Questão 1818

(UEMG-2006)

Assinale a alternativa em que o(s) termo(s) em negrito do fragmento citado NÃO contém (êm) traço(s) da função emotiva da linguagem.

 

A

Os poemas (infelizmente!) não estão nos rótulos de embalagens nem junto aos frascos de remédio

B

A leitura ganha contornos de “cobaia de laboratório” quando sai de sua significação e cai no ambiente artificial e na situação inventada

C

Outras leituras significativas são o rótulo de um produto que se vai comprar, os preços do bem de consumo, o tíquete do cinema, as placas do ponto de ônibus (...)

D

Ler e escrever são condutas da vida em sociedade. Não são ratinhos mortos (...) prontinhos para ser desmontados e montados, picadinhos (...)

Gabarito:

Outras leituras significativas são o rótulo de um produto que se vai comprar, os preços do bem de consumo, o tíquete do cinema, as placas do ponto de ônibus (...)



Resolução:

Assinale a alternativa em que o(s) termo(s) em negrito do fragmento citado NÃO contém (êm) traço(s) da função emotiva da linguagem.

 

Alternativas

  1. Os poemas (infelizmente!) não estão nos rótulos de embalagens nem junto aos frascos de remédio. Comentário: alternativa incorreta.A função emotiva tem como objetivo do emissor em transmitir suas emoções e anseios, o advérbio de modo "infelizmente" ( comprovando a opinião do emissor da mensagem), apresenta essa função.

  2. A leitura ganha contornos de “cobaia de laboratório” quando sai de sua significação e cai no ambiente artificial e na situação inventada.Comentário: alternativa incorreta.Uma das características marcantes da função emotiva é a subjetividade, ou seja, não há um compromisso de enviar uma mensagem clara e de fácil entendimento, sendo assim, as ideias expressas ficam entrelinhas.Isso é o caso de “cobaia de laboratório”, a qual há um outro significado dessa expressão, que está em um contexto específico que permite o entendimento do seu conceito,isto é, um indivíduo que é um fantoche para atender pedidos e comandos de uma outra pessoa.(sentido conotativo).

  3. Outras leituras significativas são o rótulo de um produto que se vai comprar, os preços do bem de consumo, o tíquete do cinema, as placas do ponto de ônibus (...) Comentário: alternativa correta. O termo "rótulo" é evidenciado com o sentido explícito e literal. Não há uma subjetividade no uso do termo, consequentemente, inviabilizando o uso da função emotiva.

  4. Ler e escrever são condutas da vida em sociedade. Não são ratinhos mortos (...) prontinhos para ser desmontados e montados, picadinhos (...)Comentário: alternativa incorreta. Porque o uso dos termos "ratinhos mortos(...) prontinhos" e "picadinhos" estão vinculados pela subjetividade transmitida pelo emissor da mensagem, estabelecendo  a relação da leitura e escrita  com "ratinhos mortos(...)prontinhos" e "picadinhos".



Questão 2323

(Uemg 2010) Leia atentamente os versos a seguir e, depois, faça o que é pedido.

Eu sei que vou te amar


Eu sei que vou te amar

Por toda a minha vida eu vou te amar

Em cada despedida, eu vou te amar

Desesperadamente, eu sei que vou te amar



E cada verso meu será

Pra te dizer

Que eu sei que vou te amar

Por toda a minha vida



Eu sei que vou chorar

A cada ausência tua, eu vou chorar

Mas cada volta tua há de apagar

O que esta tua ausência me causou



Eu sei que vou sofrer

A eterna desventura de viver

À espera de viver ao lado teu

Por toda a minha vida

(Vinícius de Morais e Tom Jobim)

No texto dessa letra de música (MPB), observa-se a presença da linguagem coloquial, quando o leitor verifica

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Questão 2328

(Uemg 2015) Considerando a análise de aspectos linguísticos dos trechos abaixo, extraídos da obra “Você Verá”, marque (V) para os comentários verdadeiros e (F) para os falsos. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

( ) Em “Acho a astrologia a ciência dos tolos, e, até prova em contrário, não me considero um deles.” Houve um desvio da norma padrão, que prescreve como certa a expressão “até provem o contrário”, em substituição à expressão sublinhada.

( ) Em “Foi um morticínio, uma coisa que ninguém na região nunca vira(...)”, a palavra morticínio significa assassinato em série.

morticínio significa assassinato em série.

( ) O que aconteceu com o nome do narrador do conto Bem - Stanislaw > Lauro > Lau > Stan - é um fenômeno linguístico semelhante ao ocorrido com o pronome de tratamento Vossa Mercê - Vosmecê > você > cê.

( ) Em “(...) que direito tinha o Bem de se tornar milionário?”, o pronome sublinhado aparece anteposto ao verbo (próclise), uma vez que a preposição o atrai, segundo a norma padrão.

( ) Em “(...) quando a mãe a levava à matinê.” e “(...) pois ainda escutava em mim as risadas”, os pronomes sublinhados são classificados, respectivamente, como oblíquo  átono e oblíquo tônico.

( ) Em “Minha mãe sempre dizia: 'Deus protege quem trabalha’”, a regência do verbo proteger não está de acordo com a norma padrão, uma vez que ele é transitivo indireto e, por isso, rege preposição, como em: 'Deus protege a quem trabalha’”.

 

A sequência correta é

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Questão 3253

(UEMG - 2013)

The Birth of a Storyteller

Jackie Torrence spent her childhood in North Carolina, in the southern part of the United States. She was a shy child because she had problems with her teeth, which made it hard for her to talk. Other children teased her because of her speech problem, so she spent much of her childhood playing alone. One of Jackie’s favorite games was to pretend she was on television. She told stories out loud using gestures and dramatic voices. At school, Jackie soon learned that she was good at writing stories, and with the help of her favorite teacher, she started to work on improving her speech.

Jackie’s first storytelling performance was in a library. She was working as a librarian and was asked to entertain a group of children. Jackie told them a story and they loved it! Before long, she began telling stories within her community. Many of her stories came from old American and African-American folktales. Eventually, she started telling stories across North America.

As Jackie’s fame increased, her health decreased. She now has to use a wheelchair, but this has not stopped her storytelling career. Jackie’s stories have been published in books, magazines, and newspapers and she has appeared on radio and television. She has won awards for nine of her sound recordings and three of her television specials.

Adapted from NorthStar 3: Listening and Speaking, 2nd Edition (Longman, p. 57), Helen S. Solórzano and Jennifer P. L. Schmidt.

 

In the sentence, “She has won awards for nine of her sound recordings and three of her television specials”, the underlined expression shows that  

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