(UPE-SSA 2/2017) Carl Von Linné (1707-1778) considerou a existência de apenas dois reinos biológicos em nosso planeta: Animal e Vegetal. Posteriormente, o zoólogo Ernst Haeckel criou o termo Protista, para designar um conjunto de organismos, que não eram caracterizados nem como plantas nem como animais. Uma nova proposta surgiu incorporando o reino Monera, representado pelas bactérias e cianobactérias. Por fim, Robert Whittaker, em 1960, propôs elevar os fungos a reino, aumentando para cinco.
Assinale a alternativa CORRETA que justifique a não inclusão dos vírus no sistema de classificação
Ausência das estruturas que compõem uma célula.
Conjunto de seres unicelulares.
Características reprodutivas que não necessitam de gametas.
Desconhecimento do seu papel ecológico.
Seres que podem ser autotróficos ou heterotróficos, dependendo do ambiente.
Gabarito:
Ausência das estruturas que compõem uma célula.
a) Correta. Sua organização é menos complexa do que a de outros seres celulares, já que não existe no vírus organelas, membranas e outras estruturas mais especializadas.
b) Incorreta. Os vírus são seres caracterizados pela ausência de células, ou seja, são seres acelulares.
c) Incorreta. Essa informação não justifica classificações de organismos em sistemas de classificação. Existem organismos que não produzem gametas.
d) Incorreta. O papel ecológico dos vírus não é um critério utilizado para classificá-lo ou não.
e) Incorreta. Os vírus não adquirem energia de nenhuma forma. Eles se reproduzem utilizando todo o aparato das células hospedeiras, que então gastará a energia da célula.
(Upe-ssa 2017) O gráfico a seguir traz o perfil de uma curva de titulação da adição de ácido sobre determinada amostra.
O gráfico indica que o titulado é uma
Ver questão
(UPE SSA - 2016) Durante a Segunda Guerra Mundial, o estilo chamado ready-to-wear (pronto para usar), que é a forma de produzir roupas de qualidade em grande escala, realmente se desenvolveu. Por meio dos catálogos de venda por correspondência, com os últimos modelos, os pedidos podiam ser feitos de qualquer lugar e entregues em 24 horas pelos fabricantes.
CALADO, Selma Copiano. A moda na Segunda Guerra Mundial. Salvador: Unisal, p. 26. (Adaptado).
A principal causa socioeconômica para a proliferação desse estilo foi a
Ver questão
(UPE/SSA - 2016) Leia o texto a seguir:
Tendo em vista que um dos principais sujeitos da sociedade civil organizada são os movimentos sociais, é importante registrar que os movimentos pela educação têm caráter histórico, são processuais e ocorrem, portanto, dentro e fora de escolas e em outros espaços institucionais. As lutas pela educação envolvem a luta por direitos e são parte da construção da cidadania. Movimentos sociais pela educação abrangem questões tanto de conteúdo escolar quanto de gênero, etnia, nacionalidade, religiões, portadores de necessidades especiais, meio ambiente, qualidade de vida, paz, direitos humanos, direitos culturais etc. Esses movimentos são fontes e agências de produção de saberes.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100003 Acesso em: junho 2015.
A Educação é considerada um aspecto integrador do indivíduo com o grupo social e funciona como um instrumento de transmissão do patrimônio cultural de uma sociedade. No texto, a forma de transmissão da educação é denominada de
Ver questão
(Upe-ssa 2017) Suponha que, em uma prova olímpica de ciclismo BMX, presente nos Jogos Olímpicos desde a Olimpíada de Pequim 2008, um atleta percorre um trecho de pista de corrida cujo corte lateral é mostrado na figura a seguir.
A partir desse corte, percebe-se que o atleta viaja por segmentos de pista retos e por semicírculos onde RD < RB < RE. Se o atleta pedala e utiliza os freios de forma a ter velocidade constante no trecho mostrado, o ponto de maior intensidade da reação normal da pista sobre a bicicleta é
Dados:
Considere o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2 e a constante da gravitação universal como G = 6,7 × 10–11 m3 kg–1 s–2 e utilize π = 3.
Ver questão