Questão 22971

(UNICENTRO/2012)  A prática filosófica exige do sujeito disposição para o questionamento e a indagação. Desconfiar do óbvio é uma das exigências da reflexão filosófica. Com base nessa afirmativa e em seus conhecimentos filosóficos, é correto afirmar que a prática filosófica

A

é necessária, pois promove a abertura mental, possibilitando mudanças na vida do ser humano.

B

não enxerga nada da realidade, pois seu objeto é apenas transcendental.   

C

é igual a qualquer outra prática humana, por ser apenas informação.

D

não trabalha com o pensamento racional.

E

necessita apenas de bom-senso.

Gabarito:

é necessária, pois promove a abertura mental, possibilitando mudanças na vida do ser humano.



Resolução:

a) Correta. é necessária, pois promove a abertura mental, possibilitando mudanças na vida do ser humano.
A questão exalta a importância da prática filosófica para a vida das pessoas. Concebida, a partir do texto, como uma prática questionadora, sistemática e racional, ela oferece novas possibilidades para aqueles que assim questionam o mundo.

 

b) Incorreta. não enxerga nada da realidade, pois seu objeto é apenas transcendental.
Há diferentes escolas de pensamento, perspectivas distintas dentro da filosofia, porém, mesmo as que consideram aquilo que é transcendental, não deixam de ignorar a realidade objetiva, embora as propostas possam se divergir do modo como abordar ambos os aspectos; há outras ainda que ignoram justamente o transcendente em detrimento do que é experienciável. Portanto, não é um traço da filosofia essa ideia.

c) Incorreta. é igual a qualquer outra prática humana, por ser apenas informação.
A filosofia não se constitui como igual a qualquer outra prática humana, mesmo as ciências, pois estas são consideradas particulares e a filosofia um saber que visa o universal. Não consiste em mera informação, mas na posse de uma sabedoria que relaciona também a ética e a ação.

d) Incorreta. não trabalha com o pensamento racional.
A filosofia iniciou-se justamente como um esforço racional em compreender o universo, a partir dos pré-socráticos, portanto a racionalidade consistitui-se como um dos aspectos mais centrais da filosofia.

e) Incorreta. necessita apenas de bom-senso.
O bom-senso é considerado na filosofia, mas não unicamente, pois pode facilmente ser reduzido à opinião comum, a doxa, o senso comum, perspectivas que já foram criticadas pela filosofia.



Questão 14563

(Unicentro 2012) A passagem do Mito ao Logos na Grécia antiga foi fruto de um amadurecimento lento e processual. Por muito tempo, essas duas maneiras de explicação do real conviveram sem que se traçasse um corte temporal mais preciso. Com base nessa afirmativa, é correto afirmar:

Ver questão

Questão 14594

(Unicentro 2010)

      “Os poemas homéricos têm por fundamento uma visão de mundo clara e coerente. Manifestam-na quase a cada verso, pois colocam em relação com ela tudo quanto cantam de importante – é, antes de mais nada, a partir dessa relação que se define seu caráter particular. Nós chamamos de religiosa essa cosmovisão, embora ela se distancie muito da religião de outros povos e tempos. Essa cosmovisão da poesia homérica é clara e coerente. Em parte alguma ela enuncia fórmulas conceituais à maneira de um dogma; antes se exprime vivamente em tudo que sucede, em tudo que é dito e pensado. E embora no pormenor muitas coisas resultem ambíguas, em termos amplos e no essencial, os testemunhos não se contradizem. É possível, com rigoroso método, reuni-los, ordená-los, fazer lhes o cômputo, e assim eles nos dão respostas explícitas às questões sobre a vida e a morte, o homem e Deus, a liberdade e o destino (...).”

OTTO. Os deuses da Grécia: a imagem do divino na visão do espírito grego. 1ª Ed., trad. [e prefácio] de Ordep Serra. – São Paulo: Odysseus Editora, 2005 - p. 11.

Com base no texto, e em seus conhecimentos sobre a função dos mitos na Grécia arcaica, assinale a alternativa correta.

Ver questão

Questão 14605

(Unicentro 2010) Leia o fragmento de um texto pré-socrático:
“Ainda outra coisa te direi. Não há nascimento para nenhuma das coisas mortais, como não há fim na morte funesta, mas somente composição e dissociação dos elementos compostos: nascimento não é mais do que um nome usado pelos homens”.
(EMPÉDOCLES. Apud ARANHA/ MARTINS. Filosofando: Introdução à Filosofia. 3ª Ed., São Paulo: Moderna, 2006 - p. 86.)


A respeito da relação entre mythos e logos (razão) no início da filosofia grega, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O fragmento acima denota a “luta de forças” opostas na massa dos membros humanos, que ora unem-se pelo amor – no início todos os membros que atingiram a corporeidade da vida florescente –, ora divididos pela força da discórdia, erram separados nas linhas da vida. Assim ocorre também com todos os outros seres na natureza.
II. A verdade filosófica apresenta-se no pensamento de Empédocles através de uma estrutura lógica muito distante da “verdade” expressa nos relatos míticos dos gregos arcaicos.
III. Nascimento e morte, no texto de Empédocles, são apresentados por meio de representações míticas que o filósofo retira de uma tradição religiosa presente ainda em seu tempo. Essas imagens, consequentemente, se transpõem, sem deixarem de ser místicas, em uma filosofia que quer captar a verdadeira essência da realidade física.
IV. O fragmento denota continuidade do pensamento mítico no início da filosofia, pois estão presentes ainda o uso de certas estruturas comuns de explicação.

Ver questão

Questão 14644

(UNICENTRO - 2012)

Sobre o pensamento socrático, analise as afirmativas e marque com V, as verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Sócrates é autor da obra Ética a Nicômaco.
( ) O pensamento socrático está escrito em hebraico.
( ) A ironia e a maiêutica são as bases de sua filosofia.
( ) Sócrates não criticou o saber dogmático, sendo, por isso, conselheiro dos governantes de Atenas.
( ) Os diálogos platônicos são importantes textos filosóficos que relatam, na maioria, o pensamento de Sócrates.

A partir da análise dessas afirmativas, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

Ver questão