Questão 26020

(ENEM PPL - 2012)  

Uma tuiteratura?

As novidades sobre o Twitter já não cabem em 140 toques. Informações vindas dos EUA dão conta de que a marca de 100 milhões de adeptos acaba de ser alcançada e que a biblioteca do Congresso, um dos principais templos da palavra impressa, vai guardar em seu arquivo todos os tweets, ou seja, as mensagens do microblog. No Brasil, o fenômeno não chega a tanto, mas já somos o segundo país com o maior número de tuiteiros. Também aqui o Twitter está sendo aceito em territórios antes exclusivos do papel. A própria Academia Brasileira de Letras abriu um concurso de microcontos para textos com apenas 140 caracteres. Também se fala das possibilidades literárias desse meio que se caracteriza pela concisão. Já há até um neologismo, “tuiteratura”, para indicar os “enunciados telegráficos com criações originais, citações ou resumos de obras impressas”. Por ora, pergunto como se estivesse tuitando: querer fazer literatura com palavras de menos não é pretensão demais?

VENTURA, Z. O Globo. 17 abr. 2010 (adaptado)

As novas tecnologias estão presentes na sociedade moderna, transformando a comunicação por meio de inovadoras linguagens. O texto de Zuenir Ventura mostra que o Twitter tem sido acessado por um número cada vez maior de internautas e já se insere até na literatura. Neste contexto de inovações linguísticas, a linguagem do Twitter apresenta como característica relevante  

A

a concisão relativa ao texto ao adotar como regra o uso de uma quantidade predefinida de toques.

B

a frequência de neologismos criados com a finalidade de tornar a mensagem mais popular.   

C

o uso de expressões exclusivas da nova forma literária para substituir palavras usuais do português.  

D

o emprego de palavras pouco usuais no dia a dia para reafirmar a originalidade e o espírito crítico dos usuários desse tipo de rede social.   

E

o uso de palavras e expressões próprias da mídia eletrônica para restringir a participação de usuários.   

Gabarito:

a concisão relativa ao texto ao adotar como regra o uso de uma quantidade predefinida de toques.



Resolução:

A) CORRETA: pois o próprio autor se refere à principal característica da linguagem do Twitter: a concisão. Como exemplo e de forma humorística, Zuenir Ventura convida à reflexão sobre a possibilidade de se fazer literatura com microcontos para textos com apenas 140 toques, terminando o artigo com uma pergunta: “querer fazer literatura com palavras de menos não é pretensão demais?”.

B) INCORRETA: uma vez que o neologismo foi apresentado no texto como explicação a ação de twittar e não como um característica de sua utilização.

C) INCORRETA: o texto não apresenta as novas formas e características do meio de fala do Twitter como forma de substituir as formas usuais do português brasileiro, mas sim uma adequação para esse ambiente (o próprio texto cita o exemplo da ABL que pretende fazer um concurso de contos com 140 caractéres, justamente pelo fato da rede social aceitar somente essa quantidade).

D) INCORRETA: o autor do texto não defende esse argumento, mas, pelo contrário, fala de neologismos que garantem a originalidade das produções dessa rede social. Além disso, usar palavras apouco usuais do dia a dia não garante que a pessoa terá um espírito crítico, mas é a forma como ela vai discorrer algum assunto e como ela vai articular esses termos.

E) INCORRETA: a utilização de palavras próprias da rede social não é com o intuito de restringir a participação de usuários, mas sim um modo de adequar a comunicação dentro de um número restrito de caractéres e tornar a comunicação mais dinâmica.



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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