Questão 27616

(IFAL - 2018)

Saudade de escrever

Apesar da concorrência (internet, celular), a carta continua firme e forte. Basta uma folha de papel, selo, caneta e envelope para que uma pessoa do Rio Grande do Norte, por exemplo, fique por dentro das fofocas registradas por um amigo em São Paulo, dois dias depois.

“Adoro receber cartas, fico super ansiosa para descobrir o que está escrito”, conta Lívia Maria, de 9 anos. Mas ela admite que faz tempo que não escreve nenhuma cartinha. “As últimas foram para a Angélica e para um dos programas do Gugu.”

Isabela, de 9 anos, lembra que, quando morava em Curitiba, no Paraná, trocava correspondência com sua amiga Raquel, que vive em Belo Horizonte, Minas Gerais.  “Eu ficava sabendo das novidades e não gastava dinheiro com telefonemas.”

Já Amanda, de 10 anos, também gosta de receber cartinhas, mas prefere enviar e-mails. “Atualmente estou conversando com meu primo que está nos Estados Unidos via computador, já que a mensagem chega mais rápido e não pago interurbano.”

TOURRUCCO, Juliana. Saudade de escrever. O Estado de São Paulo, p.5, 25 jul.1998. Suplemento infantil.


Quanto à análise morfossintática dos elementos textuais, apenas uma alternativa está errada, contrariando o que prescreve a norma padrão da Língua Portuguesa.

Assinale-a.

A

Na frase Basta uma folha de papel, selo, caneta e envelope..., o verbo está no singular concordando com folha, o núcleo mais próximo do sujeito composto.   

B

O verbo Basta também poderia ficar no plural se o sujeito composto fosse papel, selo, caneta e envelope.    

C

Pelas regras ortográficas atuais, quando o prefixo termina por consoante, não se usa o hífen se o segundo elemento começar por vogal, sendo assim, a expressão superansiosa, no segundo parágrafo, deveria se constituir num só vocábulo.   

D

As expressões que, no texto, indicam a idade das crianças são aposto, razão por que vêm separadas dos termos antecedentes por vírgulas.   

E

As expressões adverbiais no Paraná e Minas Gerais, no terceiro parágrafo, funcionam como vocativo, por isso estão isoladas por vírgulas.  

Gabarito:

As expressões adverbiais no Paraná e Minas Gerais, no terceiro parágrafo, funcionam como vocativo, por isso estão isoladas por vírgulas.  



Resolução:

[E]

Quanto à análise morfossintática dos elementos textuais, apenas a alternativa E está incorreta de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa:

As expressões adverbiais no Paraná e Minas Gerais, no terceiro parágrafo, funcionam como vocativo, por isso estão isoladas por vírgulas.  - A alternativa está incorreta, pois os termos no Paraná e Minas Gerais exercem função de aposto.

A alternativa E, portanto, responde à questão.



Questão 2841

(IFAL - 2016) 

O texto abaixo serve de base para responder à(s) questão(ões) a seguir

Ainda quanto à natureza semântica (de significado) e sintática (de relação gramatical) dos elementos presentes no texto, há, a seguir, apenas uma alternativa errada. Assinale-a.

Ver questão

Questão 2944

(G1/IFAL - 2016)  

Escolha a frase cuja concordância nominal está correta.

Ver questão

Questão 3049

 (G1 - ifal 2016)

―É sabido que o fato novo assusta os indivíduos, que preferem o mal velho, testado e vivido, à experiência nova, sempre ameaçadora.

Se você disser ao cidadão desprevenido que o leite, por ser essencial, deve sair das mãos dos particulares para cooperativas ou entidades estatais, se você disser que os bancos, vivendo exclusivamente das poupanças populares, não têm nenhuma razão de estar em mãos privadas, o cidadão o olhará com olhos perplexos de quem vê alguém propondo algo muito perigoso. Mas, se, ao contrário, você advogar a tese de que a água deveria ser explorada por particulares, todos se voltarão contra você pois – com toda razão – jamais poderiam admitir essa hipótese, tão acostumados estão com essa que é uma das mais antigas realizações comunitárias do homem: a água é direito e serventia de todos.

Por isso o cidadão deve ficar alerta, sobretudo para com os malucos, excepcionais e marginais, pois estes, quase sempre, são os que trazem as mais espantosas propostas de renovação contra tudo o que foi estabelecido. 

Millôr. In: Redação em construção. Ed. Moderna. p. 105

 

 Marque a alternativa em que a relação de coesão não se apresenta entre os elementos destacados e a referência textual a eles estabelecida

Ver questão

Questão 25825

(IFAL - 2017)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Para efeito de marketing, a empresa que vende o produto que se apresenta nesse rótulo infringe, propositadamente, a ortografia do português padrão. Em que palavra isso ocorre?

Ver questão