Questão 1783

(ENEM - 2015)

Tudo era harmonioso, sólido, verdadeiro. No princípio. As mulheres, principalmente as mortas do álbum, eram maravilhosas. Os homens, mais maravilhosos ainda, ah, difícil encontrar família mais perfeita. A nossa família, dizia a bela voz de contralto da minha avó. Na nossa família, frisava, lançado em redor olhares complacentes, lamentando os que não faziam parte do nosso clã. [...]

Quando Margarida resolveu contar os podres todos que sabia naquela noite negra da rebelião, fiquei furiosa. [...]

É mentira, é mentira!, gritei tapando os ouvidos. Mas Margarida seguia em frente: tio Maximiliano se casou com a inglesa de cachos só por causa do dinheiro, não passava de um pilantra, a loirinha feiosa era riquíssima. Tia Consuelo? Ora, tia Consuelo chorava porque sentia falta de homem, ela queria homem e não Deus, ou o convento ou o sanatório. O dote era tão bom que o convento abriu-lhe as portas com loucura e tudo. “E tem mais coisas ainda, minha queridinha”, anunciou Margarida fazendo um agrado no meu queixo. Reagi com violência: uma agregada, uma cria e, ainda por cima, mestiça. Como ousava desmoralizar meus heróis?

TELLES, L. F. A estrutura da bolha de sabão. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

Representante da ficção contemporânea, a prosa de Lygia Fagundes Telles configura e desconstrói modelos sociais. No trecho, a percepção do núcleo familiar descortina um(a)

A

convivência frágil ligando pessoas financeiramente dependentes.

B

tensa hierarquia familiar equilibrada graças à presença da matriarca.

C

pacto de atitudes e valores mantidos à custa de ocultações e hipocrisias.

D

tradicional conflito de gerações protagonizado pela narradora e seus tios.

E

velada discriminação racial refletida na procura de casamentos com europeus.

Gabarito:

pacto de atitudes e valores mantidos à custa de ocultações e hipocrisias.



Resolução:

A) INCORRETA: pois, mesmo que o conteúdo dessa questão traga informações presentes no texto, ela não responde corretamente ao que se pede no enunciado. A alternativa, ao falar da dependência financeira, alude a apenas um dos casos da família, e não a percepção de núcleo familiar descrita por Lygia Fagundes Telles nesse excerto. 

B) INCORRETA: A ideia de rigidez e tensão não está especificamente na hierarquia familiar pois, ainda que a avó esteja presente como matriarca, não se revela um conflito de gerações, ou uma questão de respeito aos mais velhos. A tensão descortinada no trecho deve-se à revelação de verdades a partir de uma figura que vem de fora para dentro da família, implodindo a teia de mentiras e segredos que sustenta a sólida (ainda que hipócrita) aparência do núcleo familiar da narradora. 

C) CORRETA: No trecho da obra de Lygia Fagundes Telles, nota-se uma tentativa por parte da narradora-personagem de manter as aparências em relação a família. Ela, assim como sua avó, queria acreditar e fantasiava sobre um clã perfeito e totalmente dentro das tradições, não passível de qualquer crítica.

D) INCORRETA: A tensão focalizada nesse excerto se instaura quando uma agregada (externa) decide contar a todos os "podres" da família, considerada perfeita. Não há um conflito interno e de idades entre os tios e a narradora (ela inclusive os chama de "meus heróis"), e sim entre a imagem projetada sobre o "clã" através de uma teia de segredos e hipocrisia e a realidade, revelada por Margarida. A narradora, portanto, está do lado da avó e dos tios, e o conflito geracional não é o foco dessa passagem.

E) INCORRETA: uma vez que não há nada que permita atribuir um fundo racista à prática dos casamentos com europeus. Como o próprio trecho destacado revela, os interesses eram econômicos, e não de uma "purificação" da linhagem, se assim se poderia dizer. Além disso, a alusão a esse fato dos casamentos europeus é muito pontual, e não define o núcleo familiar como um todo psicologicamente percebido na narrativa de Telles.



