Questão 27387

(ENEM PPL - 2016) 

Em sua vez de jogar, um jogador precisa dar uma tacada na bola branca, de forma a acertar a bola 9 e fazê-la cair em uma das caçapas de uma mesa de bilhar. Como a bola 8 encontra-se entre a bola branca e a bola 9 esse jogador adota a estratégia de dar uma tacada na bola branca em direção a uma das laterais da mesa, de forma que, ao rebater, ela saia em uma trajetória retilínea, formando um ângulo de 90º com a trajetória da tacada, conforme ilustrado na figura.

Com essa estratégia, o jogador conseguiu encaçapar a bola 9. Considere um sistema cartesiano de eixos sobre o plano da mesa, no qual o ponto de contato da bola com a mesa define sua posição nesse sistema. As coordenadas do ponto que representa a bola 9 são (3;3), o centro da caçapa de destino tem coordenadas (6;0) e a abscissa da bola branca é 0,5 , como representados na figura.

 

Se a estratégia deu certo, a ordenada da posição original da bola branca era

A

1,3.

B

1,5.

C

2,1.

D

2,2.

E

2,5.

Gabarito:

2,5.



Resolução:

vamos encontrar a reta que passa pelos pontos (3,3) e (6,0), ou seja, reta que contém a trajetória da bola 9:

m = (3 - 0)/(3 - 6) = -1

y = -1(x - 6)

então, a reta que passa pela bola branca terá coeficiente igual à 1 (pois esta reta é perpendicular a reta que possui m = -1)

m' = 1, portanto.

Com isso temos que: y = x + k, onde k representa o coeficiente LINEAR da reta note que as retas se cruzam quando x = 2:

x + k = -1(x - 6)

2 + k = -2 + 6

k = 2 .:. y = x + 2 quando x = 0,5 ---->> y = 0,5 + 2 = 2,5

 

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SOLUÇÃO 2:

Observe a figura a seguir:

É uma figura baseada na geometria da mesa de sinuca da figura do enunciado da questão.

Veja que foram denominados letras nos pontos da figura.

A figura é dividida em 4 triângulos e, como se pode ver na figura acima, todos são triângulos semelhantes. Isto porque o triângulo ABC possui um ângulo reto e ângulo oposto pelo vértice com o triângulo CDE. E os outros triângulos também apresentam as mesmas características.

Mas veja que o triângulo maior no canto inferior direito possui altura igual a 3 e base igual a 3, também. Isto significa que o ângulo demarcado com dois arcos é 45º. Isto porque a tangente desse ângulo é 3/3 = 1. Se este ângulo é 45º, então o outro ângulo desse triângulo também é 45º, dado que há um ângulo reto.

Desta forma, o ângulo do vértice F no triângulo EFD é OPV com o ângulo 45º, logo, este ângulo é 45º. Isto significa que o outro ângulo do triângulo maior do meio, triângulo CDF, também é 45º. Desta forma, a altura DE é igual à base EF do triângulo DEF, portanto, DE = 1. Se DE = 1, então CE = 1 também.

Como podemos ver na figura da solução, a distância no eixo horizontal do ponto B (posição inicial da bola branca) ao ponto F é igual a 3 - 0,5 = 2,5:

BC + CE + EF = BC + 1 + 1 = 2,5 => BC = 0,5.

O triângulo ABC é semelhante ao triângulo CDE, então o ângulo do vértice C do triângulo ABC é igual a 45º e, portanto, o ângulo do vértice A desse mesmo triângulo também é 45º. Logo, se BC = 0,5 e o triângulo ABC é um triângulo reto isósceles, então o lado BA = BC = 0,5.

Desta forma, se BA = 0,5 e a ordenada do ponto B é 3, então o ponto A possui como ordenada o número 2,5, pois se faz 3 - 0,5 = 2,5.

Letra E é correta.



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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