(UFJF 2015) Amblyomma cajennense é uma espécie de carrapato, também conhecida como carrapato estrela ou carrapato do cavalo, que tem como hospedeiros os cavalos, bovinos, outros animais domésticos e animais silvestres, como por exemplo a capivara. É uma espécie bastante comum no Brasil, sendo vetor de diversos micro-organismos causadores de doenças, como a febre maculosa, cujo agente patogênico é a bactéria Rickettsia rickettsii. Com relação a esse carrapato, marque a opção CORRETA.
Vive, harmonicamente, com cavalos e capivaras.
A fêmea transmite a bactéria aos seus descendentes.
Morre quando infectado pela bactéria R. rickettsii.
É parasito de animais, somente, na fase adulta.
Transmite a febre maculosa, que é contagiosa.
Gabarito:
A fêmea transmite a bactéria aos seus descendentes.
A --> Vive, harmonicamente, com cavalos e capivaras.
ERRADA. Os carrapatos são parasitas externos dos cavalos e capivaras, relação DESARMONIOSA.
B --> A fêmea transmite a bactéria aos seus descendentes.
CORRETA. Os carrapatos se reproduzem por partenogênese, quando as fêmeas estão ovadas, a bactérias presentes no organismo desse vetor são capazes de serem passadas da fêmea para os ovos, e contaminam seus descendentes. Esse tipo de contaminação é denominada "transmissão vertical" em parasitologia.
C --> Morre quando infectado pela bactéria R. rickettsii.
ERRADA. O carrapato é o vetor da bactéria causadora da febre maculosa, e a presença da bactéria no seu organismo é inofensiva para ele.
D --> É parasito de animais, somente, na fase adulta.
ERRADA. Já quando eclodem do ovo começam a se alimentar do sangue do hospedeiro.
E --> Transmite a febre maculosa, que é contagiosa.
ERRADA. Contagiosa é toda doença transmitida via contato direto, a febre maculosa necessita do vetor para ser transmitida.
Gabarito B.
(Ufjf 2003) Com os versos "Cantando espalharei por toda a parte, / Se a tanto me ajudar o engenho e a arte.", Camões explica que o propósito de "Os Lusíadas" é divulgar os feitos portugueses. Sobre esse poema épico, só é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Ufjf 2007) A figura a seguir mostra um sistema de duas partículas puntiformes A e B em repouso, com cargas elétricas iguais a Q, separadas por uma distância r. Sendo K, a constante eletrostática, pode-se afirmar que o módulo da variação da energia potencial da partícula B na presença da partícula A, quando sua distância é modificada para 2r, é:
Ver questão
(Ufjf 2007) A figura a seguir representa a planificação de um poliedro convexo.
O número de vértices deste poliedro é:
Ver questão(Ufjf 2012) Uma peça de ornamentação confeccionada com vidro possui a forma de um prisma regular reto, cuja base é um triângulo equilátero. Em seu interior, há uma esfera representando o globo terrestre, que tangencia cada face do prisma. Sabendo que o raio da esfera é r, qual é o volume do prisma?
Ver questão