(Unirio/2000)
Poética
De manhã escureço
De dia tardo
De tarde anoiteço
De noite ardo.
A oeste a morte
Contra quem vivo
Do sul cativo
A oeste é meu norte.
Quero que contem
Passo por passo
Eu morro ontem
Nasço amanhã
Ando onde há espaço:
- Meu tempo é quando.
(Vinícius de Moraes)
O poema estrutura-se numa quebra da lógica externa. Que movimento de vanguarda apresenta essa característica?
Futurismo.
Dadaísmo.
Expressionismo.
Surrealismo.
Cubismo.
Gabarito:
Surrealismo.
O poema estrutura-se numa quebra da lógica externa. Que movimento de vanguarda apresenta essa característica?
Futurismo.Comentário: alternativa incorreta.Um movimento que pretende ser antitradicional, renovador, otimista, heroico e dinâmico
Dadaísmo.Comentário: alternativa incorreta. Não há pontos claros no texto que representam uma configuração dadaísta( sem um raciocínio lógico total do poema).
Expressionismo.Comentário: alternativa incorreta.É o resultado de um processo criativo que supõe a perda do controle do controle do consciente durante a produção artística.
Surrealismo.Comentário: alternativa correta. A corrente surrealista é voltada para a quebra da lógica externa.
Cubismo.Comentário: alternativa incorreta. Há apenas o questionamento da descrição clássica. Forçar o observador a questionar a realidad, não aceitando a interpretação única, linear.
(UNIRIO)
Em "Passamos então nós dois, privilegiadas criaturas, a regalar- nos com a mesa...", a função sintática do termo sublinhado é:
Ver questão
(UNIRIO)
MAL SECRETO
"Se se pudesse, o espiríto que chora,
Ver através da máscara da face,
Quanta gente, talvez, que inveja agora
Nos causa, então piedade nos causasse!"
Raimundo Correia
O fragmento apresentado no texto contém uma oposição semântica fundamental entre o(a):
(Unirio 2000)
"Apesar de o controle dos genes envolvidos no processo de envelhecimento ser uma das maiores conquistas da humanidade, não é objetivo dos cientistas a criação de pessoas imortais, uma vez que o corpo humano na sua forma atual não é compatível com a imortalidade física; assim, o importante é como se vive durante a velhice." O período acima, síntese do texto I, estrutura-se numa relação de coesão e coerência, através de ideias. São elas, respectivamente:
Ver questão
A figura acima mostra duas cargas elétricas puntiformes Q1 = + 10–6 C e Q2 = – 10–6 C localizadas nos vértices de um triângulo equilátero de lado d = 0,3 m. O meio é o vácuo, cuja constante eletrostática é k0 = 9 · 109 N m2/C2. O potencial elétrico e a intensidade do campo elétrico resultantes no ponto P são, respectivamente:
Ver questão