Questão 21648

 

(UFPR 2010)

Assinale a alternativa correta a respeito da relação de Paulo Honório, narrador de São Bernardo, de Graciliano Ramos, com outras personagens:

A

Seu Ribeiro, o guarda-livros da fazenda S. Bernardo, depois do casamento de Paulo Honório sente-se diminuído com a interferência de Madalena em seu trabalho e por isso decide deixar a propriedade.

B

Madalena, mulher de Paulo Honório, que em solteira era professora primária, mata-se por não suportar viver um casamento sem amor, tão diferente daqueles que conhecia dos romances românticos que costumava ler.

C

Dona Glória, tia de Madalena, contribui para as crises vividas pelo casal, porque de um lado quer o bem da sobrinha, mas por outro admira o espírito objetivo de Paulo Honório, muito parecido com o seu próprio estilo.

D

O Padilha, de quem Paulo Honório tira a fazenda S. Bernardo, é homem profundamente ligado à terra; não conseguindo viver longe da propriedade, pede para trabalhar na fazenda para manter o contato com a vida rural.

E

Casimiro Lopes, fiel capanga de Paulo Honório, é uma personagem que, ao mesmo tempo em que tem a insensibilidade de matar por encomenda, tem sensibilidade para tratar com crianças, compreendendo o filho do patrão melhor do que o próprio pai.

Gabarito:

Casimiro Lopes, fiel capanga de Paulo Honório, é uma personagem que, ao mesmo tempo em que tem a insensibilidade de matar por encomenda, tem sensibilidade para tratar com crianças, compreendendo o filho do patrão melhor do que o próprio pai.



Resolução:

A única alternativa que fala corretamente a respeito da relação de Paulo Honório com os demais personagens do livro São Bernardo, é a letra E – “Casimiro Lopes, fiel capanga de Paulo Honório, é uma personagem que, ao mesmo tempo em que tem a insensibilidade de matar por encomenda, tem sensibilidade para tratar com crianças, compreendendo o filho do patrão melhor do que o próprio pai”.

As demais afirmativas estão equivocadas. Vejamos:

A letra A está incorreta, pois enquanto Paulo Honório está casado com Madalena, o Seu Ribeiro permanece trabalhando com a mesma, como guarda-livros. Somente após Madalena se suicidar, Seu Ribeiro abandona Paulo Honório.

A letra B está incorreta, pois Madalena se suicida por não suportar os maus tratos do marido, que se incomodava com a sua generosidade e intelectualidade a ponto de ser violento.

A letra C está incorreta, pois Dona Glória foi como uma mãe para Madalena, acompanhando a sobrinha quando ela casou, mesmo triste por abandonar a cidade e ir para o campo. Vai embora da fazenda após a morte da sobrinha.

A letra D está incorreta, pois o Padilha, na verdade, era um homem apaixonado por jogos, mulheres e bebidas. Ele acaba se tornando diretor de uma escola em São Bernardo, e sendo grande amigo de Madalena, acaba se desentendendo com ela durante a história.



Questão 2164

(UFPR) 

Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:

Ver questão

Questão 2766

 (Ufpr 2008)  

 

O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica

Ver questão

Questão 2767

(Ufpr 2008)

 

 

Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:

1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.

2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.

3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.

4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.

Assinale a alternativa correta

Ver questão

Questão 2873

(UFPR - 2016 - 1ª FASE)

“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.

Ver questão