(ENEM LIBRAS - 2017) A figura mostra o fluxo de energia em diferentes níveis tróficos de uma cadeia alimentar.
Entre os consumidores representados nessa cadeia alimentar, aquele cujo nível trófico apresenta menor quantidade de energia disponível é o(a)
gavião, porque parte da energia transferida vai se dissipando a cada nível trófico.
sapo, pois ele se alimenta de grande quantidade de consumidores secundários.
libélula, pois ela se alimenta diretamente de consumidores primários.
borboleta, pois a energia vai se acumulando em cada nível trófico.
cobra, pois ela se alimenta de consumidores terciários.
Gabarito:
gavião, porque parte da energia transferida vai se dissipando a cada nível trófico.
a) Correta. O sexto nível trófico ocupado pelo gavião, que é o topo dessa cadeia alimentar, apresenta a menor quantidade de energia, porque parte da energia transferida vai se dissipando em cada nível trófico a partir dos produtores.
b) Incorreta. O sapo apresenta menor quantidade de energia disponível em relação à borboleta e à libélula, mas maior quantidade em relação à cobra e ao gavião.
c) Incorreta. A libélula apresenta maior quantidade de energia que sapos, cobras e gaviões.
d) Incorreta. A energia se dissipa a cada nível trófico.
e) Incorreta. A cobra possui maior quantidade de energia que o gavião, já que não é o topo dessa cadeia alimentar.
(ENEM LIBRAS - 2017) Os guaranis encontram-se hoje distribuídos pela Bolívia, Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina. A condição de guarani remete diretamente para a ideia de pertencimento e para as relações de parentesco. Daí a importância da concepção de território como espaço de comunicação. Eles têm parentes nos diversos países e seguem se visitando regularmente. Os guaranis seguem com noções e conceitos próprios de fronteira, uma ideia mais sociológica e ideológica, que inclui, exclui e define quem pertence e quem não pertence a determinado grupo social.
O dilema das fronteiras na trajetória guarani. Entrevista especial com Antônio Brand. Disponível em: www.ihuonline.unisinos.br. Acesso em: 15 ago. 2013 (adaptado).
De acordo com o texto, o processo de demarcação das terras reivindicadas por esse povo enfrenta como dificuldade o(a)
Ver questão
(ENEM LIBRAS- 2017)
Um modelo de automóvel tem seu valor depreciado em função do tempo de uso segundo a função com t em ano. Essa função está representada no gráfico.
Qual será o valor desse automóvel, em real, ao completar dois anos de uso?
Ver questão
(ENEM LIBRAS - 2017)
Desde a década de 1960, os registros realizados pelo laboratório de Mauna Loa, no Havaí, no topo do vulcão do mesmo nome, revelavam impressionantes resultados: as concentrações de dióxido de carbono aumentavam a cada ano, intensificando o efeito estufa. Os cientistas passaram a acompanhar anualmente os relatórios de Mauna Loa e, de fato, o padrão não mudou, mas o aumento foi cada vez mais rápido: de 315 partes por milhão em 1958, para 370 em 2002.
VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. (Org.). Reflexões sobre a geografia física do Brasil.
Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
Os resultados da pesquisa apresentada demonstram a contribuição da tecnologia para
Ver questão
(ENEM LIBRAS - 2017)
Grandes quantidades de enxofre são lançadas na atmosfera diariamente, na forma de dióxido de enxofre (SO2), como decorrência de atividades industriais e de queima de combustíveis fósseis.
Em razão da alta concentração desses compostos na atmosfera, regiões com conglomerados urbanos e polos industriais apresentam ocorrência sazonal de
Ver questão