(IFSP - 2013) No verso – Ai, madre, moiro d’amor! – a função sintática do termo madre é a seguinte:
Non chegou, madre, o meu amigo,
e oje est o prazo saido!
Ai, madre, moiro d’amor!
Non chegou, madre, o meu amado,
e oje est o prazo passado!
Ai, madre, moiro d’amor!
E oje est o prazo saido!
Por que mentiu o desmentido?
Ai, madre, moiro d’amor!
E oje, est o prazo passado!
Por que mentiu o perjurado?
Ai, madre, moiro d’amor!
João Garcia de Guilhade
sujeito.
objeto direto.
adjunto adnominal.
vocativo.
aposto.
Gabarito:
vocativo.
sujeito.Comentário: alternativa incorreta.O sujeito é o termo sintático responsável por dirigir alguém ou algo de quem ou do que se fala.No verso "– Ai, madre, moiro d’amor! – " não é estabelecido esse tipo de classificação gramatical.
objeto direto.Comentário: alternativa incorreta. O objeto direto é um termo integrante da oração que é responsável por completar o sentido de um verbo transitivo direto.Contudo, o verso "– Ai, madre, moiro d’amor! – " não é estabelecido esse tipo de classificação gramatical.
adjunto adnominal.Comentário: alternativa incorreta. O adjunto adnominal é o termo que determina, especifica ou explica um substantivo.O adjunto adnominal apresenta uma função adjetiva na oração, a qual pode ser desempenhada por adjetivos, locuções adjetivas, artigos, pronomes adjetivos e numerais.O verso "– Ai, madre, moiro d’amor! – " não é estabelecido esse tipo de classificação gramatical.
vocativo.Comentário: alternativa correta.O vocativo é o termo da oração que serve para chamar, invocar ou interpelar um ouvinte. É um termo que não pertence nem ao sujeito nem ao predicado da oração. Na oração "Non chegou, madre, o meu amigo" (em galego português) que traduzida para o português ficaria: "Não chegou, mãe, o meu amigo", o termo "madre" (mãe), isolado por vírgulas, é o vocativo, pois nele o eu lírico evoca a mãe com quem dialoga durante todo o poema.
aposto.Comentário: alternativa incorreta.O aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. O verso "– Ai, madre, moiro d’amor! – " não é estabelecido esse tipo de classificação gramatical.
(IFSP - 2016)
Assinale a alternativa correta no que se refere às cantigas de amor trovadorescas.
Ver questão
(IFSP - 2016)
A poesia do Trovadorismo português tem íntima relação com a música, pois era composta para ser entoada ou cantada, sempre acompanhada de instrumental, como o alaúde, a viola, a flauta, ou mesmo com a presença do coro.
A respeito dessa escola literária, assinale a alternativa correta.
Ver questão
(IFSP - 2013)
Leia atentamente o texto abaixo.
Com’ousará parecer ante mi
o meu amigo, ai amiga, por Deus,
e com’ousará catar estes meus
olhos se o Deus trouxer per aqui,
pois tam muit’há que nom veo veer
mi e meus olhos e meu parecer?
(Com’ousará parecer ante mi de Dom Dinis. Fonte:http://pt.wikisource.org/wiki/Com%27ousar%C3%A1_parecer_ante_mi. Acesso em:05.12.2012.)
per = por
tam = tão
nom = não
veer = ver
mi = mim, me
parecer = semblante
Sobre o fragmento anterior, pode-se afirmar que pertence a uma cantiga de
Ver questão