Questão 22653

(EsPCEx - 2014)

Assinale a alternativa que apresenta a figura de linguagem anacoluto.

A

Eu não me importa a desonra do mundo.

B

Passarinho, desisti de ter.

C

O que não tenho e desejo é que melhor me enriquece.

D

De todas, porém, a que me cativou logo foi uma... uma... não sei se digo.

E

E espero tenha sido a última.

Gabarito:

Eu não me importa a desonra do mundo.



Resolução:

anacoluto é uma figura de linguagem que consiste na quebra da lógica sintática de um período, em geral pela adição de algum termo que não encontra paralelo com outro, ou seja, não concorda com um verbo, não rege nem é regido por outra palavra. Isso, no entanto, não faz com que se perda a lógica semântica, uma vez que o anacoluto realiza um destaque no sentido e na ação desses termos "excedentes". 

a) CORRETA. Em [A], observa-se nitidamente a quebra: "Eu não me importa a desonra do mundo." >> o "eu" é um termo que está fora da estrutura sintática nuclear. Em uma ordem lógica, a frase seria "Eu não me importo com a desonra" ou, simplesmente, "Não me importa a desonra". A adição desse "eu", sem nenhum paralelo ou função na oração (verbo, complemento, adjunto), marca o anacoluto. 

b) INCORRETA, uma vez que apesar de a letra [B] parecer um anacoluto por causa da forma como foi escrita, não pode ser considerada a alternativa correta, já que o anacoluto pressupõe uma quebra de sentido na frase, deixando um termo solto sem exercer nenhuma função sintática. Porém, na letra [B] o termo "passarinho" não fica solto, pelo contrário, sabemos que o que se desistiu de ter foi um passarinho. A letra [B] apresenta o uso da vírgula para introduzir uma explicação.

c) INCORRETA, já que não há em nenhum momento uma quebra na sequência lógica da frase.

d) INCORRETA, pois a pausa indicada pelas reticências não altera a sequência lógica da frase, é apenas uma pausa seguida pela desistência da pessoa de dar a informação que ela iria dar no início da frase, não há uma quebra de raciocínio lógico.

e) INCORRETA, pois em E espero tenha sido a última é uma oração que está fora de seu contexo, que, apesar de soar estranha dita dessa forma, é muito utilizada em expressões como "Essa foi a primeira vez que você me disse uma mentira e espero tenha sido a última". Não há uma quebra ou alteração da sequência lógica da frase pois não há o abandono de "E espero" no começo da frase, a formação se mantém, a lógica se mantém, apesar de realmente estar faltando uma conjunção ali para dar mais coerência ao texto. Essa figura de linguagem é muito utilizada na língua falada, especialmente em momentos de maior coloquialidade.



Questão 1793

(Espcex (Aman) 2016)

Leia o trecho do romance São Bernardo e dê o que se pede.
“(...)
O que estou é velho. Cinquenta anos pelo S. Pedro. Cinquenta anos perdidos, cinquenta anos gastos sem objetivo, a maltratar-me e a maltratar os outros. O resultado é que endureci, calejei, e não é um arranhão que penetra esta casca espessa e vem ferir cá dentro a sensibilidade embotada.
(...)
Cinquenta anos! Quantas horas inúteis! Consumir-se uma pessoa a vida inteira sem saber para quê! Comer e dormir como um porco! Levantar-se cedo todas as manhãs e sair correndo, procurando comida! E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas gerações. Que estupidez! Que porcaria! Não é bom vir o diabo e levar tudo?
(...)
Penso em Madalena com insistência. Se fosse possível recomeçarmos... Para que enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige.
(...)
Foi este modo de vida que me inutilizou. Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro, nervos diferentes dos nervos dos outros homens. E um nariz enorme, uma boca enorme, dedos enormes.
(...)”

Quanto ao trecho lido, é correto afirmar que:

Ver questão

Questão 1822

(EsPCEx - 2011)

Quando a intenção do emissor está voltada para a própria mensagem, quer na seleção e combinação das palavras, quer na estrutura da mensagem, com as mensagens carregadas de significados, temos a função de linguagem denominada

Ver questão

Questão 2232

(EsPCEx - 2012) 

Leia a estrofe que segue e assinale a alternativa correta, quanto às suas características.

“Visões, salmos e cânticos serenos
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
Dormências de volúpicos venenos 
Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...”

Ver questão

Questão 2252

(EsPCEx - 2013)

Assinale a única alternativa que contém a figura de linguagem presente no trecho destacado:

" As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca dantes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana"

Ver questão