Questão 15217

(Uea 2014) Quincas Borba leu-me daí a dias a sua grande obra. O último volume compunha-se de um tratado político, fundado no Humanitismo. Reorganizada a sociedade pelo método dele; nem por isso ficavam eliminadas a guerra, a insurreição, a fome, as doenças; mas sendo esses supostos flagelos verdadeiros equívocos do entendimento, destinados a não influir sobre o homem, senão como simples quebra da monotonia universal, claro está que a sua existência não impediria a felicidade humana. Mas ainda quando tais flagelos correspondessem no futuro à concepção acanhada de antigos tempos, nem por isso ficava destruído o sistema porque sendo Humanitas a substância criadora e absoluta, cada indivíduo deveria achar a maior delícia do mundo em sacrificar-se ao princípio de que descende.


(ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas, 1970. Adaptado.)

Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, foi publicado, em primeira edição, em 1881. O romance mantém um diálogo crítico e irônico com alguns princípios filosóficos presentes e atuantes na sociedade brasileira da segunda metade do século XIX. A filosofia política do Humanitismo, exposta pelo personagem Quincas Borba, entende que

A
o conflito é o princípio gerador da civilização, o sistema político perfeito é o que promove as guerras entre os povos.
B
o caminho da regeneração social é a religião suprema, a evolução social emancipa os indivíduos das imposições da história.
C
a existência de Deus, comprovada cientificamente, garante aos indivíduos a paz e a concórdia eternas.
D
os progressos históricos devem ser considerados de maneira global, pois o conjunto dos seres humanos predomina sobre as individualidades.
E
os seres humanos, tomados isoladamente, precisam ter seus direitos particulares reconhecidos e protegidos por uma espécie de Grande Ser.

Gabarito: os progressos históricos devem ser considerados de maneira global, pois o conjunto dos seres humanos predomina sobre as individualidades.

Resolução:



Questão 3416

(UEA - 2014)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Amazon tribes

            The Amazon is the world’s largest rainforest. It is also the ancestral home of one million Indians. They are divided into about 400 tribes, each with its own language, culture and territory. 1Many have had contact with outsiders for almost 500 years. Others – ‘uncontacted’ tribes – have had no contact at all.

How do they live?

            Most Indians live in settled villages by the rivers, and grow vegetables and fruits like manioc, corn, beans and bananas. They also hunt and fish, using plant-based poisons to stun the fish. Some tribes use shotguns for hunting, others use bows and arrows, spears, or blowguns with darts tipped with curare. Only a few Amazonian tribes are nomadic; they tend to live deep in the forest away from the rivers. They grow some crops but rely more on hunting and gathering.

2__________ their problems?

            Almost all the Indians’ problems revolve around land: 3outsiders either want their land, or something on or underneath it. The key threats are a massive boom in oil and gas exploration, rampant illegal logging and the rapid spread of ranching and farming.

(www.survivalinternational.org. Adaptado.)

 

A lacuna no texto (ref. 2) pode ser corretamente preenchida por:       

Ver questão

Questão 9850

(Uea 2014)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Na apresentação de um projeto de química sobre reatividade de produtos caseiros, vinagre e bicarbonato de sódio (NaHCO3) foram misturados em uma garrafa plástica; em seguida, uma bexiga vazia foi acoplada à boca da garrafa. A imagem apresenta o momento final do experimento.

O pH de soluções aquosas de vinagre e o pH de soluções aquosas de bicarbonato de sódio são, respectivamente,

Ver questão

Questão 12355

(Uea 2014) Num plano cartesiano, sabe-se que os pontos A, B (1, 2) e C (2, 3) pertencem a uma mesma reta, e que o ponto A está sobre o eixo Oy. O valor da ordenada de A é

Ver questão

Questão 13205

(UEA - 2014) Escrito entre 1601 e 1602, Hamlet é um drama de autoria de William Shakespeare. A peça representa a história de Hamlet, príncipe da Dinamarca, que volta ao seu país, depois de ter recebido a notícia da morte de seu pai. Ao retornar ao castelo de Elsenor, percebe que sua mãe, recém-viúva, casou-se com Cláudio, irmão do rei morto, que se apossou do trono do reino. O conflito agrava-se quando o espectro do falecido rei aparece a Hamlet, relatando-lhe que ele havia sido assassinado pelo seu irmão. Hamlet procura vingar a morte de seu pai e combater o usurpador do poder. As consequências do conflito, interno à monarquia dinamarquesa, redundam em sofrimentos, mortes e conquista do país por um exército estrangeiro.

Situando-se a peça na história do período em que foi escrita e analisando-se o seu conteúdo político, pode-se sustentar que

Ver questão