Questão 2459

(Ufscar 2008)

Assinale a alternativa que mantém o sentido e a construção sintática do trecho: "se ele ganha um aspecto distinto, perco a segurança que tinha".

A

Embora ele ganhe um aspecto distinto, perco a segurança que tinha.

B

Mas ele ganha um aspecto distinto, aí perco a segurança que tinha.

C

Ele ganha, contudo, um aspecto distinto, e perco a segurança que tinha.

D

À medida que ele ganha um aspecto distinto, perco a segurança que tinha.

E

Uma vez que ele ganhe um aspecto distinto, perco a segurança que tinha.

Gabarito:

Uma vez que ele ganhe um aspecto distinto, perco a segurança que tinha.



Resolução:

Alguns elementos são importantes na composição do trecho "se ele ganha um aspecto distinto, perco a segurança que tinha".O “se” é um conjunção que expressa a ideia de condição. Outra é a relação de consequência entre a ação de “ganhar um aspecto distinto” e “perder a segurança”. Depois de observadas essas questões, temos:

a) Embora ele ganhe um aspecto distinto, perco a segurança que tinha.

“Embora” expressa oposição de ideias, contrariando o sentido da sentença original.

b) Mas ele ganha um aspecto distinto, aí perco a segurança que tinha.

“Mas” tem a ideia de oposição, assim como “embora”.

c) Ele ganha, contudo, um aspecto distinto, e perco a segurança que tinha.

Aqui, também temos uma conjunção adversativa (contudo). Além disso a ideia expressa com a conjunção “e” expressa adição, ações seguidas, sem determinar relação de consequência.

d) À medida que ele ganha um aspecto distinto, perco a segurança que tinha.

“À medida que” exprime ideia de proporção, inadequada em relação ao sentido da sentença original.

e) Uma vez que ele ganhe um aspecto distinto, perco a segurança que tinha.

“Uma vez que” estabelece a relação de condição e consequência expressas no trecho do enunciado. Portanto, não há perda de sentido.

A alternativa correta é a letra [E].



Questão 1851

(UFSCar - 2000) 

Tu amarás outras mulheres
E tu me esquecerás!
É tão cruel, mas é a vida. E no entretanto
Alguma coisa em ti pertence-me!
Em mim alguma coisa és tu.
O lado espiritual do nosso amor
Nos marcou para sempre.
Oh, vem em pensamento nos meus braços!
Que eu te afeiçoe e acaricie...

(Manuel Bandeira: A Vigília de Hero. In: O ritmo dissoluto. Poesia completa e prosa.
2ª ed. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1967, p. 224.)

Manuel Bandeira usa, no poema, os pronomes pessoais com muitas variações. O pronome pessoal de primeira pessoa do singular, por exemplo, está empregado na sua forma reta e nas formas oblíquas (eu, me, mim). O mesmo acontece com o pronome pessoal de

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Questão 2040

(Ufscar 2003)

A questão  adiante baseiam-se no poema épico Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, do qual se reproduzem, a seguir, três estrofes.

Mas um velho, de aspeito venerando, [= aspecto) Que ficava nas praias, entre a gente, Postos em nós os olhos, meneando Três vezes a cabeça, descontente, A voz pesada um pouco alevantando, Que nós no mar ouvimos claramente, C'um saber só de experiências feito, Tais palavras tirou do experto peito:

"Ó glória de mandar, ó vã cobiça Desta vaidade a quem chamamos Fama! Ó fraudulento gosto, que se atiça C'uma aura popular, que honra se chama! Que castigo tamanho e que justiça Fazes no peito vão que muito te ama! Que mortes, que perigos, que tormentas, Que crueldades neles experimentas!

Dura inquietação d'alma e da vida Fonte de desamparos e adultérios, Sagaz consumidora conhecida

De fazendas, de reinos e de impérios! Chamam-te ilustre, chamam-te subida, Sendo digna de infames vitupérios; Chamam-te Fama e Glória soberana, Nomes com quem se o povo néscio engana."


 Entre os versos "Chamam-te ilustre, chamam-te subida, / Sendo digna de infames vitupérios", a relação que se estabelece é de: 

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Questão 2041

(Ufscar 2003)

A questão  adiante baseiam-se no poema épico Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, do qual se reproduzem, a seguir, três estrofes.

Mas um velho, de aspeito venerando, [= aspecto) Que ficava nas praias, entre a gente, Postos em nós os olhos, meneando Três vezes a cabeça, descontente, A voz pesada um pouco alevantando, Que nós no mar ouvimos claramente, C'um saber só de experiências feito, Tais palavras tirou do experto peito:

"Ó glória de mandar, ó vã cobiça Desta vaidade a quem chamamos Fama! Ó fraudulento gosto, que se atiça C'uma aura popular, que honra se chama! Que castigo tamanho e que justiça Fazes no peito vão que muito te ama! Que mortes, que perigos, que tormentas, Que crueldades neles experimentas!

Dura inquietação d'alma e da vida Fonte de desamparos e adultérios, Sagaz consumidora conhecida

De fazendas, de reinos e de impérios! Chamam-te ilustre, chamam-te subida, Sendo digna de infames vitupérios; Chamam-te Fama e Glória soberana, Nomes com quem se o povo néscio engana."

 

 

Os versos de Camões foram retirados da passagem conhecida como "O Velho do Restelo". Nela, o velho 

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Questão 2199

(UFSCAR - 2004) 

O pregar há-de ser como quem semeia, e não como quem ladrilha ou azuleja.
Ordenado, mas como as estrelas. (...) Todas as estrelas estão por sua ordem; mas é ordem que faz influência, não é ordem que faça lavor. Não fez Deus o céu em xadrez de estrelas, como os pregadores fazem o sermão em xadrez de palavras.
Se de uma parte há-de estar branco, da outra há-de estar negro; se de uma parte está dia, da outra há-de estar noite; se de uma parte dizem luz, da outra hão-de dizer sombra; se de uma parte dizem desceu, da outra hão-de dizer subiu.
Basta que não havemos de ver num sermão duas palavras em paz? Todas hão-de estar sempre em fronteira com o seu contrário? Aprendamos do céu o estilo da disposição, e também o das palavras.

(Vieira, Sermão da Sexagésima.)

No texto, Vieira critica um certo estilo de fazer sermão, que era comum na arte de pregar dos padres dominicanos da época. O uso da palavra "xadrez" tem o objetivo de

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