(ITA-2014)As figuras mostram três espiras circulares concêntricas e coplanares percorridas por correntes de mesma intensidade I em diferentes sentidos. Assinale a alternativa que ordena corretamente as magnitudes dos respectivos campos magnéticos nos centros B1, B2, B3 e B4.
B2 > B4 > B3 > B1.
B1 > B4 > B3 > B2.
B2 > B3 > B4 > B1.
B3 > B2 > B4 > B1.
B4 > B3 > B2 > B1.
Gabarito:
B2 > B3 > B4 > B1.
A ideia da questão é fazer a utilização da regra da mão direita e da equação
Baseado nisso vamos fazer a análise dos campos atuantes.
De cara já podemos perceber que o campo magnético 2 é o mais intenso, pois todas as correntes estão na mesma direção, logo, os três campo também estão na mesma direção fazendo com que o campo resultante seja o mais intenso.
Agora, analisando pela equação, podemos analisar que quanto menor for o raio das espiras, maior será a intensidade do campo. Sendo assim, podemos perceber que o campo da espira 3 será o segundo mais intenso, pois as duas correntes mais internas seguem na mesma direção enquanto a mais externa segue em direção contrária, então a intensidade do campo resultante será a segunda maior.
E baseado nesse mesmo raciocínio podemos fazer as análises da situação 1 e 4 e perceber que 4 é mais intensa pois a espera de menor raio e a de maior raio seguem no mesmo sentido enquanto a de raio intermediário segue em sentido oposto.
(ITA - 2014 - 1ª FASE) Das afirmações:
I. Se x, y ∈ , com y ≠ – x, então x + y ∈ ;
II. Se x ∈ e y ∈ , então xy ∈ ;
III. Sejam a, b, c ∈ , com a < b < c. Se f : [a, c] → [a, b] é sobrejetora, então f não é injetora,
é (são) verdadeira(s):
Ver questão
Considere as funções f, g : → , f(x) = ax + m, g(x) = bx + n, em que a, b, m e n, são constantes reais. Se A e B são as imagens de f e de g, respectivamente, então, das afirmações abaixo:
I. Se A = B, então a = b e m = n;
II. Se A = , então a = 1;
III. Se a, b, m, n ∈ , com a = b e m = – n, então A = B,
é (são) verdadeira(s)
Ver questão