(ACAFE 2014) O processo de formação dos gametas femininos é chamado ovulogênese e tem início antes do nascimento da mulher, apesar de alguns cientistas acreditarem que gametas femininos podem se originar na vida adulta, diretamente de células-tronco presentes no organismo. Neste processo as ovogônias dão origem aos ovócitos I, que estacionam na prófase I da meiose até a puberdade, quando por sua vez darão origem aos ovócitos II, e finalmente ao óvulo, se houver fecundação.
Considerando o número diploide de 46 cromossomos para a espécie humana e uma quantidade de DNA na interfase que pode ser representado por x de DNA, quantos cromossomos e que quantidade de DNA espera-se encontrar nas ovogônias e nos ovócitos II,
respectivamente?
46 (2x de DNA) e 23 (2x de DNA)
46 (x de DNA) e 23 (2x de DNA)
23 (2x de DNA) e 23 (x de DNA)
46 (2x de DNA) e 46 (x de DNA)
Gabarito:
46 (x de DNA) e 23 (2x de DNA)
As ovogonias são diploides (2N), por isso tem 46 pares de cromossomos, que são simples, pois não estão duplicados, portanto apresenta x de quantidade de DNA.
Os ovócitos II são haploides (N) por isso possuem 23 cromossomos, mas estão duplicados por isso 2x de DNA.
A imagem abaixo representa a formação dos gametas humanos:
Compare agora, a ovogonia com o ovócito secundário (I). Perceba que na ovogonia, a meiose ainda não se iniciou e por isso os cromossomos não estão duplicados. No ovócito secundário, a meiose I já ocorreu, e por isso os cromossomos já estão duplicados mas só há metade deles na célula.
(Acafe 2014)
Assinale a frase que está formulada de acordo com as normas da língua portuguesa escrita padrão.
Ver questão
(ACAFE - 2016)
Assinale a frase elaborada de acordo com as normas do português padrão.
Ver questão
(Acafe 2016) Assinale a frase elaborada de acordo com as normas do português-padrão.
Ver questão