Questão 28458

(IFAL - 2018)  

"Não queria arrancar-lhe as ilusões. Também ele, em criança, e ainda depois, foi supersticioso, teve um arsenal inteiro de crendices, que a mãe lhe incutiu e que aos vinte anos desapareceram. No dia em que deixou cair toda essa vegetação parasita, e ficou só o tronco da religião, ele, como tivesse recebido da mãe ambos os ensinos, envolveu-os na mesma dúvida, e logo depois em uma só negação total. Camilo não acreditava em nada. Por quê? Não poderia dizê-lo, não possuía um só argumento; limitava-se a negar tudo. E digo mal, porque negar é ainda afirmar, e ele não formulava incredulidade; diante do mistério, contentou-se em levantar os ombros, e foi andando"

MACHADO DE ASSIS. Obras completas em quatro volumes, volume 2. São Paulo: Editora Nova Aguilar, 2015, p. 435.


Assinale a opção em que não haja correspondência de ideias com a frase: “E digo mal, porque negar é ainda afirmar...”

A

E digo mal, pois que negar é ainda afirmar...

B

E digo mal, porquanto negar é ainda afirmar...   

C

E digo mal, pois negar é ainda afirmar...    

D

E digo mal, visto que negar é ainda afirmar...   

E

E digo mal, conquanto negar é ainda afirmar...    

Gabarito:

E digo mal, conquanto negar é ainda afirmar...    



Resolução:

[E]

A frase da opção E não possui correspondência de ideias com a frase: “E digo mal, porque negar é ainda afirmar...”. Seguem as justificativas das alternativas:

a) Alternativa incorreta, pois a locução conjuntiva pois tem valor explicativo.

b) Alternativa incorreta​​​​​​​, pois a conjunção porquanto tem valor explicativo.

c) Alternativa incorreta​​​​​​​, pois a conjunção pois tem valor explicativo.

d) Alternativa incorreta​​​​​​​, pois a locução conjuntiva visto que tem valor explicativo.

e) Alternativa correta​​​​​​​, pois conquanto é uma conjunção concessiva que introduz uma oração subordinada que contém a afirmação de um fato contrário ao da afirmação contida na oração principal, mas que não é suficiente para anular este último; embora, se bem que, não obstante.



Questão 2841

(IFAL - 2016) 

O texto abaixo serve de base para responder à(s) questão(ões) a seguir

Ainda quanto à natureza semântica (de significado) e sintática (de relação gramatical) dos elementos presentes no texto, há, a seguir, apenas uma alternativa errada. Assinale-a.

Ver questão

Questão 2944

(G1/IFAL - 2016)  

Escolha a frase cuja concordância nominal está correta.

Ver questão

Questão 3049

 (G1 - ifal 2016)

―É sabido que o fato novo assusta os indivíduos, que preferem o mal velho, testado e vivido, à experiência nova, sempre ameaçadora.

Se você disser ao cidadão desprevenido que o leite, por ser essencial, deve sair das mãos dos particulares para cooperativas ou entidades estatais, se você disser que os bancos, vivendo exclusivamente das poupanças populares, não têm nenhuma razão de estar em mãos privadas, o cidadão o olhará com olhos perplexos de quem vê alguém propondo algo muito perigoso. Mas, se, ao contrário, você advogar a tese de que a água deveria ser explorada por particulares, todos se voltarão contra você pois – com toda razão – jamais poderiam admitir essa hipótese, tão acostumados estão com essa que é uma das mais antigas realizações comunitárias do homem: a água é direito e serventia de todos.

Por isso o cidadão deve ficar alerta, sobretudo para com os malucos, excepcionais e marginais, pois estes, quase sempre, são os que trazem as mais espantosas propostas de renovação contra tudo o que foi estabelecido. 

Millôr. In: Redação em construção. Ed. Moderna. p. 105

 

 Marque a alternativa em que a relação de coesão não se apresenta entre os elementos destacados e a referência textual a eles estabelecida

Ver questão

Questão 25825

(IFAL - 2017)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Para efeito de marketing, a empresa que vende o produto que se apresenta nesse rótulo infringe, propositadamente, a ortografia do português padrão. Em que palavra isso ocorre?

Ver questão