(UCPEL/2017) O processo de respiração é basicamente dividido em três processos:
I. Ventilação ou respiração – que é o movimento de ar entre a atmosfera e os pulmões.
II. Respiração externa – que é a troca de gases entre os pulmões e o sangue.
III. Respiração interna – que é a troca de gases entre o sangue e as células dos tecidos.
Em relação aos processos acima, podemos afirmar que
No processo II, o diafragma e músculo intercostal externo se contraem provocando diminuição da pressão e vácuo nos pulmões.
No processo I, ocorre as etapas de expiração, para levar o ar até os pulmões e inspiração para remover o ar dos pulmões.
No processo II, ocorre a hematose, ou seja, processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono.
No processo III, as células sanguíneas transportam altos níveis de dióxido de carbono para as células dos tecidos, as células dos tecidos são pobres em oxigênio, mas ricas em dióxido de carbono.
No processo III, a pressão do gás é que determina a taxa com que ele se difunde de uma área para outra. As moléculas se movem de uma área de baixa concentração para uma área de alta concentração.
Gabarito:
No processo II, ocorre a hematose, ou seja, processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono.
No processo I, ocorre a inspiração, através da contração do diafragma e músculos intercostais, que diminui a pressão interna dos pulmões, promovendo a entrada de ar; e ocorre a expiração, através do relaxamento do diafragma e músculos intercostais, que aumenta a pressão interna dos pulmões, promovendo a saída de ar. No processo II, ocorre a troca de gases entre os pulmões e o sangue, chamado de hematose, onde oxigênio, em maior concentração nos pulmões (alvéolos) passa para o sangue (capilares); enquanto que o gás carbônico, em maior concentração no sangue, passa para os pulmões. No processo III, ocorre a troca de gases entre o sangue e as células dos tecidos, onde o sangue recebe gás carbônico e as células recebem oxigênio, devido à diferença de concentração entre os meios.
a) Incorreta. Esses eventos ocorrem no processo I.
b) Incorreta. No processo I, ocorrem as etapas de inspiração, para levar o ar até os pulmões, e expiração, para remover o ar dos pulmões.
c) Correta.
d) Incorreta. No processo III, as células sanguíneas transportam altos níveis de oxigênio para as células dos tecidos.
e) Incorreta. As moléculas se movem de uma área de alta concentração para uma área de baixa concentração.
(Ucpel 2017)
A agricultura no Brasil, ao longo da história, experimentou diversos ciclos e transformações, indo desde a economia monocultora, pautada principalmente na produção de cana-de-açúcar durante o período colonial, até as recentes transformações e expansão do café e da soja. Atualmente, essas transformações ainda ocorrem, sobretudo garantindo transformações técnicas ocorridas a partir do século XX, como a mecanização da produção e a modernização das atividades. Atualmente a produção agrícola é altamente estimulada, gerando especialização em determinadas áreas do país e a produção de determinados cultivos.
Leia as seguintes afirmativas sobre os principais produtos da agricultura comercial brasileira.
I. Durante muito tempo, o produto manteve-se circunscrito ao Paraná e a São Paulo, produzindo pelo regime de parceria. Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo conservam a dianteira da produção. Bahia e Rondônia surgiram como novas áreas produtoras, com uma particularidade: são cultivadas, principalmente, por paranaenses, antigos produtores do norte do Paraná.
II. Expandiu-se com maior vigor no país, durante os anos 70, notadamente nos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Cultura típica de exportação, está cada vez mais voltada para o mercado interno em razão do crescente consumo de derivados na alimentação do brasileiro. Atualmente, verifica-se sua expansão nas áreas do cerrado, sobretudo nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Bahia;
III. Apesar de ser um produto cultivado no Brasil desde o século XVI, sua produção foi estimulada, a partir de 1975, com a criação de programas federais de incentivos. O Estado de São Paulo detém mais da metade da produção nacional, mas também se pode encontrar em Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, além de estados nordestinos (Zona da Mata);
IV. Produto largamente cultivado para atender à demanda da indústria, tem no estado de São Paulo seu principal produtor. Paraná e Minas Gerais estão se convertendo em novas e importantes áreas de produção. O Brasil é um grande exportador de derivados do produto, principalmente para os EUA;
Sobre os principais produtos da agricultura comercial brasileira é correto afirmar que as afirmativas se referem respectivamente aos seguintes:
Ver questão
(Ucpel 2017)
Analisando o conjunto de Leis abolicionistas no Brasil Império (Lei Eusébio de Queiros, Lei do Ventre Livre, Lei do Sexagenário), é correto afirmar que
Ver questão
(Ucpel 2017)
“Judô dá primeiro ouro para Kosovo”. Esta foi uma manchete recorrente durante as Olimpíadas do Rio em 2016. Isso, porque o Kosovo ainda não é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um país independente, mas o reconhecimento dado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), permitiu à Majlinda Kelmendi conquistar o primeiro título olímpico para o país na modalidade de judô na categoria até 52 quilos.
A desintegração da Iugoslávia, na década de 1990, teve conflitos que persistiram durante toda a década. Esse foi um dos fatos geopolíticos mais importantes depois da queda do muro de Berlim e do colapso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Sobre os países resultantes da antiga Iugoslávia, é correto afirmar que
Ver questão