Questão 28737

(ENEM PPL - 2016)

ANDRADE, R. Disponível em: www.jornalcidade.com.br. Acesso em: 7 out. 2015 (adaptado).

A charge aborda uma situação do cotidiano de algumas famílias. Nesse sentido, ela tem o objetivo comunicativo de

A

denunciar os prejuízos da falta de diálogo entre pais e filhos.

B

mostrar as diferenças entre as preferências de entretenimento entre pais e filhos.

C

evidenciar os excessos de utilização das redes sociais em momentos de convivência familiar.

D

demonstrar que as mudanças culturais ocorridas na sociedade impõem novos comportamentos às famílias.

E

enfatizar que a socialização de informações sobre os filhos é uma forma de demonstrar orgulho de familiares.

Gabarito:

evidenciar os excessos de utilização das redes sociais em momentos de convivência familiar.



Resolução:

a) INCORRETA, já que existe um diálogo entre o pai e o filho.

b) INCORRETA, pois o conteúdo do diálogo não remete aos tipos preferidos de entretenimento das personagens.

c) CORRETA, já que o pai resolve ignorar o filho na vida real para postar fotos dele nas redes sociais, ou seja, está trocando momentos de convivência familiar real por exibições nas redes sociais.

d) INCORRETA, pois filhos convidam pais para brincar há muitas gerações e são ignorados (ou  não) há muitas gerações também, portanto este comportamento não é diretamente oriundo das mudanças culturais.

e) INCORRETA, pois a intenção do autor é o oposto de apoiar a socialização de imagens como forma de orgulho. Na verdade o autor chama a atenção para o fato de que os pais parecem acreditar que apenas socializar fotos é suficiente para demonstrar afeto aos filhos.



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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