Questão 22060

(Upe-ssa 1 2017)

Observe atentamente a figura a seguir:

Assinale o título que define CORRETAMENTE essa sucessão de ilustrações de um importante fato geológico.

A

A Formação de Dobras na Crosta Terrestre

B

O Desenvolvimento de um Graben Tectônico

C

A Evolução dos Processos de Erosão Eólica em Ambiente Árido

D

A Gênese de Pedimentos Tectônicos

E

A Zona de Subdução de Placas Litosféricas

Gabarito:

O Desenvolvimento de um Graben Tectônico



Resolução:

Para resolver a questão precisamos revisar o estudo da geomorfologia. Presentes no 2 módulo de geografia.Importante revistar sobre falhas e dobras.

Alternativa A: (INCORRETA) A Formação de Dobras na Crosta Terrestre é incorreta. As dobras, chamadas também de dobramentos, se constituem a partir de gigantescas pressões que acontecem de maneira horizontal, exercendo uma grande força sobre rochas de composições mais frágeis, como por exemplo, as sedimentares, esse fenômeno propicia o enrugamento do relevo.  As placas ao movimentarem-se entre si causam a deformação das rochas presentes nas zonas junto às suas fronteiras. Esta deformação pode ser frágil (falhas, que é o caso da alternativa correta, Graben é uma falha) ou dúctil (dobras). As dobras formam-se geralmente em zonas mais profundas da litosfera, onde a temperatura é mais elevada, potenciando a deformação dúctil das rochas. 

Repare na imagem abaixo. A diferença entre uma dobra e uma falha.

Alternativa B (CORRETA): Uma falha, por vezes, não ocorre sozinha. Os esforços, de compressão ou de distensão, provenientes do interior da Terra, acabam ocasionando, algumas vezes, um sistema de falhas. Quando este sistema se apresenta, costumamos denominar as regiões onde ocorreu um afundamento, de fossas tectônicas (ou Grabens). As regiões, porém, onde ocorreu elevação, são denominadas muralhas (ou Horsts).

 

 

 

Alternativa C: (INCORRETA) A alternativa não tem nenhuma relação com as figuras. Abaixo uma figura de um depósito formado pela erosão eólica. 

Ela se dá pela ação dos ventos e pode provocar transformações que impactam o meio ambiente, como a retirada de finos fragmentos superficiais do solo, transportando-os para outros locais e assim modificando dois ou mais ambientes.

Existem três processos erosivos provocados pela ação dos ventos:

1) Corrosão ou Abrasão – É o desgaste físico das rochas através do atrito e impacto das partículas que são transportadas pelo vento. Esse processo também pode ser feito pela ação das águas e geleiras, mas é o vento que “esculpe” as rochas, dando as suas formas. 

2) Deflação – É a erosão provocada pelo vento fazendo com que fragmentos superficiais mais finos sejam retirados do local, restando pedras e pedregulhos. Ocorre normalmente em campos de dunas e regiões desérticas. Também pode ocorrer forte corrosão associada à deflação.

3) Atrito - É a erosão das rochas causada pelo impacto durante o transporte. É responsável pelo arredondamento de partículas menores, como a areia.

Jericoacoara, Ceará.

Alternativa D: (INCORRETA) Já que a figura apresenta o processo de formação de um Graben Tectônico. E não de uma Gênese de Pedimentos Tectônicos, que ocorre entre frontes de montanhas ou vales ou fundo de bacias e comumente forma extensas superfícies de embasamento acima das quais os produtos de erosão retirados das frontes das montanhas são transportados para as bacias.

 

 

Alternativa E) De forma alguma é uma Zona de Subdução de Placas Litosféricas. 

 

 



Questão 9373

(Upe-ssa 2017) O gráfico a seguir traz o perfil de uma curva de titulação da adição de ácido sobre determinada amostra.

O gráfico indica que o titulado é uma

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Questão 13580

(UPE SSA - 2016) Durante a Segunda Guerra Mundial, o estilo chamado ready-to-wear (pronto para usar), que é a forma de produzir roupas de qualidade em grande escala, realmente se desenvolveu. Por meio dos catálogos de venda por correspondência, com os últimos modelos, os pedidos podiam ser feitos de qualquer lugar e entregues em 24 horas pelos fabricantes.

CALADO, Selma Copiano. A moda na Segunda Guerra Mundial. Salvador: Unisal, p. 26. (Adaptado).

A principal causa socioeconômica para a proliferação desse estilo foi a

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Questão 15325

(UPE/SSA - 2016) Leia o texto a seguir:

Tendo em vista que um dos principais sujeitos da sociedade civil organizada são os movimentos sociais, é importante registrar que os movimentos pela educação têm caráter histórico, são processuais e ocorrem, portanto, dentro e fora de escolas e em outros espaços institucionais. As lutas pela educação envolvem a luta por direitos e são parte da construção da cidadania. Movimentos sociais pela educação abrangem questões tanto de conteúdo escolar quanto de gênero, etnia, nacionalidade, religiões, portadores de necessidades especiais, meio ambiente, qualidade de vida, paz, direitos humanos, direitos culturais etc. Esses movimentos são fontes e agências de produção de saberes.

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100003 Acesso em: junho 2015.

A Educação é considerada um aspecto integrador do indivíduo com o grupo social e funciona como um instrumento de transmissão do patrimônio cultural de uma sociedade. No texto, a forma de transmissão da educação é denominada de

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Questão 15687

 (Upe-ssa 2017) Suponha que, em uma prova olímpica de ciclismo BMX, presente nos Jogos Olímpicos desde a Olimpíada de Pequim 2008, um atleta percorre um trecho de pista de corrida cujo corte lateral é mostrado na figura a seguir.

 

A partir desse corte, percebe-se que o atleta viaja por segmentos de pista retos e por semicírculos onde RD < RB < RE. Se o atleta pedala e utiliza os freios de forma a ter velocidade constante no trecho mostrado, o ponto de maior intensidade da reação normal da pista sobre a bicicleta é 

Dados:

Considere o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2  e a constante da gravitação universal como G = 6,7 × 10–11 m3 kg–1 s–2 e utilize π = 3.

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