Questão 15189

(UNCISAL - 2011)

No século XVIII, o filósofo Emanuel Kant formulou as hipóteses de seu idealismo transcendental. Segundo Kant, todo conhecimento logicamente válido inicia-se pela experiência, mas é construído internamente por meio das formas a priori da sensibilidade (espaço e tempo) e pelas categorias lógicas do entendimento. Dessa maneira, para Kant, não é o objeto que possui uma verdade a ser conhecida pelo sujeito cognoscente, mas sim o sujeito que, ao conhecer o objeto, nele inscreve suas próprias coordenadas sensíveis e intelectuais. De acordo com a filosofia kantiana, pode-se afirmar que

A

a mente humana é como uma “tabula rasa”, uma folha em branco que recebe todos os seus conteúdos da experiência.

B

os conhecimentos são revelados por Deus para os homens.

C

todos os conhecimentos são inatos, não dependendo da experiência.

D

Kant foi um filósofo da antiguidade.

E

para Kant, o centro do processo de conhecimento é o sujeito, não o objeto.

Gabarito:

para Kant, o centro do processo de conhecimento é o sujeito, não o objeto.



Resolução:

e) Correta. para Kant, o centro do processo de conhecimento é o sujeito, não o objeto.
Kant desloca o eixo da questão epistemológica do objeto para o sujeito, como aponta em sua reflexão sobre a virada copernicana. Assim como, em Copérnico, o sol se tornaria o centro ao invés da terra, Kant designa agora o sujeito como centro do conhecimento em oposição ao saber antigo e medieval. O que conhecemos é determinado pelas categorias internas do sujeito impressas sobre o mundo.

 

a) Incorreta. a mente humana é como uma “tabula rasa”, uma folha em branco que recebe todos os seus conteúdos da experiência.
Essa é uma noção empirista de John Locke. Se o sujeito, segundo Kant, possui formas a priori da sensibilidade e categorias lógicas para organizar o conhecimento, já não é mais uma tábula rasa.

b) Incorreta. os conhecimentos são revelados por Deus para os homens.
Kant aposta na autonomia da razão, em direção à maioridade, como esclarece no princípio do esclarecimento, o que falseia essa alternativa.

c) Incorreta. todos os conhecimentos são inatos, não dependendo da experiência.
Todos os conhecimentos se iniciam pela experiência e organizados pelas categorias internas do sujeito. Kant une ao mesmo tempo que critica a tese racionalista e empirista.

d) Incorreta. Kant foi um filósofo da antiguidade.
Kant não foi um filósofo da antiguidade, mas da modernidade.



Questão 14553

(Uncisal 2012) Os preceitos que fundam a democracia grega clássica e a democracia contemporânea diferem na definição de cidadão que cada uma apresenta. Ao contrário da Grécia Antiga, a nossa democracia possui características próprias que refletem a evolução do pensamento e o avanço da participação política. No tocante a mulher, sua exclusão no contexto da democracia clássica encontra justificativa

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Questão 14584

(Uncisal 2012) O conhecimento mítico apresenta características próprias que o diferencia de outros modos de conhecer. Ele invariavelmente se vincula ao conhecimento religioso, mas conserva suas funções especificas: acomodar e tranquilizar o homem em meio a um mundo caótico e hostil. Nas sociedades em que ele se apresenta como um modo válido de explicação da realidade assume uma abrangência tamanha que determina a totalidade da vida, tanto no âmbito público como privado. Com referência ao conhecimento mítico, é incorreto afirmar que

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Questão 14645

(UNCISAL - 2011)

Na Grécia Antiga, o filósofo Sócrates ficou famoso por interpelar os transeuntes e fazer perguntas aos que se achavam conhecedores de determinado assunto. Mas durante o diálogo, Sócrates colocava o interlocutor em situação delicada, levando-o a reconhecer sua própria ignorância. Em virtude de sua atuação, Sócrates acabou sendo condenado à morte sob a acusação de corromper a juventude, desobedecer às leis da cidade e desrespeitar certos valores religiosos. Considerando essas informações sobre a vida de Sócrates, assim como a forma pela qual seu pensamento foi transmitido, pode-se afirmar que sua filosofia

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Questão 14674

(UNCISAL - 2011)

Um dos textos mais consagrados da história da filosofia é a alegoria da caverna, escrito por Platão. Sobre esse texto, pode-se afirmar que

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