(UFPR - 2017 - 1ª FASE)
Al decir que no se le ocurre nada sobre la esclavitud, el autor:
reflexiona sobre la situación de los desdichados.
destaca la importancia de discutir el tema en la actualidad.
se desahoga sobre la dificultad de encontrar temas de interés.
relata las malas condiciones de trabajo en el periódico.
habla de su propia rutina laboral.
Gabarito:
habla de su propia rutina laboral.
[E]
Ao dizer que não lhe ocorre nada sobre a escravidão para desenhar, o autor está se referindo a sua própria rotina de trabalho – alternativa E.
A frase presente no lado esquerdo superior do quadro: “Todos los dás del año, haga frío o calor, esté yo triste o alegre, feliz o desdichado, deprimido o exultante, he de hacer para el periódico un dbujo sobre un tema de actualidad. Y hoy no se me ocurre nada sobre la esclavitud.” reforça que o desenhista trabalha todos os dia do ano, sob quaisquer circunstâncias, logo, a escravidão é, para ele, um tema da atualidade.
Seguem as justificativas das demais alternativas:
a. reflexiona sobre la situación de los desdichados. (Alternativa incorreta, pois o autor não está refletindo sobre a situação dos infelizes.)
b. destaca la importancia de discutir el tema en la actualidad. (Alternativa incorreta, pois o autor não destaca a importância de se discutir a escravidão, mas fala de uma questão pessoal.)
c. se desahoga sobre la dificultad de encontrar temas de interés. (Alternativa incorreta, pois o autor não lamenta a dificuldade de se encontrar temas de interesse para desenhar.)
d. relata las malas condiciones de trabajo en el periódico. (Alternativa incorreta, pois o autor não relata as más condições de trabalho em seu ambiente de trabalho – o jornal.)
e. habla de su propia rutina laboral. (Alternativa correta)
(UFPR)
Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:
Ver questão
(Ufpr 2008)
O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica
Ver questão
(Ufpr 2008)
Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:
1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.
2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.
3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.
4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.
Assinale a alternativa correta
(UFPR - 2016 - 1ª FASE)
“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.
Ver questão