(UNIOESTE - 2011)
“Já desde os tempos mais antigos da filosofia, os estudiosos da razão pura conceberam, além dos seres sensíveis ou fenômenos, que constituem o mundo dos sentidos, seres inteligíveis particulares, que constituiriam um mundo inteligível, e, visto que confundiam (o que era de desculpar a uma época ainda inculta) fenômeno e aparência, atribuíram realidade unicamente aos seres inteligíveis. De fato, se, como convém, considerarmos os objetos dos sentidos como simples fenômenos, admitimos assim que lhes está subjacente uma coisa em si, embora não saibamos como ela é constituída em si mesma, mas apenas conheçamos o seu fenômeno, isto é, a maneira como os nossos sentidos são afetados por este algo desconhecido”.
Sobre a teoria do conhecimento kantiana, conforme o texto acima, seguem as seguintes afirmativas:
I. Desde sempre, os filósofos atribuíram realidade tanto aos seres sensíveis quanto aos seres inteligíveis.
II. Podemos conhecer, em relação às coisas em si mesmas, apenas seu fenômeno, ou seja, a maneira como elas afetam nossos sentidos.
III. Porque podemos conhecer apenas seus fenômenos, as coisas em si mesmas não têm realidade.
IV. Os filósofos anteriores a Kant não diferenciavam fenômeno de aparência, e, assim, consideravam que o fenômeno não era real.
V. As intuições puras da sensibilidade e os conceitos puros do entendimento incidem apenas em objetos de uma experiência possível; sem as primeiras, os segundos não têm significação.
Das afirmativas feitas acima
apenas II e IV estão corretas.
apenas II, IV e V estão corretas.
apenas II, III, IV e V estão corretas.
todas as afirmativas estão corretas.
todas as afirmativas estão incorretas.
Gabarito:
apenas II, IV e V estão corretas.
b) apenas II, IV e V estão corretas.
I. Incorreta. Desde sempre, os filósofos atribuíram realidade tanto aos seres sensíveis quanto aos seres inteligíveis.
Os filósofos alteraram seu foco sob tais aspectos ao longo do tempo. Por exemplo, na Antiguidade, o foco dos filósofos pré-socráticos era o mundo sensível, enquanto em outros momentos posteriores, como no empirismo moderno, a perspectiva inteligível ganhou mais notoriedade.
II. Correta. Podemos conhecer, em relação às coisas em si mesmas, apenas seu fenômeno, ou seja, a maneira como elas afetam nossos sentidos.
As coisas em si, isto é, a essência, não podem ser conhecidas, assim como a metafísica, pois o ser humano só pode ter acesso aos fenômenos, ao modo como as coisas aparecem, não como elas são em si mesmas, o númeno.
III. Incorreta. Porque podemos conhecer apenas seus fenômenos, as coisas em si mesmas não têm realidade.
Kant acredita que pode-se obter conhecimento da verdadeira essência de algo sob uma reflexão que não confunda fenômeno e aparência.
IV. Correta. Os filósofos anteriores a Kant não diferenciavam fenômeno de aparência, e, assim, consideravam que o fenômeno não era real.
Os filósofos anteriores a Kant possuiam uma perspectiva realista com a prepoderância do objeto sobre o sujeito, a partir de um realismo que considerava as coisas em si mesmas. Kant, a partir de um conhecimento que leva em conta a prepoderância do sujeito sobre o objeto, dá um papel crítico àquele.
V. Correta. As intuições puras da sensibilidade e os conceitos puros do entendimento incidem apenas em objetos de uma experiência possível; sem as primeiras, os segundos não têm significação.
O mundo é coincidente com a nossa estrutura de apreendê-lo, pois Kant retorna o problema do conhecimento para o sujeito, tomando como o centro do conhecimento. Kant supõe que o que temos é a faculdade racional, as noções de espaço, tempo e as categorias (um inatismo que se opõe ao empirismo), que são uma condição de possibilidade da experiência. Porém, não há conhecimento sem experiência; temos apenas as condições inatas para a experiência, mas o conhecimento do que é possível conhecer só se dá por meio da experiência (vinculando o empirismo). Ou seja, também a experiência não produz a ideia, mas é a ocasião para que a ideia seja formulada pela razão, dando forma à matéria. As noções de espaço e tempo são duas categorias universais intuídas puramente pela razão, como formas puras, e não pela experiência, pois são condições para o entendimento da experiência.
(Unioeste 2017) Em Terras do sem fim, quem é a personagem que, caracterizada pelo engrandecimento, aparece no romance através de histórias marcadas pela superstição, violência e desonestidade: venda da alma ao diabo, tocaia interesseira e mortes bárbaras: “cortara-lhe as orelhas, a língua, o nariz e os ovos”?
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(UNIOESTE - 2012)
Brazil presidency website hacked, jammed in attack claimed by Lulz collective
A cyber attack blocked traffic to the website of the Brazilian presidency and two other government sites on Wednesday, authorities said.
The Brazilian branch of the Lulz Security hacking collective claimed responsibility for the attacks.
Lulz members have claimed responsibility for recent attacks on the site of electronics giant Sony, along with the CIA web page and the U.S. Senate computer system.
The Brazilian president’s office said in a statement that attacks on the website of the presidency, along with the nation’s internal revenue service and a government portal began around 12:30 a.m. and lasted until 3 a.m.
The government said it stopped the hackers from obtaining data from the websites, but that the attacks made them inaccessible for about an hour.
Hours later, people who claimed to be Lulz members said on Twitter that they had taken down the website of oil company Petrobras, whose website was down Wednesday afternoon. Petrobras would not confirm whether the problems with its website were caused by an attack.
On a Twitter page in the name of the Brazilian branch of Lulz, posters justified the apparent attack on the Petrobras website by complaining about the price of gasoline in Brazil.
“Wake up Brazil! We no longer want to buy gas at 2.75 to 2.78 reals ($1.73 to $1.75) and export for half of that price!” stated one tweet from the group.
Adapted from: http://www.washingtonpost.com/world/americas/brazil-presidency-website-hacked-jammed-in-attack-claimed-by-lulz-collective/2011/06/22/AGb53KgH_story.html
Which verb form is used in the sentence: “Wake up Brazil!”.
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(UNIOESTE - 2012)
Brazil police occupy Rio favela in World Cup operation
Brazilian security forces have occupied one of Rio de Janeiro's biggest slums as part of a major crackdown ahead of the 2014 World Cup and 2016 Olympics.
Some 800 police and special forces moved into the Mangueira shantytown, without needing to fire a shot, having announced the raid in advance.
The slum – or favela – is close to Rio's famous Maracana stadium, where the World Cup final will be played.
The pre-dawn operation involved armoured vehicles and helicopters. According to the newspaper, O Globo, leaflets were thrown out of the helicopters, some with photos of wanted criminals. Others were printed with the police special forces' telephone number so that residents could pass on information about drugs traffickers or weapons.
BBC Brazil correspondent Paulo Cabral says most of Mangueira's residents co-operated with the operation, as they want to rid the area of drug dealers.
He says that Rio's authorities are making an effort to gain the trust of those living in the slums, who – after decades of abuse – have got used to seeing the police as their enemy.
Mangueira – home to one of Rio's most famous samba schools – is the 18th favela that the authorities have occupied recently.
Adapted from: http://www.bbc.co.uk/news/world-latin-america-13833037
“got used to” refers to:
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