(Acafe 2017) “Mas sua ênfase maior se encontrava na tomada de consciência do valor espiritual da nação, assentado em princípios unificadores: “Deus, Pátria e Família” era o lema do movimento. (...) negava a pluralidade dos partidos políticos e a representação dos cidadãos. Seus inimigos eram o socialismo, o liberalismo e o capitalismo financeiro internacional”.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. – 5º edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo - Fundação do Desenvolvimento da Educação, 1997. Página 353.
O texto do historiador Boris Fausto evidencia uma das organizações políticas que surgiram no período em que Getúlio Vargas estava no poder, que foi a (o):
União Democrática Nacional (UDN).
Aliança Nacional Libertadora (ANL).
Movimento Tenentista.
Ação Integralista Brasileira (AIB).
Gabarito:
Ação Integralista Brasileira (AIB).
[D]
Somente a alternativa [D] está correta. O texto do historiador Boris Fausto, aponta para a Ação Integralista Brasileira. Este grupo surgiu no início da Era Vargas, 1930-1945, liderado por Plínio Salgado, possuía um lema ancorado em um forte tripé: Deus, Pátria e Família, teve como fonte inspiradora o fascismo italiano, defendia o nacionalismo e a centralização do poder nas mãos de Vargas, criticava o socialismo e as ideias liberais, entre outras.
(Acafe 2014)
Assinale a frase que está formulada de acordo com as normas da língua portuguesa escrita padrão.
Ver questão
(ACAFE - 2016)
Assinale a frase elaborada de acordo com as normas do português padrão.
Ver questão
(Acafe 2016) Assinale a frase elaborada de acordo com as normas do português-padrão.
Ver questão