Questão 28567

(ENEM PPL - 2014)

Mães

Triste, mas verdadeira, a constatação de Jairo Marques – colunista que tem um talento raro – em seu texto “E a mãe ficou velhinha” (“Cotidiano”, ontem).

Aqueles que percebem que a mãe envelheceu sempre têm atitudes diversas. Ou não a procuram mais, porque essa é uma forma de negar que um dia perderão o amparo materno, ou resolvem estar ao lado dela o maior tempo possível, pois têm medo de perdê-la sem ter retribuído plenamente o amor que receberam.

Leonor Souza (São Paulo, SP) – Painel do Leitor. Folha de S. Paulo, 29 fev. 2012.

Os gêneros textuais desempenham uma função social específica, em determinadas situações de uso da língua em que os envolvidos na interação verbal têm um objetivo comunicativo. Considerando as características do gênero, a análise do texto Mães revela que sua função é

A

ensinar sobre os cuidados que se deve ter com as mães, especialmente na velhice.   

B

influenciar o ânimo das pessoas, levando-as a querer agir segundo um modelo sugerido.  

C

informar sobre os idosos e sobre seus sentimentos e necessidades.   

D

avaliar matéria publicada em edição anterior de jornal ou de revista.   

E

apresentar nova publicação, visando divulgá-la para leitores de jornal.   

Gabarito:

avaliar matéria publicada em edição anterior de jornal ou de revista.   



Resolução:

A) INCORRETA: o texto não explica o cuidado que se deve ter com as mães, mas apresenta duas atitudes que as pessoas têm quando suas progenitoras envelhecem.

B) INCORRETA: não se objetiva influenciar o ânimo das pessoas, mas fazer com que elas questionem o modo como tratam suas mães mais idosas.

C) INCORRETA: não é dado detalhes sobre o sentimento dos idosos, mas sim sobre os sentimentos daqueles que cuidam dos idosos (sentimento de perda do amparo materno e sentimento de medo de perder a pessoa fisicamente).

D) CORRETA: sabe-se que é feita uma retomada a uma matéria anterior pelo fato de que esse texto já inicia falando "Triste, mas verdadeira, a constação de Jairo Marques...", ou seja, retomando algo que já foi dito anteriormente para dar continuidade ou sequência ao tema abordado.

E) INCORRETA: o objetivo não é apresentar um informação totalmente nova, mas sim incrementar e dar sequência á informação iniciada por Jairo Marques.



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

Ver questão

Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

Ver questão

Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

Ver questão

Questão 3051

(Enem PPL 2015)

Ver questão