(FAMERP - 2017) A descoberta de ouro, no Brasil do século XVII, provocou, entre outros,
a formação de núcleos populacionais no interior da colônia e o pagamento, por Portugal, de parte das dívidas com a Inglaterra.
o fim da economia agrícola monocultora e a clara diferenciação em relação às áreas de colonização espanhola na América.
o início do extrativismo na colônia e a exploração dos metais nobres brasileiros por multinacionais inglesas e norte-americanas.
o desenvolvimento de ampla produção agrícola na região das Minas e a autossuficiência alimentar das áreas mineradoras.
a implantação de vasta rede de transportes na região das Minas e o rápido escoamento do ouro na direção dos portos do Nordeste.
Gabarito:
a formação de núcleos populacionais no interior da colônia e o pagamento, por Portugal, de parte das dívidas com a Inglaterra.
a) a formação de núcleos populacionais no interior da colônia e o pagamento, por Portugal, de parte das dívidas com a Inglaterra.
Correta. Com a descoberta do ouro da região de Minas Gerais formou-se novos núcleos populacionais nesta região, mais interiorana da colônia. Ademais, o ouro aqui encontrado foi utilizado para pagamento de dívidas acumulados por Portugal com a Inglaterra devido ao Tratado de Panos e Vinhos
b) o fim da economia agrícola monocultora e a clara diferenciação em relação às áreas de colonização espanhola na América.
Incorreta. A economia agrícola monocultora não chegou ao fim na colônia, apenas foi para segundo plano.
c) o início do extrativismo na colônia e a exploração dos metais nobres brasileiros por multinacionais inglesas e norte-americanas.
Incorreta. Não há a presença de “multinacionais inglesas e norte-americanas.” Não podemos falar em “multinacionais” no século XVII
d) o desenvolvimento de ampla produção agrícola na região das Minas e a autossuficiência alimentar das áreas mineradoras.
Incorreta. Não há uma ampla produção agrícola na região das Minas.É neste contexto que as redes de circulação de alimentos são intensificadas e o desenvolvimento das regiões próximas as minas voltadas a pecuária e produção de alimentos.
e) a implantação de vasta rede de transportes na região das Minas e o rápido escoamento do ouro na direção dos portos do Nordeste.
Incorreta. Há o início de uma rede de transportes na região, mas ainda pequena e voltado para o escoamento da produção para os portos do Rio de Janeiro.
(Famerp 2017) No estudo da dinâmica de populações é comum ser necessário determinar o número real λ na equação det(M - λI) = 0, em que M é uma matriz quadrada, I é a matriz identidade, da mesma ordem de M, e det representa o determinante da matriz (M - λI).
Se, em um desses estudos, tem-se M
o valor positivo de λ é igual a:
Ver questão
(Famerp 2017)
O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6 g/mol), e a celestita, SrSO4 (massa molar 183,6 g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício.
Considere a relação:
O valor desse quociente é, aproximadamente,
Ver questão
(FAMERP - 2017) Os rins podem excretar grande quantidade de urina diluída ou pequeno volume de urina concentrada sem grandes alterações nas excreções de solutos, como sódio e potássio. As ações do hormônio antidiurético (ADH) têm papel fundamental no controle do grau de diluição ou concentração da urina. A secreção de ADH pode ser aumentada ou diminuída por estímulos no sistema nervoso central, bem como por diversos fármacos e hormônios.
A liberação do ADH é estimulada pelo
(Famerp 2017) O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6 g/mol), e a celestita, SrSO4 (massa molar 183,6 g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício.
Considere a relação:
O valor desse quociente é, aproximadamente,
Ver questão