(Unip-1997)
PERFEIÇÃO
Nunca entrarei jamais o teu recinto:
Na sedução e no fulgor que exalas,
Ficas vedada, num radiante cinto.
De riqueza, de gozos e de galas.
Amo-te, cobiçando-te...
E, faminto,
Adivinho o esplendor das tuas salas,
E todo o aroma dos teus parques sinto,
E ouço a música e o sonho em que te embalas.
Eternamente ao meu olhar pompeias.
E olho-te em vão, maravilhosa e bela,
Adarvada de altíssimas ameias.
E à noite, à luz dos astros, a horas mortas,
Rondo-te, e arquejo, e choro, ó cidadela!
Como um bárbaro uivando às tuas portas!
(Olavo Bilac)
Assinale a alternativa falsa:
a) "Exalas" (verbo) e "galas" (substantivo), "faminto" (adjetivo) e "sinto" (verbo); "pompeias" (verbo) e "ameais" (substantivo) são alguns exemplos de rimas ricas.
b) Entre os versos 3 e 4 ocorre um encadeamento sintático denominado cavalgamento ou "enjambement", que atenua o efeito sonoro de rima, alterando o ritmo.
c) Em "Como um bárbaro" temos a ocorrência de uma metáfora e, na seqüência, a ação de uivar ("uivando"), assoaciada ao ser humano, configura uma expressiva zoomorfização.
d) O efeito da zoormofização referida é o de dar intensidade ao desejo de perfeição do "eu" poemático, a uivar como um bárbaro animalizado, diante da cidadela inexpugnável.
e) A ideia abstrata da perfeição é configurada no soneto por imagens plásticas que a tornam um objeto concreto: ela é descrita como se fosse um castelo, uma fortaleza, defendida por obstáculos intransponíveis.
Gabarito:
c) Em "Como um bárbaro" temos a ocorrência de uma metáfora e, na seqüência, a ação de uivar ("uivando"), assoaciada ao ser humano, configura uma expressiva zoomorfização.
a) "Exalas" (verbo) e "galas" (substantivo), "faminto" (adjetivo) e "sinto" (verbo); "pompeias" (verbo) e "ameais" (substantivo) são alguns exemplos de rimas ricas.
As rimas ricas se caracterizam pela escolha de palavras de classes gramaticais diferentes, assim como indica a alternativa.
b) Entre os versos 3 e 4 ocorre um encadeamento sintático denominado cavalgamento ou "enjambement", que atenua o efeito sonoro de rima, alterando o ritmo.
O cavalgamento é uma espécie de corte da ordem sintática, no qual um verso tem a sua continuação no outro.
Ficas vedada, num radiante cinto.
De riqueza, de gozos e de galas.
O verso 4 é uma continuação do verso 3, que predica a palavra cinto, esse tipo de efeito é considerado um "enjambement".
c) Em "Como um bárbaro" temos a ocorrência de uma metáfora e, na seqüência, a ação de uivar ("uivando"), associada ao ser humano, configura uma expressiva zoomorfização.
A expressão "Como um bárbaro" não se trata de uma metáfora, mas sim de uma comparação. A zoomorfização pode ser percebida na ação de uivar, que é típica de um animal, mas atribuída a um ser humano.
d) O efeito da zoomorfização referida é o de dar intensidade ao desejo de perfeição do "eu" poemático, a uivar como um bárbaro animalizado, diante da cidadela inexpugnável.
Correto, o uivar é uma estratégia utilizada para ressaltar a busca pela perfeição do eu-lírico.
e) A ideia abstrata da perfeição é configurada no soneto por imagens plásticas que a tornam um objeto concreto: ela é descrita como se fosse um castelo, uma fortaleza, defendida por obstáculos intransponíveis.
Correto, a estética parnasiana é ressaltada no poema através da busca incessante pela perfeição, que por ser contínua é materializada através de imagens que remetem a obstáculos difíceis de serem transpostos.
Dessa maneira, a alternativa que apresenta a informação incorreta sobre o poema de Bilac é a letra [C].
(Unip) Objetos de ferro ou aço podem ser protegidos da corrosão de vários modos:
São corretos:
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(UNIP SP)
O fluoreto de hidrogênio (HF) é um ácido que se encontra 10% ionizado em solução 0,1 mol/L. O pH dessa solução vale:
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