(ITA – 2014) (2ª fase) O aparato esquematizado na figura mede a velocidade da luz usando o método do espelho rotativo de Foucault, em que um feixe de laser é refletido por um espelho rotativo I, que gira a velocidade angular ω constante, sendo novamente refletido por um espelho estacionário II a uma distância d.
Devido ao tempo de percurso do feixe, o espelho rotativo terá girado de um ângulo θ quando o feixe retornar ao espelho I, que finalmente o deflete para o detector.
a) Obtenha o ângulo α do posicionamento do detector em função de θ .
b) Determine a velocidade da luz em função de d, ω e θ .
c) Explique como poderá ser levemente modificado este aparato experimental para demonstrar que a velocidade da luz na água é menor que no ar.
Gabarito:
Resolução:
a) Sabemos que, quando um espelho plano sofre um giro de um ângulo , a imagem e o raio refletido sofrem o dobro desse giro.
Assim:
b) Enquanto o espelho I gira , com velocidade angular , o raio luminoso percorre a distância 2d com a velocidade da luz c.
Então:
c) Como a velocidade da luz é menor que no ar, o ângulo deverá ser maior e, consequentemente, também o ângulo , pois . Assim, a posição do detector deve sofrer um giro no sentido anti-horário, aumentando o ângulo .
(ITA - 2014 - 1ª FASE) Das afirmações:
I. Se x, y ∈ , com y ≠ – x, então x + y ∈ ;
II. Se x ∈ e y ∈ , então xy ∈ ;
III. Sejam a, b, c ∈ , com a < b < c. Se f : [a, c] → [a, b] é sobrejetora, então f não é injetora,
é (são) verdadeira(s):
Ver questão
Considere as funções f, g : → , f(x) = ax + m, g(x) = bx + n, em que a, b, m e n, são constantes reais. Se A e B são as imagens de f e de g, respectivamente, então, das afirmações abaixo:
I. Se A = B, então a = b e m = n;
II. Se A = , então a = 1;
III. Se a, b, m, n ∈ , com a = b e m = – n, então A = B,
é (são) verdadeira(s)
Ver questão