Questão 15479

(Unisc 2015) O clientelismo é uma das características históricas da política brasileira. Pode ser definido como uma relação de troca de favores entre agentes políticos, agentes econômicos e cidadãos. O historiador José Murilo de Carvalho define o clientelismo como um tipo de relação que “envolve a concessão de benefícios públicos, na forma de empregos, benefícios fiscais, isenções, em troca de apoio político, sobretudo na forma de voto”.
(CARVALHO, J.M. Mandonismo, coronelismo, clientelismo: uma discussão conceitual. Dados, v. 40, n. 2, 1997, p. 229-250.)


Com base na citação acima, indique a alternativa que não constitui uma prática de clientelismo.

A

Um candidato a cargo político faz entrega de “ranchos” em bairros pobres em troca de votos.

B

No início do século XX, era comum o coronelismo, sistema em que o “coronel” local, por comandar um lote de “votos a cabresto”, era o intermediário dos serviços públicos prestados pelo poder central aos cidadãos.

C

Um empresário promete apoio da empresa a um candidato a presidente em troca de isenção de impostos na nova unidade da empresa.

D

Cada beneficiário do programa Bolsa Família retira, usualmente, o benefício no banco, utilizando seu cartão bancário, sem necessidade do apoio ou intervenção de algum agente político.

E

Os donos de uma empresa de radiodifusão promovem uma cobertura jornalística amistosa acerca das ações do governo após terem obtido redução de impostos para as emissoras de comunicação.

Gabarito:

Cada beneficiário do programa Bolsa Família retira, usualmente, o benefício no banco, utilizando seu cartão bancário, sem necessidade do apoio ou intervenção de algum agente político.



Resolução:

A) Correta. Constitui uma prática de clientelismo, uma vez que a prática apresentada está situada na definição do conceito exposto no excerto da questão. 

B) Correta. Constitui uma prática de clientelismo, uma vez que a prática apresentada está situada na definição do conceito exposto no excerto da questão. 

C) Correta. Constitui uma prática de clientelismo, uma vez que a prática apresentada está situada na definição do conceito exposto no excerto da questão. 

D) Incorreta. O Bolsa Família não constituia uma prática de clientelismo, uma vez que ele era uma relação de troca de favores, mas sim, um programa governamental de assistencialismo para a população carente, em que existia uma série de regras e processos tanto para participar quanto para conseguir ter acesso ao dinheiro. 

E) Correta. Constitui uma prática de clientelismo, uma vez que a prática apresentada está situada na definição do conceito exposto no excerto da questão. 



Questão 3157

(UNISC - 2012)  

Most people can remember a phone number for up to thirty seconds. When this short amount of time elapses, however, the numbers are erased from the memory. How did the information get there in the first place? Information that makes its way to the short term memory (STM) does so via the sensory storage area. The brain has a filter which only allows stimuli that is of immediate interest to pass on to the STM, also known as the working memory.

There is much debate about the capacity and duration of the short term memory. The most accepted theory comes from George A. Miller, a cognitive psychologist who suggested that humans can remember approximately seven chunks of information. A chunk is defined as a meaningful unit of information, such as a word or name rather than just a letter or number. Modern theorists suggest that one can increase the capacity of the short term memory by chunking, or classifying similar information together. By organizing information, one can optimize the STM, and improve the chances of a memory being passed on to long term storage.

When making a conscious effort to memorize something, such as information for an exam, many people engage in ‘‘rote rehearsal’’. By repeating something over and over again, 2one is able to keep a memory alive. Unfortunately, this type of memory maintenance only succeeds if there are no interruptions. As soon as a person stops rehearsing the information, it has the tendency to disappear. When a pen and paper are not handy, people often attempt to remember a phone number by repeating it aloud. If the doorbell rings or the dog barks to come in before a person has the opportunity to make a phone call, he will likely forget the number instantly. 3Therefore, rote rehearsal is not an efficient way to pass information from the short term to long term memory. A better way is to practice ‘‘1elaborate rehearsal’’. This involves assigning semantic meaning to a piece of information so that it can be filed along with other pre-existing long term memories.

Encoding information semantically also makes it more retrievable. Retrieving information can be done by recognition or recall. Humans can easily recall memories that are stored in the long term memory and used often; however, if a memory seems to be forgotten, it may eventually be retrieved by prompting. The more cues a person is given (such as pictures), the more likely a memory can be retrieved. This is why multiple choice tests are often used for subjects that require a lot of memorization.

 

Fonte: http://www.englishclub.com/esl-exams/ets-toefl-practice-reading.htm (Adaptado)

 

The word one in paragraph 3 (ref. 2) refers to

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Questão 5159

(Unisc 2016) Uma pessoa não consegue ver os objetos com nitidez porque suas imagens se formam entre o cristalino e a retina. Qual é o defeito de visão desta pessoa e como podemos corrigi-lo?

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Questão 9908

(UNISC - 2012)

A sequência de reações:

X NaHCO3 →Y + CO2 + H2O

CO2 + Ba(OH)2 → Z + H2O

Ficará correta se X, Y e Z forem substituídos, respectivamente, por:

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Questão 12559

(Unisc 2016) Dentre um grupo formado por 2 Engenheiros e 4 Matemáticos, três pessoas são escolhidas ao acaso. A probabilidade de que sejam escolhidos um Engenheiro e dois Matemáticos é de

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