(UNCISAL - 2011)
No período moderno, emergiu uma escola filosófica que pôs em questão as concepções inatistas e metafísicas de conhecimento. Para os filósofos partidários dessa escola, o conhecimento é sempre decorrente da experiência, jamais podendo existir ideias inatas. O nome dessa corrente filosófica, bem como o nome de um de seus filósofos representativos são, respectivamente:
inatismo; Descartes.
idealismo; Kant.
escolástica; Santo Agostinho.
empirismo; Locke.
metafísica; Platão.
Gabarito:
empirismo; Locke.
d) Correta. empirismo; Locke.
O empirismo de Locke critica essas concepções racionalistas do inatismo e da metafísica, ao conceber o ser humano como uma tábula rasa que recebe ideias por meio das impressões externas.
a) Incorreta. inatismo; Descartes.
O próprio texto já afirma que a dita escola pôs em questão o inatismo, o que já supõe que não é essa alternativa.
b) Incorreta. idealismo; Kant.
Kant propôs críticas ao racionalismo e ao empirismo, produzindo uma teoria que integra as duas escolas. Os conceitos inatos da razão são assumidos nas condições a priori do conhecimento.
c) Incorreta. escolástica; Santo Agostinho.
Santo Agostinho não pertence à escolástica, mas a patrística, anterior ao escolasticismo. Ambas as escolas e o autor são bem anteriores a essas discussões.
e) Incorreta. metafísica; Platão.
A metafísica platônica não tem qualquer relação com as ideias expostas acima, até porque o texto aborda uma escola que pôs em questão a metafísica. Ele é bem anterior a essas discussões.
(Uncisal 2012) Os preceitos que fundam a democracia grega clássica e a democracia contemporânea diferem na definição de cidadão que cada uma apresenta. Ao contrário da Grécia Antiga, a nossa democracia possui características próprias que refletem a evolução do pensamento e o avanço da participação política. No tocante a mulher, sua exclusão no contexto da democracia clássica encontra justificativa
Ver questão(Uncisal 2012) O conhecimento mítico apresenta características próprias que o diferencia de outros modos de conhecer. Ele invariavelmente se vincula ao conhecimento religioso, mas conserva suas funções especificas: acomodar e tranquilizar o homem em meio a um mundo caótico e hostil. Nas sociedades em que ele se apresenta como um modo válido de explicação da realidade assume uma abrangência tamanha que determina a totalidade da vida, tanto no âmbito público como privado. Com referência ao conhecimento mítico, é incorreto afirmar que
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(UNCISAL - 2011)
Na Grécia Antiga, o filósofo Sócrates ficou famoso por interpelar os transeuntes e fazer perguntas aos que se achavam conhecedores de determinado assunto. Mas durante o diálogo, Sócrates colocava o interlocutor em situação delicada, levando-o a reconhecer sua própria ignorância. Em virtude de sua atuação, Sócrates acabou sendo condenado à morte sob a acusação de corromper a juventude, desobedecer às leis da cidade e desrespeitar certos valores religiosos. Considerando essas informações sobre a vida de Sócrates, assim como a forma pela qual seu pensamento foi transmitido, pode-se afirmar que sua filosofia
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(UNCISAL - 2011)
Um dos textos mais consagrados da história da filosofia é a alegoria da caverna, escrito por Platão. Sobre esse texto, pode-se afirmar que
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