Questão 1778

(ENEM - 2015)

Exmº Sr. Governador:

Trago a V. Exa. um resumo dos trabalhos realizados pela Prefeitura de Palmeira dos Índios em 1928.
[...]

ADMINISTRAÇÃO
Relativamente à quantia orçada, os telegramas custaram pouco. De ordinário vai para eles dinheiro considerável. Não há vereda aberta pelos matutos que prefeitura do interior não ponha no arame, proclamando que a coisa foi feita por ela; comunicam-se as datas históricas ao Governo do Estado, que não precisa disso; todos os acontecimentos políticos são badalados. Porque se derrubou a Bastilha - um telegrama; porque se deitou pedra na rua - um telegrama; porque o deputado F. esticou a canela - um telegrama.

Palmeira dos Índios, 10 de janeiro de 1929.
GRACILlANO RAMOS

RAMOS, G. Viventes das Alagoas. São Paulo: Martins Fontes, 1962.

O relatório traz a assinatura de Graciliano Ramos, na época, prefeito de Palmeira dos Índios, e é destinado ao governo do estado de Alagoas. De natureza oficial, o texto chama a atenção por contrariar a norma prevista para esse gênero, pois o autor

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Questão 1781

(ENEM - 2015)

Um dia, meu pai tomou-me pela mão, minha mãe beijou-me a testa, molhando-me de lágrimas os cabelos e eu parti.

Duas vezes fora visitar o Ateneu antes da minha instalação.

Ateneu era o grande colégio da época. Afamado por um sistema de nutrido reclame, mantido por um diretor que de tempos a tempos reformava o estabelecimento, pintando-o jeitosamente de novidade, como os negociantes que liquidam para recomeçar com artigos de última remessa; o Ateneu desde muito tinha consolidado crédito na preferência dos pais, sem levar em conta a simpatia da meninada, a cercar de aclamações o bombo vistoso dos anúncios.

O Dr. Aristarco Argolo de Ramos, da conhecida família do Visconde de Ramos, do Norte, enchia o império com o seu renome de pedagogo. Eram boletins de propaganda pelas províncias, conferências em diversos pontos da cidade, a pedidos, à substância, atochando a imprensa dos lugarejos, caixões, sobretudo, de livros elementares, fabricados às pressas com o ofegante e esbaforido concurso de professores prudentemente anônimos, caixões e mais caixões de volumes cartonados em Leipzig, inundando as escolas públicas de toda a parte com a sua invasão de capas azuis, róseas, amarelas, em que o nome de Aristarco, inteiro e sonoro, oferecia-se ao pasmo venerador dos esfaimados de alfabeto dos confins da pátria. Os lugares que os não procuravam eram um belo dia surpreendidos pela enchente, gratuita, espontânea, irresistível! E não havia senão aceitar a farinha daquela marca para o pão do espírito.

POMPEIA, R. O Ateneu. São Paulo: Scipione, 2005.

Ao descrever o Ateneu e as atitudes de seu diretor, o narrador revela um olhar sobre a inserção social do colégio demarcado pela

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Questão 1782

Primeiro surgiu o homem nu de cabeça baixa. Deus veio num raio. Então apareceram os bichos que comiam os homens. E se fez o fogo, as especiarias, a roupa, a espada e o dever. Em seguida se criou a filosofia, que explicava como não fazer o que não devia ser feito. Então surgiram os números racionais e a História, organizando os eventos sem sentido. A fome desde sempre, das coisas e das pessoas. Foram inventados o calmante e o estimulante. E alguém apagou a luz. E cada um se vira como pode, arrancando as cascas das feridas que alcança.

BONASSI, F. 15 cenas do descobrimento de Brasis. In: MORICONI, I. (Org.). Os cem melhores contos do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

 

A narrativa enxuta e dinâmica de Fernando Bonassi configura um painel evolutivo da história da humanidade. Nele, a projeção do olhar contemporâneo manifesta uma percepção que

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