Questão 24332

(UPE-SSA 2 - 2017)

A morte de Carlos I, rei da Inglaterra, em 1649, conforme demonstra a imagem abaixo, teve como principal(ais) significado(s) sociopolítico(s) a(o)

A

crise e o declínio do absolutismo.

B

implementação da República inglesa.

C

restabelecimento das relações feudais.

D

irrupção de movimentos liberais pró-presidencialismo.

E

estabelecimento da guerra civil e o fim do Reino Unido.

Gabarito:

crise e o declínio do absolutismo.



Resolução:

a) crise e o declínio do absolutismo.

Correta. A morte de Carlos I marca o início da República de Oliver Cromwell em 1649, neste contexto, o rompimento é com a monarquia com o absolutismo, uma vez que a República é implantada logo após. O principal significado sociopolítico, o que a morte de Carlos I representa é o fim do absolutismo, a crise declínio deste na Inglaterra.

b) implementação da República inglesa.

Incorreta. A República foi uma consequência da morte de Carlos I e não um significado sociopolítico.

c) restabelecimento das relações feudais.

Incorreto. Não há um restabelecimento das relações feudais.

d) irrupção de movimentos liberais pró-presidencialismo.

Incorreto. Esses movimentos vão acontecer posteriormente. 

e) estabelecimento da guerra civil e o fim do Reino Unido.

Incorreto. Não houve o fim do Reino Unido, visto que ele é vigente ainda nos dias atuais.



Questão 9373

(Upe-ssa 2017) O gráfico a seguir traz o perfil de uma curva de titulação da adição de ácido sobre determinada amostra.

O gráfico indica que o titulado é uma

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Questão 13580

(UPE SSA - 2016) Durante a Segunda Guerra Mundial, o estilo chamado ready-to-wear (pronto para usar), que é a forma de produzir roupas de qualidade em grande escala, realmente se desenvolveu. Por meio dos catálogos de venda por correspondência, com os últimos modelos, os pedidos podiam ser feitos de qualquer lugar e entregues em 24 horas pelos fabricantes.

CALADO, Selma Copiano. A moda na Segunda Guerra Mundial. Salvador: Unisal, p. 26. (Adaptado).

A principal causa socioeconômica para a proliferação desse estilo foi a

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Questão 15325

(UPE/SSA - 2016) Leia o texto a seguir:

Tendo em vista que um dos principais sujeitos da sociedade civil organizada são os movimentos sociais, é importante registrar que os movimentos pela educação têm caráter histórico, são processuais e ocorrem, portanto, dentro e fora de escolas e em outros espaços institucionais. As lutas pela educação envolvem a luta por direitos e são parte da construção da cidadania. Movimentos sociais pela educação abrangem questões tanto de conteúdo escolar quanto de gênero, etnia, nacionalidade, religiões, portadores de necessidades especiais, meio ambiente, qualidade de vida, paz, direitos humanos, direitos culturais etc. Esses movimentos são fontes e agências de produção de saberes.

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100003 Acesso em: junho 2015.

A Educação é considerada um aspecto integrador do indivíduo com o grupo social e funciona como um instrumento de transmissão do patrimônio cultural de uma sociedade. No texto, a forma de transmissão da educação é denominada de

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Questão 15687

 (Upe-ssa 2017) Suponha que, em uma prova olímpica de ciclismo BMX, presente nos Jogos Olímpicos desde a Olimpíada de Pequim 2008, um atleta percorre um trecho de pista de corrida cujo corte lateral é mostrado na figura a seguir.

 

A partir desse corte, percebe-se que o atleta viaja por segmentos de pista retos e por semicírculos onde RD < RB < RE. Se o atleta pedala e utiliza os freios de forma a ter velocidade constante no trecho mostrado, o ponto de maior intensidade da reação normal da pista sobre a bicicleta é 

Dados:

Considere o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2  e a constante da gravitação universal como G = 6,7 × 10–11 m3 kg–1 s–2 e utilize π = 3.

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