Questão 23492

(ACAFE/2017)  O parasitismo é uma relação direta e estreita entre dois organismos geralmente bem determinados: o hospedeiro e o parasita. Essa relação pode levar à ocorrência de doenças que são responsáveis por considerável morbidade e mortalidade em todo o mundo e, frequentemente, estão presentes com sinais e sintomas não específicos.

 

Em relação às doenças parasitárias correlacione as colunas a seguir.

 

1. Amebíase

2. Ancilostomíase

3. Cólera

4. Teníase

5. Ascaridíase

 

(     ) Infecção intestinal aguda, causada pela enterotoxina de uma bactéria, pode se apresentar de forma grave, com diarreia aquosa e profusa, com ou sem vômitos, dor abdominal e câimbras. Esse quadro, quando não tratado prontamente, pode evoluir para desidratação, acidose, colapso circulatório, com choque hipovolêmico e insuficiência renal.

(     ) Parasitose intestinal, causada por um platelminto, pode causar dores abdominais, náuseas, debilidade, perda de peso, flatulência, diarreia ou constipação.

(     ) Infecção causada por protozoário que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto. O quadro clínico varia de uma forma branda, caracterizada por desconforto abdominal leve ou moderado, com sangue e/ou muco nas dejeções, até uma diarreia aguda e fulminante, de caráter sanguinolento ou mucoide, acompanhada de febre e calafrios.

(     ) Doença parasitária, causada por um nematelminto, cuja contaminação ocorre através da ingestão dos ovos do parasita presentes na água ou alimentos contaminados.

(     ) Infecção intestinal causada por nematódeos, cuja infecção ocorre quando as larvas presentes no solo contaminado penetram na pele, geralmente pelos pés. Com frequência, dependendo da intensidade da infecção, acarreta em anemia ferropriva.

 

A sequência correta é:

A

3 – 4 – 1 – 5 – 2

B

5 – 2 – 3 – 1 – 4   

C

2 – 3 – 4 – 5 – 1

D

4 – 1 – 2 – 3 – 5   

Gabarito:

3 – 4 – 1 – 5 – 2



Resolução:

1. Amebíase
É uma infecção causada por Entamoeba histolytica (protozoário). É geralmente assintomática, mas diarreia e disenteria leve a grave podem ocorrer. Existem duas formas contaminantes: cistos e trofozoítos.

2. Ancilostomíase
A ancilostomose é uma helmintíase que pode ser causada tanto pelo Ancylostoma duodenale como pelo Necatur americanus. A pessoa se contagia ao manter contato com o solo contaminado por dejetos. As larvas filarioides penetram ativamente através da pele, normalmente pelos pés.

3. Cólera
A cólera é uma doença infecciosa aguda, pois caracteriza-se por uma infecção intestinal grave, podendo levar à morte em decorrência da desidratação. A bactéria causadora é o vibrião colérico ou Víbrio cholerae.

4. Teníase
A teníase é uma doença causada pela forma adulta dos platelmintos cestódeos Taenia solium (do porco) e Taenia saginata (do boi).​​​​​​, que pode causar disfunções intestinais.

5. Ascaridíase
A ascaridíase é uma verminose causada pelo nematódeo Ascaris lumbricoides. A infecção é causada pela ingestão de ovos em alimentos e água contaminados.

 

Gabarito A.



Questão 2614

(Acafe 2014)

Assinale a frase que está formulada de acordo com as normas da língua portuguesa escrita padrão.

Ver questão

Questão 2904

(ACAFE 2016) Assinale a frase ambígua.

Ver questão

Questão 2939

(ACAFE - 2016)  

Assinale a frase elaborada de acordo com as normas do português padrão. 

Ver questão

Questão 2960

(Acafe 2016)  Assinale a frase elaborada de acordo com as normas do português-padrão. 

Ver questão