(UNCISAL - 2011)
No século XVIII, o filósofo Emanuel Kant formulou as hipóteses de seu idealismo transcendental. Segundo Kant, todo conhecimento logicamente válido inicia-se pela experiência, mas é construído internamente por meio das formas a priori da sensibilidade (espaço e tempo) e pelas categorias lógicas do entendimento. Dessa maneira, para Kant, não é o objeto que possui uma verdade a ser conhecida pelo sujeito cognoscente, mas sim o sujeito que, ao conhecer o objeto, nele inscreve suas próprias coordenadas sensíveis e intelectuais. De acordo com a filosofia kantiana, pode-se afirmar que
a mente humana é como uma “tabula rasa”, uma folha em branco que recebe todos os seus conteúdos da experiência.
os conhecimentos são revelados por Deus para os homens.
todos os conhecimentos são inatos, não dependendo da experiência.
Kant foi um filósofo da antiguidade.
para Kant, o centro do processo de conhecimento é o sujeito, não o objeto.
Gabarito:
para Kant, o centro do processo de conhecimento é o sujeito, não o objeto.
e) Correta. para Kant, o centro do processo de conhecimento é o sujeito, não o objeto.
Kant desloca o eixo da questão epistemológica do objeto para o sujeito, como aponta em sua reflexão sobre a virada copernicana. Assim como, em Copérnico, o sol se tornaria o centro ao invés da terra, Kant designa agora o sujeito como centro do conhecimento em oposição ao saber antigo e medieval. O que conhecemos é determinado pelas categorias internas do sujeito impressas sobre o mundo.
a) Incorreta. a mente humana é como uma “tabula rasa”, uma folha em branco que recebe todos os seus conteúdos da experiência.
Essa é uma noção empirista de John Locke. Se o sujeito, segundo Kant, possui formas a priori da sensibilidade e categorias lógicas para organizar o conhecimento, já não é mais uma tábula rasa.
b) Incorreta. os conhecimentos são revelados por Deus para os homens.
Kant aposta na autonomia da razão, em direção à maioridade, como esclarece no princípio do esclarecimento, o que falseia essa alternativa.
c) Incorreta. todos os conhecimentos são inatos, não dependendo da experiência.
Todos os conhecimentos se iniciam pela experiência e organizados pelas categorias internas do sujeito. Kant une ao mesmo tempo que critica a tese racionalista e empirista.
d) Incorreta. Kant foi um filósofo da antiguidade.
Kant não foi um filósofo da antiguidade, mas da modernidade.
(Uncisal 2012) Os preceitos que fundam a democracia grega clássica e a democracia contemporânea diferem na definição de cidadão que cada uma apresenta. Ao contrário da Grécia Antiga, a nossa democracia possui características próprias que refletem a evolução do pensamento e o avanço da participação política. No tocante a mulher, sua exclusão no contexto da democracia clássica encontra justificativa
Ver questão(Uncisal 2012) O conhecimento mítico apresenta características próprias que o diferencia de outros modos de conhecer. Ele invariavelmente se vincula ao conhecimento religioso, mas conserva suas funções especificas: acomodar e tranquilizar o homem em meio a um mundo caótico e hostil. Nas sociedades em que ele se apresenta como um modo válido de explicação da realidade assume uma abrangência tamanha que determina a totalidade da vida, tanto no âmbito público como privado. Com referência ao conhecimento mítico, é incorreto afirmar que
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(UNCISAL - 2011)
Na Grécia Antiga, o filósofo Sócrates ficou famoso por interpelar os transeuntes e fazer perguntas aos que se achavam conhecedores de determinado assunto. Mas durante o diálogo, Sócrates colocava o interlocutor em situação delicada, levando-o a reconhecer sua própria ignorância. Em virtude de sua atuação, Sócrates acabou sendo condenado à morte sob a acusação de corromper a juventude, desobedecer às leis da cidade e desrespeitar certos valores religiosos. Considerando essas informações sobre a vida de Sócrates, assim como a forma pela qual seu pensamento foi transmitido, pode-se afirmar que sua filosofia
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(UNCISAL - 2011)
Um dos textos mais consagrados da história da filosofia é a alegoria da caverna, escrito por Platão. Sobre esse texto, pode-se afirmar que
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