corresponde, respectivamente, a

Ver questão